sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sou seu amigo, mas só voto se você me der um saco de cimento.


Histórias de uma campanha limpa em uma eleição suja – 1º parte

Por: Marcio Martins

Disputar as eleições municipais deste ano sinceramente não foi motivo para arrependimento apesar do meu trágico resultado nas urnas, mas como tudo o que fazemos ou deixamos de fazer em nossa vida nos serve de aprendizado e experiência, boas histórias tenho pra contar desta difícil caminhada com tantos obstáculos quase que insuperáveis.

Por isso decidir contar alguns acontecimentos tristes, curiosos e a maioria das vezes indignantes. O texto que você irá ler a seguir é apenas o primeiro de muitos que aqui compartilharei.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário sobre a mais pura e infeliz realidade da politicagem canapiense.

Pensando por onde começar minha campanha política resolvi procurar por aquelas pessoas mais próximas: conhecidos, vizinhos e amigos, alguns deles amigos de infância.

E foi numa destas andadas que cheguei à casa de um desses amigos de infância, quer dizer; praticamente fui levado até lá, isso porque o mesmo me encontrou em uma rua próximo a sua residência e simplesmente me intimou a acompanha-lo, sem ter outra alternativa e confesso que querendo aproveitar a oportunidade para lhe pedir o voto, o acompanhei, era uma casa humilde em uma rua sem pavimentação e esgoto a céu aberto que em tempos de chuva fica completamente intransitável.

Problemas a parte, sentei no sofá da sala e começamos a conversar, não antes que o mesmo chamasse sua esposa para participar da conversa, apresentei meus projetos caso fosse eleito e logo depois pedi o voto de confiança do casal e ouvi: “Marcio poder contar com a gente que o Canapi precisa de pessoas como você que busca os direitos do povo e que a gente conhece” Nesse momento, cheguei a achar que ali tinha ganho aqueles dois votos, entusiasmado cheguei a esticar a conversa ao falar do problema da rua, mas logo fui interrompido por algo que na gíria popular “quebrou a minhas pernas” o dono da casa havia me convidado a conhecer toda a casa até que chegamos ao quintal onde o mesmo disse que pretendia fazer a cozinha que por falta de condições ainda não tinha feito, nesta altura eu já desconfiava qual sua verdadeira intenção com aquele convite, foi quando veio o “golpe de misericórdia”  Acredite se quiser! Ele me pediu um saco de cimento, aquilo me fez sentir uma tristeza tão grande que minha programação de naquele dia ainda visitar umas 20 casas “caiu por terra”, mas respondi com a maior naturalidade possível que não tinha condições e mesmo que tivesse não poderia lhe dar, pois era crime e minha campanha não era feita desta forma, disse ainda que se o mesmo estava tão necessitado do pedido que me fizera independente de ser candidato ou não se o mesmo me pedisse em momentos anteriores e pós-eleição jamais eu negaria, pois vivemos em uma sociedade onde um tem que ajudar o outro e não comprar sua dignidade em época de eleição. Ao ouvir minhas palavras ele até pareceu convencido, mas dias depois soube que um outro candidato lhe deu não só um saco de cimento, mais quase todos os materiais da obra.

Moral da história! Em quem você acha que esse cidadão votou?

Para ele e tantos outros não importou se o escolhido tinha projetos de melhorar as condições de vida da população, planos de trabalhar a bem do povo, se era corrupto e muito menos se poderia lembrar de sua cara depois de eleito.

Mas fazer o que? Aqui infelizmente a politica é assim, cabe a nós homens e mulheres de bem, consciente do mau que este tipo de conduta faz, começarmos a refletir sobre nossas ações e omissões diante deste e de outros episódios que mancham a imagem de um povo tão batalhador como os canapienses.


Fique conectado nosso próximo conto será:
A consciência do umbigo dos apaixonados

17 comentários:

  1. cidadao canapiense, o povo ja ta tao acostumado com a venda de voto que esperam a epoca da politica para tirar proveito, pedir alguma coisa em troca do seu voto, o povo e tao corrupto quanto os canidatos.

    ResponderExcluir
  2. Márcio, gostei da idéia e principalmente da história, acho que depois de publica-las aqui no site vc deveria fazer tipo um livreto e distribui-las entre os canapienses, pois, nem todos tem acesso ao conteúdo virtual.

    ResponderExcluir
  3. fique indignada, com a compra de votos de canapi cada um tem o governo que merece. quero ver neguinho chorar!

