sábado, 9 de fevereiro de 2013

Marcio Martins se despede do Portal Minuto Sertão.

Veja na integra o teor de sua ultima postagem para o site.

Foram quase 2 anos dedicados à sociedade, dedicados a informar, a noticiar e a denunciar os desmandos autoritários de meia dúzia de políticos sertanejos que acham que tem o rei na barriga e que tudo gira ao seu redor, que podem fazer o povo de palhaço e que têm a plena certeza que podem pintar e bordar com o dinheiro do povo sem que nada vos aconteça.

Mas não foi só isso, foram meses de muitas alegrias, da conquista de amizades verdadeiras, de reconhecimento sem recompensa, de um sentimento de utilidade impagável, enfim! Foram momentos de minha vida que jamais esquecerei e levarei como aprendizado para o resto dos meus dias.

Hoje me despeço do portal Minuto Sertão com grande tristeza no coração, os motivos, talvez vocês jamais fiquem sabendo ao certo, pois neste momento apenas posso dizer que: o sistema é implacável com aqueles que lutam contra ele. Apesar disso, não estou desistindo de combatê-lo, estou saindo por decisão pessoal, pois há momentos que é preciso recuar, uma vez que pessoas que gostamos e que não tem nada a ver com a coisa podem se prejudicar duramente.

Nunca e jamais recebi um só real para escrever para o site, dediquei todo o tempo em que fiz parte da equipe para levar ao conhecimento da sociedade sertaneja e canapiense o que antes era negado, falo do direito a informação, do direito de levar ao conhecimento do mundo os problemas, as aflições, a insegurança, os desmandos políticos e muitas outras angústias do povo sertanejo, assim como também as coisas boas que me da orgulho de ser nordestino, a cultura, as ações de solidariedade, o feitos estudantis, a força do homem do campo, os exemplos dos grandes profissionais, as realizações de eventos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento social e porque não dizer as ações dos quase extintos homens de bem da política alagoana.

Mas a vida é assim, dediquei tempo em uma atividade não remunerada, deixei o tempo passar, as dividas se acumular, as propostas indecentes para trás e em troca recebi inimizade, xingamentos e ameaças, mas isso não me abateu e nem me abate, pois sei que saiu e sai da boca dos hipócritas, puxa saco e baba ovo de alguns políticos, que sustentam um monte de vagabundo para fazer fofoca e intriga, independente de quem quer que seja prejudicado.

Apesar de não remunerado, o que muita gente pode achar é que as propagandas e os anunciantes me davam o retorno financeiro necessário, triste engano, nunca tirei mais do que o dinheiro da internet e da energia, fiz e faço este trabalho porque amo o que faço e porque sinceramente acho que dinheiro nenhum paga, dignidade, caráter e honestidade. Muitos acham que tudo isso que estou dizendo é pura cena, tudo bem! Quem sou eu para mudar a maneira como as pessoas me veem, mas uma coisa eu posso dizer, pois tenho a maior das testemunhas, DEUS, ele sim sabe do meu coração e da minha personalidade.

Sou criticado constantemente por exercer uma função que para muitos não tenho capacidade, por pessoas que se acham o bam bam bam da área só porque tem um reles diploma universitário de jornalismo, mas que em muitos casos não tem amor pelo que faz, nem o trato e a sensibilidade de se interar dos problemas da sociedade e principalmente dos pequenos municípios esquecidos pelo poder público e pela grande mídia.

Sou blogueiro vencedor do prêmio Evandro Cardoso de blog mais acessado do portal Minuto Sertão no biênio 2011/2012 e me considero sim um jornalista, porque a arte de escrever e de informar não se aprende em universidade, mas no dia a dia junto com o povo, compartilhando de seus problemas e angustias, mas com dedicação também, da qual sinceramente acredito que a universidade tem contribuído bastante, mas que no entanto não descaracteriza um bom profissional só porque não passou por lá, que digam os saudosos jornalistas não diplomados, Roberto Marinho, Claúdio Abramo, Irineu Marinho e muitos outros, além dos que permanecem em atividade dos quais cito: Boris Casoy e Arnaldo Jabur.

