sábado, 23 de fevereiro de 2013

Vereadores apresentam 15 indicações durante a primeira sessão legislativa do ano.


Propostas devem ser convertidas em requerimentos que deverão ser colocados em votação na próxima semana.

Por: Marcio Martins

  
Após sete meses e 19 dias em recesso levando em consideração o período eleitoral em que os vereadores raramente apareciam às sessões, somado ao recesso parlamentar de final e inicio de ano, a Câmara Municipal de Vereadores de Canapi realizou na manhã da ultima Terça-feira (19) sua primeira sessão legislativa do ano. Coube ao presidente Luciano Malta abrir os trabalhos saudando a todos os presentes e desejando uma gestão harmoniosa entre os vereadores aliados e de oposição, em seguida a palavra foi facultada a seus pares e o primeiro a utilizar a tribuna foi o vereador Urso Biano que parabenizou o trabalho de limpeza pública que vem sendo feito na cidade e em alguns povoados, coisa que segundo o edil o ex-prefeito do qual era aliado não teve a capacidade de fazer, falou ainda sobre os famosos quebra molas quadrados construídos ainda na gestão anterior, do qual disse que sempre foi contra a maneira como era feito, mas que mesmo assim estava insatisfeito com a retirada de dois deles localizados em locais estratégicos onde diariamente são registrados inúmeros flagrantes de irresponsabilidade. Ainda na tribuna, Urso Biano fez questão de fazer um pedido ao vereador Té de Zequinha, que teria socorrido uma moradora do povoado Areias onde ambos residem até a cidade e a mesma apesar de está com um encaminhamento em mãos para o hospital de Santana do Ipanema teria ficado esperando por horas o retorno do carro da prefeitura municipal que estava naquele município, Urso pediu para que o colega não fizesse mais isso, que ou usasse de sua autoridade de vereador ou transportasse a moradora até o hospital em seu próprio veiculo. Para finalizar, o edil também se mostrou insatisfeito com o fato da prefeitura municipal está contratando pessoas sem formação escolar para dar aula no lugar de professores capacitados, graduados e pós-graduados.

O terceiro a fazer uso da palavra foi o estreante Silvan de Souza que falou de sua satisfação em está como vereador, disse ser da situação, mas acima de tudo afirmou ser um legislador eleito para defender os interesses da sociedade em seguida passou a palavra para o também estreante, Zé de Abdias que aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito Celso Luiz pelo trabalho desenvolvido no município ainda nesse inicio de gestão. Já o vereador Aloisio Basílio, reforçou as palavras de seus colegas parabenizando mais uma vez o serviço de limpeza pública do município, pediu para que todos esqueçam as desavenças políticas trabalhando a bem da população sem distinção dos que votaram ou não no atual prefeito, e encerrando seu pronunciamento pediu a atenção do governo municipal que não está levando água ao povoado furquilha e encerrou dizendo que não é nem situação, nem oposição, mas a favor do povo. Após seu Aloisio, foi à vez de mais um estreante, o vereador Té de Zequinha, que pediu que todos os vereadores focassem em trabalhar em equipe, sem se preocupar com o que um faz e o outro deixa de fazer. Por ultimo foi a vez do vereador Agnaldo que de inicio agradeceu a seus eleitores que o conduziram a seu quarto mandato e seguiu seu pronunciamento, o mais longo do dia, justificando os problemas ocorridos com o pagamento dos servidores municipais, as diferenças salariais e seu respectivo enquadramento no PCC – Plano de Cargos e Carreira da Educação, Agnaldo pediu paciência aos servidores uma vez que trata-se de início de gestão e principalmente de uma gestão que em suas palavras pegou um município em situação deplorável, para ele seria necessário cerca de 6 meses para colocar a casa em ordem, Agnaldo também fez referência a questão levantada pelo vereador Urso sobre os professores contratados dizendo que na sua opinião uma pessoa sem nível superior não teria capacidade de ensinar e prosseguiu dizendo que na legislatura anterior não era ouvido, mas que desta vez será diferente, no final, encerrou sem dar explicações pedindo para que ficasse registrado sua indignação com o líder de seu partido (PSD).

