segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Zé Hermes quebra o silêncio e se defende sobre suposta “farra dos empréstimos consignados em sua gestão” denunciada pelo atual secretário de administração.

Ex-prefeito diz que secretário deveria ler a legislação, pois empréstimo consignado em folha é aval do próprio empregado. Resposta elaborada de próprio punho foi enviada a redação deste blog. Veja!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO EM FOLHA É AVAL DO PRÓPRIO EMPREGADO

Os internautas que navegam nesta página eletrônica certamente aguardam notícias que se relacionem com o falatório do Secretário de Administração do Município Anderson Horácio, na sessão do dia 24 de setembro na Câmara Municipal, quando citando o meu nome, declarou a existência de uma “farra dos empréstimos consignados” durante a gestão do ex-prefeito José Hermes de Lima, a convite do presidente daquele legislativo mirim, vereador Luciano Malta.

Tendo aquele auxiliar administrativo municipal citado o meu nome como responsável pela chamada “farra dos empréstimos consignados” em Canapi, em minha gestão, como prefeito, também indago se a visita do secretário foi realmente mediante convite do dirigente daquela casa legislativa do povo canapiense, ou autoconvite, porque não se faz denúncia a convite. O convite é forma de convocação para prestar esclarecimento. A denúncia é a acusação da prática de atos irregulares ou ilícitos. Esta última, geralmente é feita pelo parlamentar, pelas consequências implícitas.

Em segundo lugar, uma vez citado como mentor, venho espontaneamente a esta página, mas sem caráter interpelatório ou intuito de defesa, cumprimentar os internautas e os conterrâneos canapienses, que nela navegam pelas ondas das notícias variadas e comunicações diversas que fazem desse blog um verdadeiro agente de utilidade pública, apesar de alguns utilizarem-se do mesmo para divulgarem equívocos e má interpretações  que não afetam o conceito da página eletrônica, porquanto também me sinto à vontade para ofertar estas informações, porque oportunas, sendo filho de Canapi.

Como homem que viveu e viverá a simplicidade, tenho na austeridade as minhas condutas particular e profissional. E como filho de Canapi, apaixonado pela terra natal e fervoroso amante de meus conterrâneos, continuo no Município sempre que necessário, como profissional advogado, em visita à comunidade em que tenho milhares de amigos e, como ex-prefeito, na condição de homem da vida pública. Por isso tenho o dever de esclarecer dúvidas que os não simpatizantes procuram criar no contexto da dinâmica social.

Durante as últimas visitas ao Município, tenho ouvido constantes comentários a respeito dos empréstimos consignados contraídos por servidores junto a bancos oficiais, do que nunca recebi qualquer expediente daquelas instituições de crédito cobrando solução de pendências ou a coposições de créditos, até porque, nem fiança ou aval prestei a qualquer servidor nesses empréstimos. Também do próprio secretário “convidado” não recebi uma só solicitação de informação ou esclarecimento a respeito do assunto.

A respeito do falatório do secretário municipal, em atitude eminentemente pedagógica, recomendo que sobre o assunto o presidente da Câmara Municipal de Canapi deveria convidar os dirigentes das instituições de crédito que compuseram os empréstimos consignados aos servidores. Eles, sim, que desembolsaram os recursos solicitados, poderão esclarecer o procedimento exigido e que obedece a previsões legais. Agi como gestor através Dops auxiliares, nos limites da lei.

