sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeito denuncia possível fraude na previdência municipal cometida por gestão anterior.


Ex-prefeito teria concedido há alguns professores aposentadorias com salários acima do teto salarial previsto no Plano de Cargos e Carreira da Educação.


Por: Redação
Foto: Jota Silva/Minuto Sertão


A “galinha dos ovos de ouro” da prefeitura municipal e de todos os servidores públicos municipais foi alvo de constantes embates políticos durante a campanha eleitoral em 2012 e embora a eleição já tenham se encerrado e seus eleitos devidamente definidos a polêmica envolvendo os recursos da previdência municipal deve se prolongar por todo o mandato do prefeito eleito Celso Luis, isso porque durante a campanha o gestor sofreu sérias acusações de não ter repassado durante o tempo em que esteve indiretamente no comando do município as contribuições previdenciárias dos servidores que até a posse do ex-prefeito José Hermes de Lima tinha saldo praticamente zero, segundo palavras do próprio gestor proferidas durante os comícios do seu ex-sogro e ex-prefeito José Mariano Sobrinho. Além disso, era dito e repetido em alto e bom som, que seu objetivo seria “meter a mão” no dinheiro da previdência mais uma vez.

Diante disso, agora o jogo aponta para uma inversão dos fatos, uma vez que o atual prefeito diz ter encontrado fortes indícios de fraude na concessão de algumas aposentadorias por tempo de serviço concedidas no ultimo ano de governo do ex-prefeito. Segundo o atual gestor, alguns professores teriam se aposentado com vencimentos acima do teto salarial previsto no PCC – Plano de Cargos e Carreira da Educação, que segundo o atual prefeito seria de 2.063,38 de acordo com o atual piso salarial da categoria. Por esse motivo, o gestor afirma que será feito uma auditoria na previdência no intuito de coibir os excessos e descobrir possíveis fraudes aparentemente em evidência, a exemplo de duas ex-professoras que recentemente teriam se aposentado com salários acima de três mil reais.

Apesar da constatação feita pelo prefeito Celso Luis, o presidente do SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos do município, Josimário José da Silva alega que nos dois casos citados pelo gestor não há fraudes e que os valores a serem pagos as professoras se enquadram perfeitamente no plano, isso porque teriam se aposentado com 40 horas semanais e com licenciatura, ainda segundo o sindicalista, o prefeito estaria equivocado e não teria analisado corretamente a grade de vencimentos do plano, quando na verdade o teto a que o gestor se refere seria para 25 horas com especialização e que o teto máximo do Plano de Cargos e Carreira da Educação municipal atualmente corresponde 3.796,64 para os professores em fim de carreira com mestrado ou doutorado, como demonstrado no quadro a seguir:



40 comentários:

  1. Esse prefeito deveria tá inteirado das coisas antes de tá criticando, pq td que se trata de professor é motivo de espanto, pq não vão pra sala de aula pra saber o que passam.Se espantar com sálario de secretário, ninguém se espanta, agora o de professor, miséricordia.Mais é normal, pq no tempo da gestão de dona rita o salário congelou em 237,50 por 4 anos, isso ninguém ver.

    ResponderExcluir
  2. É incrivel como um gestor é tão desenformado. Celso Luiz antes de querer tirar os direitos de trabalhadores so porque talvez é oposição sua, tenha a coragem de pelo menos verificar o PCC. Lamentavel a perseguição politica que existe em Canapi. Se estar no PCC do municipio é um DIREITO tarturana, nao é favor nao.

    ResponderExcluir
  3. Se aposentar pelo que trabalhou com esforço é fralde, mas desviar dinheiro da assembleia não é né tarturana.

    ResponderExcluir
  4. Celso Luiz acha que a lei quem faz é ele...kkkkkkkkk Tartuuu...kkkkkkkkkkkk
    Obg Josimario por lutar pelos trabalhadores de Canapi.

    ResponderExcluir
  5. As contradições dos políticos dão nojo. Só eles podem roubar. No fim das contas fica claro, de que os únicos agentes sociais que podem roubar são os políticos, a ladroagem é legal, desde que vc seja um deputado, um prefeito, um senador... Professores que se lascaram numa sala de aula a maior parte de suas vidas não podem ter uma aposentadoria acima de 2.000 contos.
    A verdade é que esse tipo de previdência é alvo fácil para qualquer gestor, uma hora ou outra seus cofres serão "limpos" ou, pelo menos, bem subtraídos.