    ResponderExcluir
  4. Quando vendemos o voto estamos retrosedendo, estamo tirando do nossos filho e netos um futuro melho, educasao, saude, saniamerto bazico, oportunidade de emprego,e muito_mai, nas procimas elesoes pressizamos fazer uma politica de consientizasao para que esse epsodio nao se repita, abraso para todos canapien_se,tou sempre logado no que acontese no nossa canapi, pelo o bloge ,porem moro em sao paulo

    ResponderExcluir
  5. Retroceder é a meta de Canapi!
    Quer aulas pra ganhar uma política suja? Pede pra Arnaldo Barbosa, ele te dar! Passoua noite do sábado comprando voto com sua equipe porta a porta! Uma vergonha pra uma pessoa que se diz limpo e que consegue o voto pelo trabalho! kkkk

    ResponderExcluir
  6. infelizmente os que não votaram pagam da mesma forma dos que votaram.queria saber nesses 4 anos se algum vereador fez algum projeto pra canapi.como?nem sabem fazer projeto..acho q nem sabe o q é um projeto.cada um tem o prefeito e vereador que merece.por isso q to estudando pra nao depender dessa politica nojenta de canapi...vou embora dessa cidade e so volto pra ver os amigos e parentes q aqui vao ficar...

    ResponderExcluir
  7. Infelismente o que posso dizer e que canapi esta de luto, morreu adiguinidade, morreu a cidadaonia, a vergonha, o carate moral, vender o voto e pra jente de baicho grau, nao de escolaridade, mais de vegonha, voceis vao sinvergolhar nesse perildo dos quatro anos quamdo pesseber que nao valeu apena se vender por cinquenta reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem um baixo grau de escolaridade pois seus erros de portugues sao terriveis .

      Excluir
    2. Concordo com vc sobre os erros de portugues do nosso colega acima, mas o que lhe falta na ortografia lhe sobra em consciência politica, coisa que muito intelectual não tem, por isso acho que os piores são os letrados que compartilham da roubalheira politica em troca de vantagem pessoal.

      Excluir
    3. Tou com vc meu carro colega, Fernado herrique e intelequitual, por falta de competencia privatizou nossos patrimonios, lula nen siquer cursou uma facudade e olha amaravilha de Brasil que nos temos.

      Excluir
  8. Aseito as criticas sobre meus erros de portugues, posso melhora, para que em 2016 aprensente projetos de admistrasao que vae mudar esse sistema que encotra_se no momento, juntos vamos transforma nosso municipio em um lugar digno de viver, municipio rico e quando temos saude e educasao de qualidade, pt, partido dos trabalhadores

    ResponderExcluir
  9. Conte comigo, vou ti dar meu apoio ja que voce dis que tem projetos.

    ResponderExcluir
  10. Canapi e um municipio maravilhoso o que falta e forsa de vontade e competencia, nao so a administrasao atual mais tambem por outras admonitrasao passada e esa que esta para inicia nao sera diferente, gastao milhoes pra se elejer_sen e qua consegue os projetos que ten sao a interer_se propri, enrriqueser, canapi ten que dar uma chanse pra si mesmo elejendo um adiminostrador limpo e sai dessa mesmise que a mais de quatro decadas se estalou_se no nosso municipio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito em pessoas e não em partidos20 de outubro de 2012 às 06:38

      Caro anônimo devido a maneira como você se expressa tenho notado que tens uma consciência politica admiravel, mas ao mesmo tempo se contradizes ou não conhece a realidade politica do nosso Canapi, digo isso pois tenho notado que lutas contra a corrupção mas és um defensor implacavel do PT. Outro dia li um comentário seu onde tu falavas contra o governo de Celos Luiz o que concordo plenamente, no entanto fizeste referencia ao PT como solução para o municipio, mas acontece que o PT está nas mãos de Celso, sendo assim, não há como o PT ser solução pra Canapi em nada. Outra referencia que fizeste que se contradiz com sua ideologia é o fato de teres dito que Celso que se cuide pois o "todo poderoso José Dirceu foi condenado para alivio da população então porque CL escaparia? Também concordo com vc, mas desta maneira mais uma vez não dar para entender como vc defende o PT, sendo Zé dirceu o grande lider deste partido que hoje com o julgamento do mensalão é o partido mais corrupto da história do país.

      Portanto, finalizo por aqui dando uma dica a vc, acompanhe ideologia de pessoas e não de partidos, pois o que vale mesmo é o carater de cada candidato independente de partido, desde que esse partido não esteja sendo comandado no municipio por um corrupto que a qualquer momento pode puxar o tapete do homem de bem para tira-lo do caminho.

      Excluir
  11. Meu caro companheiro, vejo que voce tem conteudo, quando min refiro au pt e pelas lutas que tivemo, quando , min refiro a ze dircel, por ser a laranja podre, sei que o pt nao apoia ese tipo de conduta, ja quanto celso ter o comando do diretorio na rejiao vou fica atento para que nao acontesa comigo o que acontesel com outros, que na verdade foi um gopi baxo, vou guarda na milha memoria suas palavras cultas e inteligentes.

    ResponderExcluir
  12. Estou gostando do rumo que ta levando estes comentario tao democratico, iso min alivia en saber que en 2016 vai ter alguen compativel para torar ese tirano da nossa cidade, o melhor do nosso municipio

    ResponderExcluir
  13. Kkkkkk. Canapi nao tem mais 45 agora 13? Kkkkkkk

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)