A título de pedagogia, como ex-prefeito e advogado, recomendo que o denunciante e o parlamentar mirim “procurem adquirir a legislação sobre empréstimos consignados, antes que promoverem falatórios visando confundir a opinião pública com base na desinformação”, que é o caso do inexperiente secretário denunciante.
De qualquer forma, convém esclarecer aos internautas que há uma legislação própria para os empréstimos consignados desde 1950 (Lei Federal nº1.046, de 02 de janeiro daquele ano, alterada pela Lei Federal 10.820  de 17 de dezembro de 2003 e pela  também Lei Federal nº 10.953 de 27 de setembro de 2004). É uma operação bancária representada por empréstimo em dinheiro (art. 6º da Lei 1.046/50),  e que se obriga o consignatório, banco (art. 5º da Lei 1.046/50) dar ao consignante/empregado ou funcionário público (art. 4º da Lei 1.046/50), garantida pelo desconto na folha de pagamento do consignante (art. 2º da Lei 1.046/50).
Mas, parece-me que o internauta tem interesse em saber o papel do empregador do consignante empregado. O art. 3º da lei 10820/2003, que alterou a Lei nº 1046/50 é claro em destacar que, dentre as obrigações, cabe prestar as informações mediante solicitação expressa, necessárias para a contratação da operação de crédito ou empréstimo, tornar disponíveis aos empregados e sindicatos as informações e efetuar os descontos autorizados pelo empregado na folha de pagamento e repassar o valor à instituição consignatária na forma e no prazo do regulamento.
Acredito que o internauta também precisa saber que o empregador tem obrigação de fazer o desconto e repassar o valor. Se não repassar, o banco não poderá incluir o nome do empregado, sob consequências jurídica, em cadastro de controle de crédito, sendo assegurado o direito de pedir, em ação de depósito, que seja feito o repasse.
Portanto, amigo internauta, como ex-prefeito, eu, através de meus auxiliares administrativos, segui rigorosamente as diretrizes de um procedimento demonstradamente  alheio aos conhecimentos do secretário Anderson Horácio, a quem são também  dedicadas estas informações. E repito! “Precisa ler a legislação”.

Canapi, 30 de setembro de 2013.

José Hermes de Lima

Advogado

38 comentários:

  1. toma, Anderson e Luciano Malta, pegue a constituição e vão estudar, acho q vcs estão precisando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que AH esqueceu uma coisa q deveria ter cido dita, fazer enprestimo no nome de terceiros e pode? ta na legislação usar o nome da pessoa sem a mesma saber?

      Excluir
    2. Oxente e como pode usar o nome de outra se o dinheiro é creditado na conta da própria pessoa? como é que a pessoa num sabe? se a pessoa não queria o empréstimo ela devolvesse o dinheiro ao banco não entendí amigão.

      Excluir
    3. Como? quem pode te responder sou eu que fui prejudicada... Não fale o que não sabe!

      Excluir
    4. Me diga: o dinheiro caiu em sua conta ou na conta de outra pessoa? Por ai teremos a resposta.

      Excluir
  2. é pq o bixim num soube nem administrar a visão mundial, imagina o municipio como um secretário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele saber administrar com mal educação, é o que vejo ele fazendo na prefeitura ,humilhando os funcionários que tanto trabalham para da boa vida para um a coisa da quela ,não tem nem aparência

      Excluir
    2. Pra mostrar a realidade vc devia publicar o nome desse povo, andson quem são? qual o valor? o povo sab Celso que essas informações existem pq guardar em sigilo? mostra...mostra...mostra...mostra...mostra...mostra...mostra...mostra...

      Excluir
    3. Pra atender o povo e conversar, só anderson mesmo, ou criatura de paciencia! e ainda tem gente que fala, meu amigo faça sua parte, esqueça tais comentários... um abraço!

      Excluir
  3. SÃO ESSES OS SECRETÁRIOS COMPETENTES ? JÁ SEI QUE O MUNICÍPIO TÁ FERRADO MESMO

    ResponderExcluir
  4. Não me recordo em nenhum momento se Andersom falou no nome de Zé Hermes!? Aliás não se referi-o a nenhum nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a reportagem neste Blog que você verá o Nome dele completinho.

      Excluir
    2. Ingraçado antigo gestor é o que?

      Excluir
    3. A carapuça serviu?

      Excluir
    4. Caro anonimo,quando ele fala que a culpa é da gestão anterior,esta falando de quem ô jumento? Eu estou com meu nome sujo por conta da atual gestão,pois não repassaram o pagamento de março e abril,porém,esta vindo descontado do meu pagamento.E o do sindicato também.

      Excluir
    5. E agora josé? Celso você deveria levar isso ao ministério publico, deixa ele responder lá, pelo jeito ele tava era por fora do que vinha sendo feito na administração dele, isso sim. zé não se comprometa com o que outras pessoas vinham fazendo...