    ResponderExcluir
  6. O presidente esta correto, porém as ditas são professores 40 horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, são "professoras" que durante o DESgoverno dos Zéis, tiveram cargos comissionados, daí as 40 hrs.

      Excluir
    2. Desde quando cargo comissionado caracteriza 40 horas?

      Excluir
    3. Elas não são professoras de 40h, mas se provarem o contrário terão os seus direitos respeitados e garantidos e para os "bonzinhos" que querem de todo jeito provar que a atual administração municipal está equivocada, se forem servidores públicos municipais endossem os seus salários em favor das coitadinhas, aí provarão a sua bondade, eu, não quero dividir meus vencimentos com elas e vc?

      Excluir
    4. Não entendo porque tanta persseguição em cima dos professores de 40 horas, vcs não vou conseguir provar pq não tem nada a ver com isso, mais elas sim tem td a documentaçãoe vão comprovar que não querem nada de ninguém não. Incomodados!!!!

      Excluir
  7. calma gente celso ta apenas averiguando se houve fraude ou não . praque esse nervosismo todo, quem não deve não teme . como o prefeito mesmo disse vai convocar uma auditoria pra costatar ou não alguma irregularidade . e o que é que tem , ele é prefeito do municipio tem todo o direito. apoz esse processo toma-se ou não alguma medida . celso vc estar certissimo . investigue isso mesmo e deixe os caras pretas falarem, pois é só o que sabem fazer. se vc celso conseguisse trazer chuva pra canapi , a oposição não ia elogiar e sim diria que a chuva era assida , é assim mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo neguem esta criticando a gestão do Celso, mas se querem a coisas tão correta, porque existe um motorista concusado pago com os nossos impostos, mas não esta servindo aos trabalhos municipais e sim a um veriador no povoado Forquilha, Sera que isso esta correto??????????????????????

      Excluir
    2. A chuva era "assida" ??? o q diabos ele quis dizer com isso???

      Excluir
  8. Talvez este seja um sinal claro do "respeito" que o Celso tem pelos professores. E de como os professores serão tratados em sua gestão. Em Canapi a opção mais aceitável para prefeito, entre os candidatos que disputaram, era o tal Tonho Prefeitinho. O Zé Hermes teve pontos positivos e negativos, e um dos pontos imperdoáveis era a sua ausência do município. Já o Celso, este incorpora a figura do coronel, o autoritarismo está em sua personalidade, mesmo que seu discurso seja bonzinho. No fim das contas termina como todos os outros coronéis, decrépito e arruinado. Pense, Celso, evite os erros dos outros, evite os erros do passado. Sorte aos homens e mulheres de bem de Canapi.

    ResponderExcluir
  9. também ele que coloca o carro na frente dos bois...coitado...

    ResponderExcluir
  10. Como o "santinho" gosta de fazer caridade! Vamos ver por onde teve o rastro desse prefeito nas prefeituras...Inhapi, Mata Grande..etc. Sempre passaram a mão nos recursos da previdência. É isso mesmo Josimário, estamos prontos com o SINDSCAN para qualquer atuação corrupta contra os nossos direitos. Manda uma cópia do PCC para esse cara. Ele por onde passou nunca tomou conhecimento do que é Lei? Sempre fazendo o arrastão nos direitos dos servidores... Sabemos mesmo aonde deveria fazer auditorias

    ResponderExcluir
  11. Meu caro! Concordo com suas palavras em veriguar fatos que possa ter ocorrido na gestāo anterior, au mesmo tempo pesso para todos canapien-se que fiquen atentos se o administrador atual esta usando de artimanha para se apossar de alguns minhōes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "au" "pesso" "fiquen" "minhões". Assim vc vai longeeeeee, mt longeeeeeee!!! Parabéns pelo português desgraçado.

      Excluir
  12. Chega o impressionar a ipocresia desse prefeito , ja roubou tanto(vai continuar roubando)e vem falar de fraude. Mais antes bora deixar de ser ignorante e saber analisar os direitos de alguns TRABALHADORES DE VERDADE oq não é o caso do senhor prefeito de Canapi.

