domingo, 17 de fevereiro de 2013

Circulo negro ao redor do sol assusta a população durante a tarde deste Domingo (17)


Veja a explicação cientifica para esse fenômeno da natureza que assustou milhares de pessoas ao redor do mundo.

Trata-se de um fenômeno chamado helo de comum apariçãoe pode acontecer tanto ao redor do Sol como da Lua, ocorrendo quando a luz do Sol incide sobre minúsculos cristais de gelo presentes nas altas camadas da atmosfera e se refrata, decompondo a luz branca em suas sete cores básicas (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). O mesmo efeito é também observado em um arco-íris.


Isaac Newton foi o primeiro cientista a analisar cuidadosamente o que acontece quando a luz atravessa um bloco de vidro triangular (que ficou conhecido como prisma). Certamente você já deve ter percebido algo semelhante ao que Newton observou: algum pedaço de vidro, um aquário ou algo do gênero produzindo faixas coloridas. Em geral são mais visíveis duas ou três cores - azul e vermelho, por exemplo, mas em situações favoráveis percebemos claramente faixas verdes, amarelas e roxas. Você pode observar facilmente este fenômeno, chamado de decomposição da luz branca ou dispersão da luz, utilizando um CD qualquer. Observe os reflexos produzidos que você verá uma variada gama de cores bem vivas. Com seu bloco de vidro Newton produziu seu pequeno arco-íris e estabeleceu as sete cores básicas.
Decomposição prisma
Em muitas circunstâncias, a luz branca incidente em um determinado material produz a gama de cores que Newton observou. O exemplo mais evidente talvez seja o arco-íris. Este belo fenômeno acontece quando o Sol está relativamente baixo, em um lado do céu, e no outro lado existem nuvens escuras de chuva. O arco-íris se forma quando a luz do Sol incide em gotículas de água em suspensão na atmosfera, durante ou após a chuva. Quando um raio de luz solar (luz branca) penetra em uma gota, ele se refrata, sofrendo dispersão. O feixe colorido é refletido na superfície interna da gota e, ao emergir, se refrata novamente, o que causa maior separação das cores. Evidentemente, esta dispersão ocorre em todas as gotas que estiverem recebendo a luz do Sol. A luz vermelha que chega ao observador situado na superfície da Terra é proveniente de gotas mais altas e a luz violeta, de gotas mais baixas. As luzes de cores intermediárias são provenientes de gotas situadas entre estes extremos.


O halo em torno do Sol se forma da mesma maneira que o arco-íris e o que se formou no céu  é chamado de halo de 22 graus, devido ao seu tamanho angular. Normalmente, o fenômeno ocorre na troposfera superior, entre 5 e 10 km de altura.

 

Um comentário:

  1. Halo são Cristais de Gelo.
    O sol bate e reflete nos cristais de gelo, formando esse efeito.

    Mas o Halo Só Ocorrem Em regiões Articas ou com Temperaturas Negativas !
    E não em Regiões Tropicais com clima quente.
    Com temperaturas Acima dos 30 Graus vcs acham que os cristais de gelo iriam ficar durante o dia todo na atmosfera ?
    Claro que não !

    o Halo está ocorrendo em Regiões Tropicais pelas Substancias Químicas que estão no AR, resultado das pulverizações de Oxido de Aluminio, Oxido de Enxofre, bário e Estrôncio que são feitas por Aeronaves aparentemente do mesmo modelo Comercial, como Boing 737, Airbus 360, KC130.

    Isso que estão fazendo é o Projeto de Geoengenharia Climática que é de Escala Mundial.
    Mídia Abafa e Rediculariza o assunto da Geoengenharia.
    Força Aérea e Governo Negam a Existencia do Projeto de Geoengenharia no Brasil.
    Mas agora procura no site da Camara dos Deputados Federais o documento em PDF que menciona:

    Maneiras de Amenizar o Aquecimento Global.
    No final do documento eles falam sobre a Pulverização de elementos Químicos na Atmosfera para criar uma Névoa para amenizar o aquecimento Global em 20%.
    Mas tem mais coisa por Tras desse Projeto, basta vcs tirarem um dia pra Pesquisar na Net.
    Youtube, Facebook, Blogs.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)