sábado, 29 de setembro de 2012

O VALOR DO VOTO

Por: Candice Almeida

É chegada a reta final da campanha para as eleições municipais. E este ano, coroando toda a história de corrupção e voto de cabresto, a Polícia Federal de todo país está em greve, deixando de exercer – ou exercendo com frouxidão – sua atividade primordial na época das eleições.

Com isso o que já era comum tornou-se ainda mais escrachado, a compra e, pior, a venda de votos. Muitos que já foram acusados de tais práticas, num passado eleitoral nefasto e recente, esse ano está assustado com o derramamento de dinheiro e com a ousadia dos eleitores.

Sim. Muitos eleitores estão tão acostumados com o tráfico de votos que agora estão leiloando o número de seus títulos e, ainda mais estarrecedor, estão vendendo-os para vários candidatos, como se pudessem votar em mais de um para o mesmo cargo.

A certeza que temos é que a parcela da população que se vale de tais práticas já não é tão “boba”, sabe que não há como descobrirem em quem votaram, mas se tornaram ainda mais inescrupulosos. A menos, é claro e improvável, que não votem em nenhum dos compradores de seus votos e votem com consciência, pensando no futuro de sua cidade e no benefício da coletividade e não de interesses individuais.

Certamente não será bem assim, até porque, quem é capaz de prometer, ainda que mediante paga, o voto e não cumprir não é pessoa muito digna, então dificilmente pensarão na coletividade. Registro que para toda regra há exceções, pois muitas vezes os eleitores são constrangidos e coagidos a prometerem voto e o ato de não cumprirem tal promessa é seu “grito mudo” de revolta.

Até agora não há novidades neste texto, mas o que interessa aqui é esclarecer ao leitor-eleitor – todos eles, e aqui incluo os advogados eleitores do pleito da OAB – que o voto é o mais puro e sublime meio de liberdade de expressão, pensamento e manifestação de crença política. Este é inviolável, ninguém poderá retirar-lhe este direito ao mero arbítrio, e por isso ele deve ser exercido com consciência.

Mas e por que digo isso? Para deixar claro que o momento do voto não deve estar atrelado a pesquisas, a números. Uma sociedade é feita de muito mais do que pesquisas podem dizer.

Levantamentos numéricos, quando feitos de forma idônea, podem até demonstrar alguma tendência, mas quando publicadas perdem toda a sua finalidade de estratégia política para se transformar em meio de manipulação de massa.

E quando me refiro à manipulação de massa não estou sendo leviana e nem abusada. Massa mesmo, aquele objeto usado para modelar, que pode ser apertado daqui, dali, tomando a forma que o agente deseja. Por isso só a “massa” pode ser influenciada por essas pesquisas que ninguém sabe como são feitas, mas todos sabem que custam muito caro.

E quem paga por essas pesquisas tem interesse em se sair mal nelas? Alguém tem dúvidas?
Antes que comecem as ilações deixo claro meu posicionamento. Pesquisas podem e devem ser feitas, legislação que trata sobre o tema há aos montes, mas não me peçam que acredite nelas e vote para não “perder” meu voto.

Até porque votarei com minha consciência, acreditarei sempre no poder do voto como um dos meios de mudança social, mas não pensem que números me influenciarão. Aquele que vencer o pleito deve me representar e prestar contas de suas ações a mim e a todos, independentemente de quem eu tenha votado ou apoiado.

Sou muito mais que massa de modelar, e creio que meu leitor também seja. Somos pessoas, inteligentes, dotadas do poder de convencimento e de capacidade de inspiração, e é com fé nisso que morrerei defendendo o voto em projetos e não em pessoas.

Pense nisso, e em quanto vale o SEU voto.

9 comentários:

  1. O POVO DE CANAPI SABE ZE MARIANO SUA CANDIDATURA E INPUGUINADA IGUAL A DE VIEIRA VOTOS SÃO NULO E TONHO PREFEITINHO DISPUTA A ELEIÇÕES COM CELSO.
    O POVO DA CIDADE EM MAIOR ATENÇÃO POIS A PREVISÃO E DE MUITA GENTE DE NEGRAS,INHAPI E MATA GRANDE NO COMICIO DE DOMIGO.
    MAIS NADA SUPRENDE A CONCIÊNCIA E VONTADE DO POVO SOBRE A HORA DE VOTA NO DIA 7 DE OUTUBRO.
    A POLITICA DE CANAPI E BEM SINPLIFICADA E UM CANDIDATO TEME A REGALIA DA MULTIDÃO POR UM GRANDE GASTO QUE E FEITO CARRO BEBIDAS E PODE SER DERROTADO PELA INUMERAS PESSOAS QUE DIZ QUE ESTAMOS PESSANDO EM QUEM VAI VOTA.
    NADA E POSSIVEL UMA ZEBRA EM CANAPI COM UMA MUDANÇA CERTA..................

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Márcio tire esse corrupto do marcio diretor da janela de seu blog, está tirando a beleza da página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrupto é, e o você me diz dos quatro vereadores apoiado por Antonio Albuquerque meu querido. São limpos né... A democracia existe pra ser feita pois voc~e vai ter que apagar + de milhares de pessoas que vão votar Com celso luiz e tem mais da forma que celso é um taturana e está concorrendo uma eleição o Antonio Albuquerque virá também daqui a 2 anos e se você vota em Nandinho, ou Aluisio, ou Urso ou cicero luciano está contribuindo pra dá seguimento a um taturana também fiaca e dica meu venho...

      Excluir
    2. Mudou de opinião tá aí e ainda abrem a boca pra falar que não perseguem ninguém, impressionante como mentem, alguém fale em liberdade pra esse povo, mas não basta falar tem que desenhar, kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Essa enquete tá na cara que é pra tirar proveito pro prefeitinho dele desfavorecido! kkkkkk

    Se enxergue home e se convença dessa derrota! É 45!

    ResponderExcluir
  4. Canapi esta de parabens por eleger celso para prefeito, so ele para acabar com mensalao dos marianos

    ResponderExcluir
  5. Mariamo nao tem mensalao,mariano tem amor, paz, honestidade,respeito ao proximo e exerce a democracia meu bem!

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos canapien_se nao deixe us enganar! E mesalao sim, voltarao quebrados do maranhao e ficarao mamando nas tetas da prefeitura por todo esse tempo, mais agora celso vai acabar com essa farra.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber que fusao aparecida mariano execi para ter um salario de $ 3.500,00 e um bom negosio ser sogra de prefeito, ainda dis que nao e mesalao.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)