    ResponderExcluir
  13. Só para DESTACAR aos desinformados, algumas das professoras são sim aposentadas com as 40 hrs, e isso o celso luiz sabi gente, afinal td papelada CORRETA E DENTRO DO TETO E PCC está la em suas mãos. Não sei pq o gestor sente tanta vontade de tirar os direitos dos aposentados.???

    ResponderExcluir
  14. Em falar nisso, como está o caso do dinheiro do rateio que entrou dia 05 de janeiro. Alguém sabe me informar o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  15. Não entrou nada de rateio dia 05...E sim entrou tudo em Dezembro e Seu José Hermes quem vai saber responder isso.....Como tmbm até hj esperamos o dinheiro da inscrição do concurso q nada de resposta pra população....Tem gente q posta cada coisa sem lógica meu DEUS....Se ele pagou uma mixaria do rateio é pq só ele sabe onde colocou o restante e n iria deixar para o próximo né....kkkk. Prefeito triste foi um desse e muitos n verem.....Ta aí rico luxando e os bestas que adoraram ele aí chupando o dedo ....kkkk...Acho é tome!!!

    ResponderExcluir
  16. É IMPRESSIONANTE COMO CRÍTICOS SÃO VISTOS COMO "DÁ OPOSIÇÃO" PQ QUE AS PESSOAS INSISTEM EM SE BENEFICIAR E NÃO ENXERGAM A VERDADE, TD MUNDO TÁ VENDO QUE CELSO LUIZ SÓ PROCURA ONDE ELE QUER PERSEGUIR, FOI NO CLUBE ENGANAR OS FUNCIONARIOS DIZENDO QUE NÃO IA PERSSEGUIR NINGUEM, AI BOTA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO UM POVINHO QUE NÃO GOSTA NEM UM PINGO DE SE BENEFICIAR E PERSEGUIR O POVO, COM RARAS EXCESSÕES, PENSE NUM FUTURO QUE VAI TER A EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO,SEM FALAR QUE TÁ QUERENDO PREJUDICAR ALGUNS PROFESSORES AI, ALEGANDO DIREITOS INCOSTITUCIONAIS, QUERENDO PASSAR POR CIMA DO PCC DO MUNICIPIO, PQ CRIARAM SE NÃO SE PODER SEGUIR? TEM COMPAIXÃO DE QUEM QUER TRABALHAR, DEIXEM DE PERSSEGUIR O POVO E QUEREREM SE BENEFICIAR DA MISERIA DOS OUTROS, FAÇAM UMA POLITICA VISANDO A MELHORIA DO MUNICIPIO EM VEZ DE ESTAREM GRITANDO QUE É MELHOR BOTAR UM ANALFABETO QUE COLOCAR UM 45, TEM RESPEITO, ÉTICA E PENSEM NO FUTURO DOS FILHOS DE VCS MESMO, NO FUTURO DA CIDADE, COMO QUERM QUE UMA CIDADE CRESÇA E SE DESENVOLVA FORMANDO PANELINHAS DE MALDADE...SEJÃO CIDADÃOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes ,pois se fosse ao contrário ,tinha gente que até hoje estava se beneficiando ,não sei se é seu caso ,mas sabemos que muita GENTE ENCHEU O BOLSINHO NO GOVERNO DE ZÉ HERMES ,e não iria ser diferente não !! e muita gente fez o que quis !! E SE é 45 ou 15 , é por que QUEM COLOCOU CELSO NA PREFEITURA ,FORAM OS 15 ,15 ,15..... os 45 queriam ver era o seu fim !! portanto conforme-se!!!

      Excluir
    2. E quem Celso ta perseguindo ? Ate agr eu n vi ninguém!

      Excluir
    3. Não viu... kkk pois tá cego(a), ou melhor , não viu pq não é pra ver mesmo que vc não tem nada a ver com isso, vá cuidar de sua vida.

      Excluir
    4. Concordo com anônimo. Crítico é crítico, independe de partido político. Não podemos nos calar diante de injustiças. Se a gente não concorda com algumas situações do atual governo, não quer dizer q a gente votou contra. Eu votei em Celso Luis, porém não sou obrigado a concordar com algumas decisões dele, como não concordava qd votei em ZH. É isso aí.

