domingo, 18 de março de 2012

ESCOLA ESTADUAL LUIZ BASTOS INICIA ANO LETIVO NESTA TERÇA-FEIRA (20)

Monitores tiveram contratos renovados e devem atuar em toda rede estadual de ensino.

Por: Marcio Martins
Fonte: Agência Alagoas.

Nesta segunda-feira (19), 174 escolas da rede pública estadual em Maceió e no interior começam o ano letivo 2012. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), 230.649 estudantes foram matriculados em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual de ensino. Esse valor está sujeito a alteração, pois algumas escolas da rede ainda efetuam matrículas.

Outras 151 escolas da rede estadual ainda não começam as aulas por estarem submetidas a reformas mais complexas ou por terem finalizado o ano letivo 2011 recentemente. Neste caso, o início de 2012 segue o seguinte cronograma: 24 escolas começam no dia 26 de março; 65 unidades no dia 09 de abril; 45 instituições no dia 30 de abril e, por fim, 17 escolas voltam às aulas durante o mês de maio. Já a Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi segue o mesmo cronograma das demais instituições de ensino que darão inicio as aulas na segunda-feira (19), no entanto adiada para o dia (20) devido ao feriado municipal na data em questão.

Em Maceió, dentre as unidades que começam as aulas no dia 19 estão as escolas estaduais José Oliveira Silva , no Vergel do Lago; Colégio Tiradentes, no Trapiche; Ladislau Neto, em Jaraguá, Malba Lins Costa, na Gruta de Lourdes; Theotonio Vilela Brandão, no conjunto Santo Eduardo e Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), na Jatiúca.

No Cepa, maior complexo educacional do Estado, as escolas estaduais Moreira e Silva, José da Silveira Camerino, D.PedroII, Teotonio Vilela, José Correia da Silva Titara, Laura Dantas e Afrânio Lages também iniciam suas atividades no dia 19.

Reformas

O andamento das obras emergenciais em 163 instituições de ensino não prejudicará o calendário escolar e os 200 dias letivos exigidos por lei serão cumpridos, havendo a possibilidade de inclusão de aulas aos sábados em algumas unidades.

Para evitar que os serviços de infraestrutura prejudiquem o calendário escolar, a SEE vai adotar algumas medidas que permitirão conciliar as aulas e reformas, dentre os quais o isolamento do local em obras para a continuidade das atividades escolares na própria instituição ou a locação de imóveis ou tendas climatizadas próximo às escolas.

O coordenador especial de infraestrutura, Aluísio Aragão, explica que a previsão da SEE é de que as escolas que tiveram obras mais complexas, estejam concluídas até o mês de maio.

Ainda segundo Aluísio, a fiscalização e supervisão da secretaria deve continuar nas escolas que não tiveram suas reformas finalizadas. “Esta ação é permanente para garantir agilidade e celeridade nas reformas emergenciais”, conclui.

Monitores

Para o início do ano letivo, os monitores que atuam em escolas da rede pública estadual tiveram o seu contrato prorrogado. Na última quinta-feira (15), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu decisão favorável à medida, uma solicitação da SEE. Ao todo, até 2.350 monitores deverão ser contemplados com a decisão. Atualmente, os monitores representam 30% do quadro de professores lotados nas escolas da rede pública estadual.

Conforme a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEE, Nilse Palmeira, os monitores serão convocados para suprir a carência do quadro de professores e cumprir a grade curricular. “Com o início do ano letivo, os monitores serão chamados nas escolas que já tiveram sua reforma concluída ou estão em fase de conclusão. “À medida que as escolas forem liberadas, os monitores serão convocados”, explica Nilse.

Uma nova seleção de monitores deverá ser realizada até o mês de maio. Já em relação ao concurso para professores efetivos, Nilse afirma que o processo administrativo está em andamento na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)