Não farei faculdade de jornalismo porque é totalmente inviável para mim que moro a 250 km da capital, tenho esposa e uma filha pra sustentar e um emprego para cumprir carga horária sendo que o curso é presencial. Portanto, não é por falta de capacidade, pois fui aprovado em 1º lugar em um concurso municipal, fiquei em 2º entre 50 inscritos no ultimo concurso do estado e fui aprovado no vestibular da UFAL em matemática em 13º lugar das 20 vagas disputadas por aproximadamente 100 inscritos. Atualmente estou no 2º período do curso.

Sendo assim, se o próprio STF foi capaz de entender que não é preciso diploma de jornalismo para ser jornalista e a Associação Brasileira dos Jornalistas ao analisar recentemente meu trabalho me concedeu filiação, quem pode agora dizer que não sou jornalista?

No entanto este não e o caso, afinal, trata-se de uma despedida e não de um debate sobre jornalismo, por esse motivo quero agradecer a toda equipe do Minuto Sertão desde os blogueiros ao coordenador Jota Silva que desde já digo que não teve nada a ver com a minha decisão.

Um grande abraço e meu muito obrigado aos colegas blogueiros, Hélio Fialho, Edson Alves, Jota Junior e Gracinha de Souza, além do cinegrafista Ítalo Timóteo e o também coordenador Fábio Guedes os quais tive o prazer de conhecer pessoalmente, agradeço também aos demais blogueiros que embora não tenha os conhecido pessoalmente considero parceiros na arte de informar, são eles; Jairo Ribeiro, Edson Marques, Fábio Campos ao meu amigo Igor Ribeiro com quem tenho conversado bastante pelo facebook, pessoa nota 10 e de uma humildade incrível e ao saudoso Evendro Cardoso que também não tive a felicidade de conhecê-lo mais que tive a honra de compartilhar do seu trabalho.

E não poderia deixar de agradecer ao meu grande amigo Jota Silva, profissional competente e dedicado que com o tempo passei a admirar e apesar da saída do portal espero não perder o contato e a amizade.

Por fim! Não poderia deixar de agradecer a vocês internautas que sempre curtiram o meu trabalho e que de todos serão o que eu mais sentirei falta.

E aqueles que sentirem minha falta, é só acessar o Blog Canapi Agora onde continuarei firme e forte até o dia que der certo.

Até qualquer dia e um Feliz Carnaval para todos!

22 comentários:

  1. Márcio, nos basta saber que o Blog Canapi Agora desfruta de prestígio e respeito. É o único canal de comunicação de caráter público que os canapienses possuem. Nesse sentido, você tem prestado um serviço extremamente relevante à sociedade. E o melhor de tudo é que o seu Blog ainda não recebeu a contaminação dos interesses escusos que prostituem a mídia grande.

    Nesse país, como sabemos, a mídia "independente" inda continua sendo a única fonte de informação que merece algum crédito. E você, meu caro, é um representante legítimo dessa vertente.

    Em suma, com a criação do Blog Canapi Agora, Canapi deixou de ser um município surdo-mudo.

    Parabéns, Márcio! Felicidades, cara!


    Prof. Junior Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Professor Junior

      Você é um dos poucos educadores que conheço que detém de uma sabedoria acima do normal, que se dedica a seus alunos e vem fazendo a diferença em suas vidas. E assim! dedico a você um dos pensamentos de minha autoria que mais gosto.

      "Sábio não é aquele que guarda sabedoria, mas aquele que compartilha com seus irmãos, pois somente ele não muda uma nação, mais uma multidão faz revolução" (Marcio Martins)

      Você é um desses sábios. Parabéns!

