domingo, 14 de outubro de 2012

A consciência do umbigo dos apaixonados.

Histórias de uma campanha limpa em um eleição suja – Parte 2

Por: Marcio Martins

Você deve está pesando!

Que sentido tem o titulo deste artigo?

Calma, eu explico!

Acontece que em política existe eleitores de todos os tipos e o pior deles é o apaixonado, aquele que é incapaz de reconhecer os erros de seu candidato e as virtudes dos adversários, afinal, se na casa dele todos são empregados e seus salários são pagos se trabalharem ou não, o cara pode ser o pior homem público da face da terra que para ele será sempre o melhor.

E foi através de uma conversa com um destes apaixonados que me inspirei a escrever este artigo, falávamos sobre o orçamento do município cerca de 30 milhões em 2012 e os problemas existentes que poderiam ser resolvidos caso os recursos fossem investidos corretamente, do qual citei como exemplo as casas de taipa, a falta de pavimentação em boa parte da cidade e da maioria dos povoados, de saneamento básico, quadras poliesportivas, segurança, médicos, medicamentos, ambulâncias e a ampliação de algumas escolas que dividem seus alunos com salas de aulas improvisadas em salões particulares espalhados pela cidade e em alguns povoados, cursos profissionalizantes para os jovens e programas de geração de emprego e renda.

Aí o cara me disse que nenhum gestor tinha condições de fazer tudo isso e que o prefeito era o melhor da história do município e continuou repetindo isso a cada questionamento meu, então já perdendo a paciência com o dito cidadão, desabafei: 

Tu diz isso porque o dinheiro que deveria ser utilizado para resolver os problemas do município ou pelo menos uma boa parte é gasto pela maioria dos políticos para comprar votos e para manter a boa vida de privilegiadas 05 famílias em um município onde residem cinco mil, tu diz isso porque na tua casa não há um só residente que não seja empregado na prefeitura, sem contar os carros locados, os imóveis alugados e teu salário que sem tu dar um prego em nada nunca atrasa, queria ver se fosse tu que estivesse na condição de centenas de canapienses que prestam serviço a prefeitura e estão com quatro, cinco e seis meses sem receber um salário de fome de 100 reais”.

Ao ouvir meu desabafo o cara ficou nervoso e começou a me ofender, ai foi que eu lhe disse outras boas verdades, pois esse mesmo cara vivia na porta do povo chamando o prefeito de “ladrão” e de repente como em um passe de mágica o cara que ele tanto ofendia e atacava tinha virado um santo, deixei o cara falando sozinho e fui para casa pensando eu que outra discussão daquela iria demorar para acontecer, mas não é que no outro dia assim que sai de casa me deparei com um “professor” que sem me dar nem  bom dia, foi logo “tirando onda” dizendo que seu candidato estava eleito e que o meu não passava de 500 votos, respondi: 

“Meu amigo, eu não torço por candidato eu torço por mudança, pois com esta são três eleições que o único cidadão que tem coragem de enfrentar os coronéis daqui é o meu candidato, agora se sua consciência é no umbigo ao invés da cabeça e só vota por vantagem pessoal problema seu”.

Na verdade tanto empenho do “professor” em defender seu candidato se dava não porque o mesmo era ou foi um bom administrador, mas porque assim como o outro cidadão com quem discuti no dia anterior, em sua casa só da prefeitura entrava quase 5 mil reais/mês provenientes de recursos públicos municipais, o que para mim não justifica, pois as chances que tive de me corromper e viver na boa as custas do sofrimento do povo não foram poucas, mas em momento algum titubeei em aceitar, pois penso eu que se pra ter alguma coisa tiver que ser a esse preço prefiro não ter.

Mas não me calei por ai não, após ouvir tanta baboseira lhe fiz mais duas perguntas:

Tem certeza que realmente estudasse pra ser professor?
Tem certeza que não foi um estágio pra corrupto?

O cara mudou de semblante e retrucou: Tá me chamando de corrupto? Respondi-lhe: Diretamente não, mas quem apoia corrupto é o que?

Moral da história!  