      Excluir
    6. Leva mais leva mesmo quem sabe num vem a tona o que está acontecendo agora nesta gestão, onde até eu estou com nome no SPC.

      Excluir
  5. ... e sobre as irregularidades? comissionados, contratados, margens? o assunto na câmara não era esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as Leis que ele faz referencia que vc terá as respostas

      Excluir
  6. Competência? e competência pra vc é omitir os fatos? onde tá a respostas dos problemas encontrados? Eita Sertão velho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as Lei a que ele faz referência que vc vai encontrar as respostas seu doido

      Excluir
    2. Nas leis publicadas infelizmente não serão encontradas, vc já as leu? dá uma lida rápida pra ver, pode ser que pulei algum § ou artigo...

      Excluir
  7. Muito bem ZÉ HERMES , falou e disse !!

    ResponderExcluir
  8. valeu ze hermes um borra bota desse que vir pra minna cidade dar ordem pouca vergonna

    ResponderExcluir
  9. é como é bom de esclarecer os fatos.

    ResponderExcluir
  10. como sempre Ze hermes homem sabio!! amei sua replica!! vc foi demais!! respondeu a altura da denuncia..mais nao do denunciante q nao e bosta nenhuma e ainda se mete!! anderson pega o jegue e some!!

    ResponderExcluir
  11. PARABENIZO AO EX PREFEITO. FALAR FUNDAMENTADO É ALGO QUE ESTABELECE RUMOS A SEREM GALGADOS COM ESTABILIDADE, SEGURANÇA..
    SABE-SE QUE QUANDO O LEGISLATIVO NÃO TEM ARGUMENTO PARA CONSTITUIR UMA COMUNICAÇÃO QUE ESTEJA AO PATAMAR DE INTERESSE DA SOCIEDADE, TEM BUSCADO ARTICULAR COISAS CHULAS PARA DESVIAR AS ATENÇÕES E PASSAR O TEMPO. AFINAL, NÃO FAZEM NADA. QUANDO ESTÃO FALANDO ACHAM-SE ARROGANTES!

    ResponderExcluir
  12. Pelo jeito o secretário não conhece CONSIGNAÇÃO..não que esteja defendendo o antigo e péssimo governo..falando em governo ultimamente Canapi têm se superado em DESGOVERNO.

    ResponderExcluir
  13. Foi sábio mesmo o cara quando vem perder o partido, onde o qual é presidente...Sabio ou sabido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maldito o homem que confia no outro, confiou no cara errado.

      Excluir
  14. Abrincadeira de empurra empurra começou, mas quen tar ficando no prejuiso eos funsionarios que na verdade quen são os ligitimos patrões, incopencia ten de sobra tanto o antrior quanto o atual.
    Em 2016 Messias Lima pra acabar com essas malandragens

    ResponderExcluir
  15. Preparado esse Zé Hermes, com certeza vai voltar.

    ResponderExcluir
  16. da~lhe zh en 2016 e nos di novo podem esperar para ver.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. en 2016 zh di novo e mais nimguen.

    ResponderExcluir
  18. Meu Caro,nao fale do que voce nao tem conhecimento...va ler as leis seu BURRO.Deixe o homem,foi uma das melhores coisas que o Ze Hermes fez foi dar dignidade ao funcionario da prefeitura.Agora estao perdidos nao sabem trabalhar e ficam colocando asneiras.

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito que a palavra que o redator do blog queria usar seria "DEMAGOGIA" e não "PEDAGOGIA" como está escrito, pois Pedagogia é uma faculdade de formação de professores e "DEMAGOGIA" é falar em falso sobre algo... Melhor consertar isso logo antes que muitos percebam... Se bem que com tantos anônimos escrevendo errado, acho que não vão nem perceber...

    Ass: Anônimo da Ortografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão valeu a intenção, mas, preste mais atenção: Pedagogia = Métodos, Práticas ou Técnicas de conhecimento! ficadica.

      Excluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)