      Excluir
  2. ESTAS NO CAMINHO CERTO MEU CARO JOVEM MARCIO, SE O SEU TRABALHO ESTÁ ENCOMODANDO E RECEBENDO CRITICAS DE ALGUMAS PESSOAS QUE NAO QUEREM VER A VERDADE SER DESMASCARADA É POR QUE TUDO QUE VOCE FAZ E ESTÁ FAZENDO, É PORQUE ESTÁ DANDO CERTO, DANDO RESULTADOS, SE NAO ESTÁ MEXENDO NAS FERIDAS DE ALGUNS E QUE NAO ESTAIS SENDO CRITICADO É POR QUE O SEU TRABALHO NAO ESTÁ DANDO RESULTADO, AS PROVAS DO BOM TRABALHO QUE REALIZAMOS NAO SAO SO OS ELOGIOS, E SIM MUITAS VEZES AS CRITICAS DE PESSOAS QUE TEM MEDO DA VERDADE ! ... PROVA DISSO É O PROPRIO JESUS CRISTO, QUE PREGOU A VERDADE, FEZ O BEM E AMOU A TODOS SEM EXCESSAO, MAS MESMO ASSIM PREGANDO A VERDADE NAO FOI BEM ACEITO NA SOCIEDADE, NAO ESTAMOS AQUI PARA AGRADAR A TODOS, MAS SE ESTAMOS COM A VERDADE ESTAMOS TAMBEM COM A SOCIEDADE QUE MUITAS VEZES CRITICAM A QUEM BUSCA DESMASCARAR AS MENTIRAS E IMPUNIDADES, MAS O QUE NOS IMPUSSIONA A NAO DESISTIR É PRIMEIRAMENTE DEUS, E EM SEGUNDO AS POUCAS PESSOAS QUE GRACAS A DEUS TEM CORAGEM DE DENUNCIAR AS MENTIRAS SEM MEDO ! SAO ESSAS PESSOAS QUE NOS INCENTIVAM A NAO DESANIMAR COM UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA PARA OS NOSSOS JOVENS E PARA OS NOSSOS FILHOS, JOVEM MARCIO E A TODOS OS BLOGUEIROS QUE LUTAM POR JUSTIÇA E MUITAS VEZES PERDEM ATE A SUA PROPRIA VIDA EM PROL DA VERDADE E DA SOCIEDADE, SE VC'S ESTAO SOFRENDO PERSEGUICOES É PORQUE VC ESTÁ NO CAMINHO CERTO, É PORQUE VC ESTÁ INCOMODANDO MUITA GENTE CORRUPTA ! ... DEUS TE ABENCOE ! ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André que Deus continue te preservando assim tão inteligente e verdadeiro.

      Excluir
  3. é um pena,mas quer dizer q vc so vai postar noticia local é marcio?

    ResponderExcluir
  4. Querido Márcio,

    É com grande surpresa que li está sua postagem. Estou sem ter o que te dizer neste exato momento. O meu trabalho é muito parecido com o teu:
    * Somos blogueiros e não recebemos valor financeiro por isso, pois mais parece ser um bom (e sempre sério) passa-tempo, do que uma atividade como tantas outas;
    * Fomos Conselheiros Tutelares em nossas Cidades... desempenhamos um papel importantíssimo que somente com o passar do tempo saberão dar o seu devido valor.
    * Estamos sempre preocupados em levar a sociedade os fatos relevantes do nosso cotidiano.
    * Representamos canais de informação que são únicos em nossas cidades.
    Etc.
    Sei que você, pelo profissionalismo tem r que carrega junto á sua capacidade de criatividade, saberá usar essa momento para um fato exitoso: crescer ainda mais.
    Que Deus te abençoe!
    Nos conheceremos pessoalmente!
    Edson Marques.
    http://edsonram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Poxa!!! gostava tanto do blog!!! é uma pena!

    ResponderExcluir
  6. É marcio todos nos temos limites, chega um determinado momento que temos que regredir mesmo vc ten feito um grande trabalho para o povo canapiense mais poucos tem a sensatez de reconhecer teu trabalho, muitos canapienses viraram as costas pra vc guando deveriam te aplaudir e reconhecer um trabalho de um homem horando como de fato vc é. Com o seu blog canapi saiu do anonimato, hoje é so colocar no google algo sobre canapi e logo seu glog se destaca quando antes tinhamos apenas informações de como canapi surgiu, localização etc. Seu blog mostrou a outra face de canapi o lado sujo da nossa cidade e por isso muitos se chatearam e começaram a não gostar de vc, mais isso pouco importa sabe porque? enquanto 2 ou 3 te odeia 5, 6 gosta de vc então o bem ainda é maioria e mesmo assim Deus é maior que tudos eles juntos.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Edson Marques e demais admiradores anônimos, fiquei bastante emocionado ao ler cada comentário, mas saibam que a luta continua e que a momentos que devemos recuar, mas calar-se jamais. E Edson a consciência limpa poucos tem admiro seu trabalho e espero ter sua amizade por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  8. Querido Marcio. Fiquei surpreso pela saída... Mais saiba que estaremos ao seu lado e pode contar comigo e com aqueles que gostam do seu trabalho... Sucesso e estamos aí, não só com o minuto sertão como o Blog do Edson Alves.