Nem todo mundo pode falar de corrupção quando acha que o fato de apoiar um corrupto não é corrupção;

Nem sempre a corrupção é fruto da ignorância do povo, pois pelo menos em nosso município, boa parte das pessoas mais instruídas são as que mais vendem o voto, mas não necessariamente o dinheiro em troca do voto, mas as promessas de emprego, o aluguel de imóveis, a promessa de uma linha do transporte escolar, a locação de veículos pra campanha e a fantasia dos grandes comícios e carreatas pagos com o dinheiro público onde estas pessoas participam e vibram junto com os políticos a ostentação de poder e riqueza provenientes do descaso e abandono do município. 

Devemos compreender que cada pessoa que morre na fila de um hospital por falta de leitos hospitalares, médicos ou vaga em UTI não é culpa só do político que desvia recursos da saúde, mas principalmente dos seus eleitores que mesmo sabendo de sua conduta desumana vota nele e em quem ele pedir, tudo isso em troca de vantagem pessoal que às vezes não chega a 20 reais em época de eleição.

Não deixe se corromper;
“seja a mudança que você deseja ver no mundo”.


Fique conectado nosso próximo conto será:
A apelação religiosa em um antro de corrupção.

14 comentários:

  1. Marcio eu te admiro cara por defender tanto um povo que não merece eu ja disse em outros comentarios e reforço nesse O POVO DE CANAPI SÃO MAIS CORRUPTO DO QUE OS PROPRIOS POLITICOS PRINCIPALMENTE OS PROFESSORES QUE TEM SABEDORIA MAIS SE VENDEM POR UM TROCADO A MAIS OU POR ALGUMA OUTRA PROPOSTA DE EMPREGO PARA ALQUEM DA FAMILIA OU PRA SI MESMO, POVO DE CANAPI VCS SÃO MUITO TROUXA POIS SÃO ENGANADOS TODOS OS ANOS DE POLITICAS PELOS MESMO CARAS DAQUI A 2 ANOS CELSO PEDIRAR VOTO PRA O FILHO DELE E COMO EU SEI QUE VCS NÃO PRESTAM VÃO METER VOTO NO RABO DELE. ALGUM PROFESSOR QUE VOTOU EM CELSO OU EM ZE MARIANO ME PROVE AQUI QUE NÃO É CORRUPTO! ME DE UM ARGUMENTO QUE ME FAÇA ACREDITAR QUE VC NÃO É UM CORRUPTO, PROFESSORES QUE VOTARAM EM CELSO E ZE MARIANO VCS SÃO MAIS BURROS DO QUE OS ANALFABETO DESTE MUNICIPIO PELO MENOS ELES VEDEM O VOTO POR NECESSIDADE E VCS? EXPLIQUE-ME ISSO SEUS "INTELIGENTES" jANIELSON É PROFESSOR PASSOU DIAS ANTES DA ELEIÇÃO DIZENDO QUE ZE HERMES NÃO VALIA NADA DEPOIS QUE FIZERAM UM ACORDO VOUTOU ATRAS E PASSOU A APOIAR E FAZER PARTE DO PALANQUE DE ZE HERMES QUE ESPECIA DE PROFESSOR É ESSE SERA QUE ELE ENSINA ISSO AOS ALUNOS, MEU DEUS SE ENSINAR ISTO ESTAMOS LASCADO E VEZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na Realidade Tonho Prefeitinho tbem não passa de um corrupto,vou provar!na eleição de 2004 teve quase ou mais de 2.000 e o que ele fez?!na eleição de 2006 vendeu-se a um Deputado estadual da reputação mais elevada de corrupção!ate preso o deputado foi!e não venha ninguém dizer que tonho não pegou o trocado dele!por isso e digo exclusivamente por isso os seus voto vem diminuindo a cada ano!para ele ser honesto ele deveria reconhecer o erro dele e talvez a população volta-se a acreditar nele! acho Marcio que vc sim representa a verdadeira luta contra os coronéis como diz vc desse município,porque ate onde sei vc e valderendo nunca se venderam a ninguém!