      Excluir
    5. só precisaríamos de metade das pessoas com essa consciência.

      Excluir
  17. O RATEIO?? O GATO COMEU...NÃO VEJO MOTIVO DE ESPANTO!!!

    ResponderExcluir
  18. Cadê o grandioso salário dos trabalhadores canapiense CL?????
    Era mudança,que,o povo queria.Muitos sentirão a falta do ex prefeito
    em seus pagamentos atuais salariais.

    ResponderExcluir
  19. vendo alguns comentarios acima fico olhando como esses comentaristas anonimos sao desinformado, o dinheiro que entrou no fundeb no mes de Janeiro foi( 886.040,07)sovcs entrarem no ste do tesouro nacional, quem tiver alguma duvida pode me procurar que eu explico, agora parem com tantas mentiras.

    ResponderExcluir
  20. Meus conterranios canapien-se, já basta, nāo podemos continuar com esse modelo de administraçāo onde desemprega meia duzia para empregar meia duzia, o que canapi precisa e uma admistraçāo seia e competente capis de gerar empregos, para isso acontecer temos que mobilisar tados cidadāos canapien-se, esses adminitrador de hoje jà tiverāo varias oportunidades e nada de bom fizerāo, proponho um municipio com igualdade para todos e acadar com perseguiçāo e fazer valer ademocracia, em 2016 vamos eleger um administrador que trabalhe 24 horas em benificio da populaçāo canapien-se gerando empregos e rendas, só asim podemos garanti o futuro de novas geraçōes. Messias lima

    ResponderExcluir
  21. Acredito que quem comentou nesta postagem não é contribuinte pq se fosse estaria qerendo averiguar a verdade. Professores, serviçais, funcionários públicos se a fraude existe, esse dinheiro q esta sendo levado é de vcs, o q vai acontecer é q no futuro vai faltar recurso para alguém, ACORDEM, a coisa é mais séria q uma simples briga politica entre os grandes. Quando os funcionários desse município abrirem os olhos será tarde de mais, certo está o prefeito em averiguá, se for d direito será pago, se não essas 3 pessoas devem pagar o q levaram dos demais contribuintes. ACORDA...ACORDA...ACORDA...ACORDA...ACORDA...ACORDA... Ao invés de jogarem pedras deveriam estar aplaudindo a posição tomada pelo mesmo!

    ResponderExcluir
  22. márcio publica o nome dos 3 professores que estão com salários lá em cima ,pro povo saber quem são os bons...

    ResponderExcluir
  23. MEC anuncia reajuste de 7,97% do piso salarial de professores
    Piso para docentes do ensino básico passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.

    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (10) reajuste de 7,97268% do piso salarial de professores do ensino básico da rede pública brasileira, que abrange educação infantil e nível médio. Com o aumento, o piso salarial para os professores passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.

    O aumento é concedido com base no percentual de aumento, de 2011 a 2012, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
    Veja a evolução do piso salarial dos professores nos últimos anOS

    No ano passado, o reajuste do piso salarial dos professores de educação básica e que cumprem 40 horas semanais foi de 22,22%. Portanto, o reajuste deste ano representa quase um terço do aumento ocorrido em 2012.

    “Dessa vez, [a correção] não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é um reajuste acima da inflação. O problema é que nós partimos de um patamar muito baixo de salário. R$ 1.567 é pouco mais que dois salários mínimos”, afirmou.

    O ministro disse que os estados e municípios precisam respeitar reajuste do piso salarial, ainda que tenham perdido receitas devido à desaceleração da economia brasileira. A correção deve ser aplicada já nos pagamentos salariais relativos a janeiro.

    “Houve uma desaceleração da economia, uma queda de receitas, mas a lei é essa, e a lei está embasada num caminho de recuperação do piso para permitir que a educação brasileira dê um salto de qualidade”, disse.

    Para o ministro, o aumento de R$ 14,2 bilhões, em 2013, dos repasses da União aos estados e municípios através do Fundeb pode ajudar a pagar o reajuste salarial de 7,97%. Em 2012, o Fundeb foi de R$ 102,6 bilhões. Em 2013, os repasses somarão R$ 116,8 bilhões, de acordo com Mercadante.