Tanto Agnaldo quanto os demais vereadores que fizeram uso da tribuna apresentaram indicações, com exceção do vereador Zé de Abdias e Cicinho que chegou ao meio dia quase no fim da sessão e não fez uso da palavra. As indicações devem voltar a Câmara como requerimentos que devem ser postos em votação na próxima sessão, mais precisamente nesta terça-feira (26). Ao todo foram 15 indicações e um requerimento de autoria do presidente Luciano Malta sobre a pavimentação da Rua Antônio Vieira de Farias, nome dado ao saudoso (Antônho de dé) a popular rua da creche que foi posto em votação e aprovado por unanimidade.

Confira quais foram as indicações e sua respectiva autoria:

  1. Recolocação de dois quebra molas retirados de algumas ruas do município (Ver. Urso Biano)
  2. Limpeza da Barragem João Macú as margens da Br-316 (Silvan de Souza)
  3. Reativação da água encanada do povoado Carié ( Silvan de Souza)
  4. Construção da grande barragem do pitaxinã (Silvan de Souza)
  5. Criação da SSAS – Sub Secretaria de Assistência Social (Silvan de Souza)
  6. Buscar convênio com o SESI para tornar Canapi um município digitalizado (Silvan de Souza)
  7. Limpeza das barragens de Folha Larga, Várzea Vermelha e Riacho do Mauricio (Aloísio Basílio)
  8. Limpeza das barragens do Mulungú, Caititú e Lopes (Té de Zequinha)
  9. Construção de postos de saúde em alguns povoados (Té de Zequinha)
  10. Compra de 02 ambulâncias para os povoados Capiá e Carié, mais um carro para o Capiá (Agnaldo)
  11. Construção de 02 salas de aula na creche do Capiá (Agnaldo)
  12. Construção de um refeitório e uma sala dos professores na escola do Capiá (Agnaldo)
  13. Duas quadras poliesportivas nos povoados Capiá e Carié (Agnaldo)
  14. Construção de um posto de saúde para o povoado Capiá e região (Poço do boi, Serrote da onça, Poço da onça, Capoeira do bezerra e Samambaia) – Agnaldo
  15. Limpeza das barragens dos sítios, Serrote da onça e Assentamento poço da pedra (Agnaldo)
 A sessão teve início as 10:45 hs e contou com a presença de todos os vereadores, com exceção do vereador Arnaldo Barbosa.

11 comentários:

  1. NA VERSÃO DE NOVE VEREADÔRES,O POVO DE CANAPI FICA A MANGAR COM A INDICAÇÕES DESTA 15 PROPOSTA A SER VOTADA E NADA DE SER CUMPRIDA.
    AS DETERMINAÇÃO SER REALIZADA SÃO POR O PREFEITO POR ISSO ESSE ASSUNTO COMERÇA A SER HISTORIA DE DESENHO DE CRIANÇA.SE FOR ANALIZA UM PROJETO DE ALUNOS DE ESCOLA COM 7 ANOS ELE PORSSIVELMENTE TERA UMA BOA NOTA 8,5 OU 9,5 E OS VEREADÕRES RECEBEM SÓ NOMES DE IRRESPONAVÉL OU PUXA SACO DE PREFEITO POR RECEBER O SALARIO E FICA CALADO PRA PROXIMA CAMPANHA POLITICA.
    VEGONHA PRA CÂMARA DE VEREADOR.
    FALTA DE COMPETENCIA DELES DE NÃO TEREM NEN UMA EMENDAS DE SOLITAÇÕES DE RECURSOS PELA CAMARA DE VEREADÔRES PRA BENEFICIA AS FAMILIAS QUE ESTÃO EM DIFICULDADE NA ZONA RURAL DEVIDA A ESTIAGEM NO MUNICIPIO DE CANAPI.
    FAÇA UMA COMITIVA DE APOIO EM GRUPOS COM A IMPRESSA LOCAL E VISITE E VEJA QUANTAS FAMILIAS TEM NESSECITADA E O AJUDE SEM FAZER A POLITICA NESSA SITUAÇÃO. ASIM SERÁ UM COMEÇO DE UM VERDADEIRO DESEMPENHO DE UMA SOLIDARIEDADE..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o nobre colega, é tanto requerimento apresentado e todos são aprovados na câmara, mas nenhum é posto em prática, dai eu pergunto: Pra que serve mesmo um vereador? Há já sei! pra mamar junto com o prefeito.