      Excluir
    2. A VERDADE SEMPRE VENCERÁ A INJUSTIÇA16 de outubro de 2012 às 06:54

      Tonho não é corrupto, vou lhe explicar porque:

      Somente quem conviveu com Tonho desde a infância sabe quem é ele de verdade e eu sei, pois bem; se Tonho fosse corrupto não teria passado 4 anos sendo o único vereador de oposição recebendo apenas 700 reais por mês enquanto os demais recebiam proprina da prefeita da época para não fiscalizar nada e aprovar tudo o que fosse de seu interesse, ao contrário de Tonho que além de se manter na oposição ainda denunciava a prefeita e através de uma destas denuncias a mesma teve que devolver o dinheiro do PETI.

      Antes de passar 04 anos ao lado do povo como vereador, Tonho foi assessor de Benedito Casado onde teve muita oportunidade de se dar bem na vida, mas quando saiu do governo saiu da mesma forma que entrou "sem nada" ao contrário dos secretários, assessores e baba ovo de hoje que esbanjam riqueza as custas do dinheiro público, mais isso é outra história.

      Sem ter quem enfrentasse os Malta e os Mariano que sempre se uniram para permanecer no poder, Tonho resolveu disputar a eleição com Zé Hermes então vice da mãe de Celso, a qual Celso Lhe tirou da disputa pela reeleição para lançar seu parceiro, que hoje retribuiu o feito, embora muitos ainda não acreditem.

      Mas como Celso na época viu o poder ameaçado pelo simples vereador, resolveu lançar um candidato laranja para dividir os votos da oposição, e conseguiu! Prova de que Valmir foi colocado por Celso foi sua recusa em fazer uma pesquisa com Tonho para ver quem se saia melhor para um ser o prefeito e outro o vice, outra prova contudente foi um video que Tonho gravou de Dona Rita prefeita na época entregando Cesta básica no sitio junto com santinho de Zé Hermes a quem chegasse com o titulo na mão, o video foi parar nas mãos de Valmir, porque tonho não tinha advogado e Valmir tinha se comprometido em arranjar, como não arranjou Tonho pediu o video de volta e Valmir disse que simplesmente perdeu.

      Derrotado nas eleições municipais Tonho, assim como todos os políticos do município resolveu apoiar um candidato a deputado estadual, no entanto, o mesmo não queria apoiar nenhum que estivesse ligado aos Maltas e Marianos. Obrigado a apoiar um candidato do seu partido, lhe indicaram Gilberto Gonçalves que já era deputado, mas que Tonho e nenhum canapiense conhecia e de quem não pegou dinheiro sujo como inventam os caluniadores dos Maltas e Marianos, que ao contrário das contundentes provas contra eles nas operações da Policia Federal, a gabiru e a taturana, nunca nada de ilegal foi apresentado contra Tonho.

      Aliás! Tonho só soube que o deputado estava envolvido no esquema criminoso da assembleia, alguns anos depois quando a imprensa noticiou o fato e a prisão dos envolvidos, inclusive o chefão Celso Luis, do qual ninguém se importa se ele rouba, desvia ou coisa do tipo, mesmo diante de robustas provas do crime, mas que preferem acreditam em calunias de que tonho pegou dinheiro de Gilberto Gonçalves, ai querem crucificar e manchar a honra do único político do município que nunca fez parte do palanque do taturana.

      Quanto a Valderedo e Marcio Admiro os dois e principalmente Marcio, pois acho que ele ainda será um grande líder em nosso município apoiado por este mesmo povo que não o escolheu seu representante nestas eleições, mas acho que Tonho atualmente ainda é a maior referência política de luta em defesa do povo.

      Para finalizar, não quero dizer que Tonho agiu certo em apoiar o corrupto deputado, mas todos nós temos o direito de errar, ainda mais quando não se sabe que esta errando, mesmo assim deste dia em diante Tonho nunca mais apoiou qualquer ficha suja em troca de dinheiro e poder. E mais! Mesmo com três eleições perdidas com pouquíssimos votos nunca teve revanchismo com o povo e permanece incorruptível.

      É hora de mudar o disco, vocês sabem quem são os verdadeiros corruptos deste município.