    Impacto
    O ministro afirmou que, segundo associações de estados e municípios, o impacto do piso de R$ 1.567 será de R$ R$ 2,1 bilhões aos cofres dos governos estaduais e prefeituras. Segundo o ministro a expectativa é de que em 2014 o reajuste do piso seja superior ao deste ano.

    “O reajuste está vinculado ao desempenho econômico. Sempre é assim. À medida que a economia cresce, o reajuste cresce mais. O MEC continua empenhado em solução pactuada [com estados e municípios] porque no ano que vem o reajuste deve ser ainda maior”, afirmou.

    Em 2012, estados e municípios criticaram o reajuste de 22,22%. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o aumento custou cerca de R$ 7 bilhões, entre gastos com o salário de docentes, com a contratação de novos professores e com o reajuste na pensão dos professores aposentados.

    Entenda como é feito o cálculo
    Desde 2009, por lei, o reajuste do piso salarial é feito anualmente em janeiro seguindo como indicador o Fundeb. O fundo reúne recursos provenientes de tributos e da complementação da União, que são repassados aos governos municipais e estaduais.

    Durante o ano vigente, o valor mínimo anual investido pelo fundo por aluno da educação básica é calculado com base em estimativas de arrecadação. A variação desse valor impacta na variação do salário dos professores.

    Para o ano de 2012, a estimativa do custo por aluno era de R$ 2.096,68, o que representaria um aumento de 21,2% em relação ao valor final de 2011 (R$ 1.729,28). Assim, o reajuste estimado do piso salarial era maior do que o que de fato aconteceu.

    Porém, em 28 de dezembro de 2012, o governo revisou o valor para baixo (R$ 1.867,15) porque as estimativas de receita não se concretizaram. A variação do valor por aluno entre 2011 e 2012, então, foi de 7,97%.

    Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.
    tópicos:

    Ministério da Educação

    A VERBA JÁ ENTORU DESEDE JANEIRO??? VAI SAIR AGORA PREFEITO????????

    ResponderExcluir
  24. Tem pessoas que acham que só quem entende de leis e das coisas relacionadas ao municipio é oprefeito, vão estudar e vejam que muitos tem um conhecimento bem mais elevado que esses ignorantes metidos a espertos, só são sabidos para prejudicar a população.

    ResponderExcluir
  25. Eu n sei quem é mais ignorante, pq se fala aqui de reajuste que foi dado pelo governo federal e n municipal. Então quem tem q se informar melhor é vc., ao invés de ficar postando sem nem entender o assunto. A verdade é que o prefeito sabe disso melhor q ninguém, então vc se informa direito para postar.

    ResponderExcluir
  26. Ou anonimo puxa saco classe 1, se o governo decretou aumento, a verba vem para ser pago, ou vc acha que é um abono para o prefeito,se desde janeiro já se tem o dinheiro, os prefeitos estão incubidos de pagarem , e os funcionários de cobrarem, pq a fama desses a gente já sabe qual é.Ao contrario do que vc deve estar pensando, não sou professor, mais tenho pena dos mesmos, pois a perseguição começou desde o primeiro mês.

    ResponderExcluir
  27. Esse é o governo da reconstrução... Mas não sei em que sentido haverá reconstrução. O prefeito do povo já está mostrando para que veio. É lamentável.

    ResponderExcluir
  28. MEUS CONTERRANEOS CANAPIENSES ,ESSA É APENAS O COMEÇO DE MUITAS BARBARIDADES QUE IRAM ACONTECER NO NOSSO MUNICIPIO,MAS E Q NEM DIZ O DITADO O POVO TEM O Q MERECE JÁ Q O COLOCARAM ELE NA PREFEITURA AGORA GUENTE TODA ESSA HUMILHAÇÃO E FALTA DE RESPEITO COM UM PROFISSIONAL Q TANTO TRABALHOU , PORTANTO Ñ ESPERE BOAS AÇÕES DESSE POVINHO Ñ , PQ SERÃO QUATRO ANOS DE MALTRATO E PERSSEGUIÇÃO AO TRABALHADOR CANAPIENSE ,AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR 4 ANOS PARA EXPULSAR-MOS ESSA QUADRILHA DO NOSSO MUNICIPIO ....

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)