terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dos 102 prefeitos eleitos em Alagoas, seis já foram presos

Compra de voto, desvio de recurso público e assassinato estão entre as acusações.

Por: Teresa Cristina - Cada Minuto
Atualizado as 8h29

Os eleitores de sete municípios alagoanos ajudaram a escolher prefeitos que, pelas mais diversas acusações, já estiveram presos. Rogério Farias (PSD), Gustavo Feijó (PDT), Celso Luiz (PMDB), Lula Cabeleira (PMDB), Arlindo Garrote (PP) e Toninho Lins (PSB) foram escolhidos pela maioria dos votos.

Rogério Farias, eleito na Barra de Santo Antônio, foi preso pela Polícia Federal em 2009 durante a Operação Voto Nulo. À época prefeito de Porto de Pedras, o irmão de PC Farias foi alvo de um mandado de prisão. Rogério foi acusado de crime eleitoral tendo como base um flagrante ocorrido em 2008, quando aconteceram 10 prisões e mais de 80 carteiras de identidade falsas foram apreendidas.

Além de Rogério, a mulher Rume Farias, a filha Joselita Camila Farias (eleita esse ano prefeita de Porto de Pedras), o secretário de Finanças de Porto de Pedras (na gestão de Rogério) Cícero Maciel de Araújo e José Vanderlan de Oliveira Calado, titular do cartório de Registro Civil de Porto de Pedras e secretário de Transportes do município (à época) foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por compra de voto.

Gustavo Feijó, prefeito eleito de Boca da Mata, foi detido em 03 de outubro de 2010, dia da eleição. Ele foi preso em uma seção eleitoral após ter desacatado um militar do Exército, que estava a serviço no local.

Preso no dia 06 de dezembro de 2007, Celso Luiz é o novo prefeito de Canapi. Ex-presidente da Assembleia, Celso foi apontado pela Polícia Federal como integrante de uma quadrilha que desviou mais de R$ 300 milhões dos cofres da Casa de Tavares Bastos.

Em junho desse ano, por decisão de uma comissão de juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas, Celso Luiz e outros réus na ação da Taturana foram condenados ao ressarcimento ao erário público com base no valor do desvio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, pagamento de multa civil de R$ 3mil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Reeleito prefeito em Delmiro Gouveia, Lula Cabeleira foi preso no dia 23 de maio de 2008. Lula foi detido sob a acusação de ter sido o autor intelectual do assassinato do vereador Fernando Aldo, ocorrido em outubro de 2009 na cidade de Mata Grande. A prisão foi decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital. Em julho deste ano, o Pleno do Tribunal de Justiça inocentou Lula Cabeleira da acusação.

Filho da ex-prefeita de Estrela de Alagoas Ângela Garrote, Arlindo Garrote foi eleito, no último domingo, o novo gestor da cidade. Na sexta-feira (05) antes da eleição, Arlindo e outras duas pessoas foram presos por agentes da Polícia Federal, sob o comando do delegado Felipe Correia. De acordo com a PF, Arlindo tentou impedir o trabalho da Polícia e estava usando um rádio amador clandestino.

Afastado da Prefeitura de Rio Largo por determinação judicial, Toninho Lins foi reeleito. Com a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça por solicitação do Ministério Público ele se apresentou no dia 22 de maio.

Investigações do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) apontaram que Toninho cometeu irregularidades na aquisição e venda de um terreno em Rio Largo. Vereadores do município foram presos acusados de participação na transação.

44 comentários:

  1. QUEM É O VICE PREFEITO DE CELSO LUIZ? ELE PODE SER TIRADO DO CARGO POR CONTA DA CONDENAÇÃO? COMO ELE CONSEGUIU SER LIBERADO PRA SER CANDIDATO A PREFEITO? NA REPORTAGEM FALA Q ELE FOI CONDENADO. NÃO PODENDO ASSIM EXERCER NENHUMA FUNÇÃO PUBLICA. HOJE LEGALMENTE PODE SER FEITO ALGO? TIRANDO O DIREITO Q NÃO CABE A ELE DE GOVERNAR UMA CIDADE? POR FAVOR ALGUM ADVOGADO OU A PROPRIA REDAÇÃO PODE ME RESPONDER? OBRIGADA DESDE JA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendiz de advogado9 de outubro de 2012 às 05:53

      Acontece o seguinte, como Zé Mariano que teve sua candidatura impugnada a pedido do ex-deputado não entrou com nenhum pedido de impugnação da candidatura dele, o mesmo pôde concorrer normalmente e como foi eleito deve assumir sem problema algum, já que seu nome não consta na relação dos pedidos de impugnação que serão julgados no TSE.