      Excluir
    2. ao vereador agnaldo, vc tem toda razão, veja o quadro de funcionários contratados para dar aulas na E. ananete tem pessoas que não terminaram nem o ensino médio e aí, essa será uma educação de qualidade?

      Excluir
  2. o veriador agnaldo esta certo quando diz q so pode dar aula quen tem um magisterio ou pelo menos 80 porcerto da faculdade.mas vejo q sera uma negaçao esses professores com o EG ou o travessia dando aula,pessoas q nao sabe fazer um plano de aula semdo professor,kkkkkk senhor secretario por favor de uma olhada no grau de escolaridade deste novos professores comtratados os alunos pedem socorro.assina aluno preocupado.

    ResponderExcluir
  3. Não estou querendo aparecer!24 de fevereiro de 2013 às 05:47

    Marcio, bom dia, estou usando este espaço para conseguir comunicar-me com vc, seu blog é informativo num é? então tenho como sugestão uma reportagem sobre a nova Lei da Transparência Pública, para esclarecer a nossa Comunidade, que tanto está sofrendo com alguns desmandos que estão ocorrendo em nosso Município, a Lei é a 12.527, de 18 de Novembro de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atendendo a seu pedido em breve traremos uma importante matéria sobre o tema.

      Excluir
  4. Gente... tá na hora da população peticionar uma solução para regulamentar o uso do som nas noites canapienses principalmente... é uma coisa infernal... pois já é lei nacional... faz necessário que a ordem seja mantida... e a lei seja cumprida após conclamação popular. Já que os próprios parlamentares não tomam iniciativas, seja porque não residem na cidade, seja porque ainda não foram afetados... seja por fim por qualquer outro motivo.
    ...quem sabe faz a hora e não espera acontecer.

    ResponderExcluir
  5. foram poucas indicções apresentadas pelos vereadores,no momento de seca como estar acontecendo não teve um que dessa a ideia de ajudar as pessoas da zona rural que é a que mais sofre com essa seca que dura mais de 2anos;e tambem tem que apresntar é projeto para limpar todas as barragens e não as que foram citadas pelos proprios a final é todo mundo que precisa de agua no verão,e para ser melhor tem é que construir mais porque o municipio precisa de barragens maiores para segurar a seca,não vai chegar uma retroscavadeira e ja tem uma maquina para fazer esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. e porque tambem não citaram a barragem do sitio logradouro que estar quase secando,para ser limpada.

    ResponderExcluir
  7. eu acho tudo bonito em palavras lindas mais trabalho que e bom nada agora deixo aqui minha revolta tem ruas mais velhas que nem foram colocadas em pauta agora vem alguns vereadores dizendo que e o bom eu apoio uma dessas obras que e a barragem do que vo pulação mais tenho certeza que não saira do papel mais vamos torcer agora falando do vereador urso que disse que a cidade não era limpa kkkkkk vou falar a verdade urso era por causa de um vereador como vc que isso acontecia vc era o primeiro a dizer que aqui estava tudo bem quando alguem falava as coisas erradas ao ex gestor seja homem estar querendo se aproximar do celso e quer subir nas costas dos outros vc e fraco

    ResponderExcluir
  8. o vereador Urso vem falar de quebra mole e fazer fofoca do outro vereador té de Zequinha só quem não tem projeto para fazer, isso é dor de cotovelo porque agora ele não pode mandar em nada; esta até falando do mandato anterior e elogiando o mandato atual.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)