      Excluir
  2. Como o povo Canapiense quer que esse município cresça, esperando melhorias, como Hospital, investimento em escolas, recebimento de remédios, infra-estrutura, emprego, votando desse jeito? Como o proprio Marcio disse a culta toda nem é daquelas pessoas mais simples, que também se deixam levar e, sim a culpa maior, está é NOS LETRADOS, que vendem o voto já esperando nos possíveis favores que vão obter. Olha só a visão dessas pessoas, que fazem a farra em época de eleição, não sei se enchem os bolsos de dinheiro, porque talvez não é uma dinheirama grande que recebem, deve ser apenas um cascalhinho, mas pensando num possível cargo público, sem ter prestado concurso, ou direitos em linha de transporte e por aí vai. Essas pessoas que vendem o voto não estão nem um pouco interessadas no crescimento desse munícípio, para elas o dinheiro fala alto, manda e dá às rédeas e, acham bonito tudo isso que etá acontecendo nesse município, então merecem viver o que estão vivendo no dia à dia, (LEMBRANDO QUE NÃO SÃO TODOS CAPIENSES) que se encaixam nesse perfil de eleitor (corrupto), outros tantos esperam sim um grande crescimento desse município, com todas às melhorias desejáveis, honestidade no poder público, mas para isso, é necessário que façam a parte deles, sendo honestos com eles mesmos, votando correto para ter uma mudança geral na vida de todos.

    ResponderExcluir
  3. Nao adinta chorar, lula mulungu sera que ja pegou a onsa.

    ResponderExcluir
  4. cidadao canapiense, o povo ventde o voto, depois reclama que na cidade ta faltando segurança, medico,educaçao, estrutura e as vezes quando vai pedir um carro pra fezer socorro nao tem, como pode ter se voce vendeu o voto, foi ai que o eleitor perdeu o seu direito de cobrar da prefeitura. quem vede o voto nao tem direito de reclamar.

    ResponderExcluir
  5. Canapi ta mais pra uma favela doque mesmo uma cidade, contantas barracas nas pracas, uma adimistrasao que pensa no bem dos seus municipis ja mais permi_tiria coisas dessa naturesa, pracas e calsadas forao feito pra pedestre e nao pra vender pinga, vamos cobra do atual prefeito uma solusao para toda essa bagunsa que disvaloriza nosso municipio.

    ResponderExcluir
  6. Vejo que além do conhecimento prático o eleitor dessa cidade gosta de valorizar a corrupção, alimenta, aclama, se "rasga", se esbagaça correndo atrás desses corruptos, corre não para tanger esse bando, mas para beijar os pés dos mesmos. Nada de votar nessa lambuzeira que está aí.

    ResponderExcluir
  7. Os profesores do canapi vao se ferra, a pasta da secretaria da educasao vai fica com a rita tenorio que ja afirmou que professo no canapi tao, mau avisiado, o salario de um agora vai ser para dois.

    ResponderExcluir
  8. Ao senhor que acha que conhece CANAPI ,procure ser mais informado ,não fale simplesmente o que houve falar !! PORQUE NEM TUDO QUE SE DIZ É VERDADE!! é por isso que os tribunais estão ficando cheios de gente processando uns aos outros ,é muita conversa ,e pouca VERDADE!

    ResponderExcluir
  9. Sera que nao e verdade, oque espera de um ditador ante democratico, avalie amiseria que ta no inhapi cons profesores praticamente pasando fome, voce acha que vai ter rateio desimo terceiro salario, ja erra, so asim o sidadao capien_se aprende a vota, e voce tambem

    ResponderExcluir
  10. Fontes de dentro, tse, infoma que mais de oitenta municio do norte e nordeste vao ter novas eleisoes e canapi ta na lista

    ResponderExcluir
  11. Iagora! Quen sera os candidatos? .... jose mariano nao pode, celso luiz nao pode, bota quente tonho prefeitinho quensabe agora e tua veis, ze mariano ta duro, celso gastou treis milhoes tambem ta duro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OU IGNORANTE NINGUEM VAI SE CANDIDATAR, OCELSO JÁ ERA, O PREFEITO É UM DOS MARIANOS, O POVO JÁ ELEGEU, NOS VAMOS RIR POR ULTIMO,NOSSO PREFEITO É ZÉ MARIANO NA PESSOA QUE ELE INDICOU.
      CHUPE ESTA MANGAAAAAAAAAAAA, UIIIIIIIIIIIIIIII

      Excluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)