      Se houvesse o pedido com certeza seu registro teria sido indeferido pelo TRE e o mesmo teria recursado no TSE, Portanto seus votos seriam computados como nulo e provavelmente não assumiria caindo toda a chapa e assumindo o 2º colocado, neste caso Lharissa Mariano, agora como isso não existiu, o mesmo deve ser diplomado e se a qualquer momento for confirmada sua condenação pelo TJ ele perde os direitos politico devendo deixar a prefeitura nas mãos de seu vice Vieira do Povão ou ainda do presidente da Câmara que será seu subordinado. No entanto, mesmo com a decisão do TJ sendo desfavoravel a ele, o mesmo ainda poderá recorrer ao STJ e ao STF e sendo assim alguem ainda tem alguma dúvida que ele não tira o mandato inteiro?

      Celso Luis hoje só é prefeito graças a Zé Hermes e Zé Mariano que não entraram com o pedido de impugnação do mesmo.

      Se és um eleitor do 45 tens todo o direito de saber porque eles não fizeram isso. (Com a palavra a familia Mariano)

      Excluir
    2. NÃO MORO AI, MAIS SOU UMA CANAPIENSE. ACOMPANHEI TUDO PELO O BLOG, NÃO ACHO CORRETO A FORMA DOS ELEITORES SE COMPORTAREM AI, DEFAMAM A PESSOA, NÃO O POLITICO. JOVENS USANDO O FACE PARA OFENDEREM OU ATE MESMO ZOMBAREM DOS OUTROS. FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO LI QUE O VAVÁ FOI PRESO E MUITO MAIS TRISTE QUANDO PESSOAS POSTARAM VAVÁ O "BONZÃO" ESSE HOMEM TEM UM CORAÇÃO GRANDE DE OURO, NÃO OFENDE NINGUEM. E EU GOSTARIA MESMO SABER O MOTIVO DO QUAL ZE MARIANO NÃO ENTROU COM O PEDIDO. VOU AGUARDAR UMA RESPOSTA.....

      Excluir
    3. Atenção Aprendiz de advogado. Você deve ser juiz ou desembargador! Primeiro leia e entenda as leis, para depois falar. A lei diz que se tirar menos de 50% dos votos, há nova eleição, se não, o segundo colocado assume. No caso, Celso Luiz tirou 55,16% dos votos!

      E se nem Zé Hermes e nem Zé Mariano entraram com o pedido de impugnação, todos já sabem o motivo!

      Excluir
  2. Meu DEUS ,TEM gente que não se conforma mesmo com a derrota ,SAIBAM QUE O POVO ESCOLHEU !! VCS NÃO PODEM TIRAR O DIREITO DO POVO ,JÁ QUE EXISTE DEMOCRACIA !!

    ResponderExcluir
  3. E Agora Celso Luiz? Num Colocou ninguém se ferrou... Tá esplicado a não comemoração deles, kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NAO comemoração do 15 foi graça a algum ser de luz q ficou muito triste e pra n errar em depressão com a felicidade da gente fez uma queixa na policia pedindo pra só festejarem a parti da Terça-feira e a gente n preocupado Pq tem 3 meses pra festejar por 2 dias ninguém vai ficar louco né verdade ?

      Excluir
    2. só não comemoramos por calsa do sargento henrique que mentiu pro juiz dizendo que tava tendo muita provocação , eprenhou pelos ouvidos dando credito ao que dizia o maranhão pai e a maranhão filha dai o juiz concedeu uma portaria suspendendo tudo ate a quarta feira , mais não se preocupe não que comemoraremos muito quinta no carie e na forquilha com um grandiosa festa e na rua traremos uma banda ainda espera ai que vc vai ver . e se prepare que depois tem mais

      Excluir
    3. Dizem que é mentira , q n tem provocações. Então pq prenderam as jumentas e compraram todas as chupetas das vendas de negras? ainda tem coragem de mentiremAS provocações iriam chegar até as casas de quem n votaram no vereador Arnaldo Barbosa.