    Abraço do colega e amigo Edson Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velu Edson, sua amizade foi uma das tantas coisas boas que o Minuto Sertão me proporcionou, mas tenha certeza que esta decisão perante os motivos ocasionados foi a melhor possivel, no entanto sei que vai me fazer uma enorme falta, mas ao mesmo tempo será bom uma vez que poderei me dedicar ainda mais ao Canapi Agora, o qual tem crescido de forma absolutamente satisfatória.

      Excluir


  9. É com grande surpresa que li está sua postagem. Estou sem ter o que te dizer neste exato momento.gosto muito de suas postagens no minuto sertão, vai nos deixar uma falta muito grande,sei que o nosso bom jesus esta te direcionando para o caminho certo, o mal nunca te vencera em nome de jesus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo,marcio voce é a voz da verdade,muitos canapienses tem orgulho de ti ter como conterraneo.

      Excluir
  10. ah se vc fosse solteiro!! acho vc simplesmente lindo!! e super competente..lhe admiro demais viu? beijos!! nao desista nunca!!

    ResponderExcluir
  11. marcio, porque vc colocou o eslogan da prefeitura no web site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já expliquei isso várias vezes em matérias anteriores e no rodapé do blog ficou gravado, mas em todo caso, fiz isso pela total imparcialidade para não haver quem diga que só sei falar mau, o espaço é para todo mundo seja instituição politico, comerciante ou qualquer cidadão que queira mostrar seu trabalho. E antes que me respondam se é pago? é! no máximo em 150 reais, pois seria injusto cobrar do comércio e isentar prefeitura e politicos. No entanto em relação a classe politica ou seja quem for, o fato de pagar a propaganda ao blog não quer dizer que os erros serão omitidos, pelo contrário é a primeira coisa que levarei ao conhecimento da sociedade, pois se acharem ruim que tirem a propaganda, não tô nem ai, minha prioridade é a sociedade, não faço parte da mídia covarde e comprada da qual já fui vitima.

      Excluir
  12. fiquei muito surpresa marcio com a sua saida do minuto sertão. lhhe admiro muito pela sua coragem em falar a verdade, nunca ninguém nesse municipio teve a coragem q vc tem. mesmo sabendo as consequencias vc correu atraz com a intenção de informar as pessoas. muitas coisas q sabemos hoje como realmente aconteceu foi graças a vc.
    é isso lhe admiro muito mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Márcio, vc. conseguiu fazer com que muitas pessoas procurassem se expressar de forma a fazer a verdade vir a tona. Quero que saibas que lamento e vejo que a sociedade canapiense não é mais a de ontem, com o blog, surgiu um espaço que sempre foi reconhecido pelas pessoas inteligentes.
    Venho te desejar tudo de bom ao longo da sua vida e, juntamente com todos aqueles que compactuam com os teus pensamentos com a tua virtude. FORÇA E FÉ EM DEUS, POIS OS JUSTOS SERÃO OS PRIMEIROS... CABEÇA ERGUIDA! MEU FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. Márcio ,

    Gostaria de ter mais informações sobre o projeto realizar, como poderia ajuda a população do municipio.

    ResponderExcluir
  15. O projeto consiste na doação de cestas básicas as familias carentes do municipio, se quizeres contribuir é só fazer uma cesta básica e entregar a redação do blog que se encarregará de fazer a doação.

    ResponderExcluir
  16. marcio espero que vc voter logo moro dsitante todas sa notica eu seio atraves de vc bote foto video da cidade sou sua faaaaaaa

    ResponderExcluir
  17. É isso meu caro marcio... Nao sou um leitor assiduo do blog, mas, conteudo de qualidade e eficacia, deve ser reconhecido... E nao estou aqui puxando saco de ninguem (já que acho nojenta essa miseravel profissao oculta do puxasaquismo). Mais concordo e sempre concordarei, com o quem sabe recuar e jamais desistir, afinal, tem valores maiores do um blog, um trabalho, um hob, um desejo.... Estou falando da familia. E pelo que vejo, sua familia ja é uma benção, tenho certeza que esse foi seu zelo e foco principal.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)