      Excluir
  4. DESCULPA MAIS NÃO É QUESTÃO DE SE CONFORMAR. ATE PORQUE PRA MIM NÃO TEM DIFERENÇA NENHUMA QUEM VAI REPRESENTAR O POVO, MORO A MUITOS QUILOMETROS DAI. A DERROTA NÃO VEIO PRA MIM, E SIM PRA QUEM MORA NA CIDADE. E ACREDITO EU QUE NINGUEM QUER TIRAR NINGUEM DE LUGAR NENHUM, PELO O Q LI NA RESPOSTA DO APRENDIZ DE ADVOGADO, ZE MARIA PODIA TER TIRADO SIM O CELSO LUIZ E A SEGUNDA COLOCADA TERIA ASSUMIDO. REPITO NÃO É QUESTAO DE SE CONFORMAR E SIM DE ESCLARECIMENTOS DENTRO DA LEI, DADO POR PESSOAS NÃO LEIGAS COMO EU NO ASSUNTO. GOSTEI DA RESPOSTA DO APRENDIZ, FOI CLARO E OBJETIVO E MUITO FACIL DE ENTENDER. LEIA. SÓ MAIS UMA COISA, O QUE É DEMOCRACIA? VISTO QUE SOMOS OBRIGADOS A VOTAR.OBRIGADOS. OBRIGADA APRENDIZ DE ADVOGADO POR RESPONDER EDUCADAMENTE AS MINHAS PERGUNTAS E A VC ANONIMO, NÃO SE CONFORME NUNCA, SEMPRE BUSQUE....

    ResponderExcluir
  5. Agora com celso na prefeitura popilho vai da pu em muita gente, a nao ser que algen crie corage e de um geitinho nele.

    ResponderExcluir
  6. Vergonha de ser CANAPIENSE!

    ResponderExcluir
  7. Me Sinto Mt Envergonhada Pelo Municipio De Canapi Pois Escolheram Voutar Pra Era Da Ditadura Militar... O Povo Cego Num Verem Oq Zé Hermes E Zé Mariano FEz Não É Criem Vergonha Na cara Como Escolhem Um Cara Desse Para Governar O Nosso Municipio, já Vi Q Fazer Beneficios Para Esse Povo Não Adianta, O Povo Quer É Viverem Na Miséria Msm... É Isso Q O Povo Canapiense Merecem Msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, estava na hora que o CL queria invadir a casa de Ze mariano, esse cara é um verdadeiro vândalo, estou de luto, por que, parte dos canapienses retrogrediram, e colocaram na prefeitur o mais corrupto e vândalo na prefeitura, uma vergonha, parabens INHAPIENSES se livraram de uma disgraça que existia.

      Excluir
    2. E vc sabe o porque CL queria invadir a casa ? Porque ze mariano daquela idade e zombou da cara dando dedo, agora me diga daquela idade e fazendo isso? Agora eu entendo o comportamento barraqueiro da filha dele tb !! Eu nessa idade teria vergonha de ta discutindo em meio de rua ou dando dedo Pq perdi !!

      Excluir
    3. Eu se fosse vc teria era vergonha de dizer que um sr. daquele estava dando dedo a alguém.Se fosse xingando eu acreditaria mas dá dedo, isso é de gente fraca e baixa como CL e tantos outros.

      Excluir
    4. Se ele fez isso, pq CL n foi logo tirar satisfação com ele e deixou só depois q soube do resultado?kkk Quer saber a resposta? ele tava com medo de perder por isso esperou o resultado.

      Excluir
    5. Ze mariano na hora da caminhada deu dedo a CL sim e outra sabe Pq ele n foi tirar satisfação Pq depois da pessoa ganho ele n precisa se igualar a uma pessoa baixa q nem ze Mariano n e ele ainda tentou mas os amigos seguraram !! E imagine o estrago q teria feito na casa de ze mariano Pq se CL tivesse ido ele n iria sozinho !!

      Excluir
    6. Isso só mostra o q vem por ai.A partir do momento que ele invadiu a casa de zé mariano , ele n se igualou n, ele fez foi vandalismo mesmo.

      Excluir
  8. Chora Não Canapi! Tu agora de fato estará entregue as baratas!
    Se tu antes se reclamava, agora tu vai ver o que te aguarda!

    ResponderExcluir
  9. E sempre assim sempre tem jente q ganha mas nenguem sabe o perfil

    ResponderExcluir
  10. Esse ai todo e qualquer pessoa sã sabe a procedêcia! Colocaram lá pq quiseram... Agora aguentem as consequências!

    ResponderExcluir
  11. EU acho é pouco!
    Enquanto Canapi for feita de pessoas de cabeça oca, que em vez de procurar progresso, troca seu voto por 50 reais, esse lugar vai ficar cada vez mais no buraco!
    Enquanto pessoas que se diziam serem inteligentes e independentes se vender em nome de uma possível traição, esse lugar vai de buraco a baixo!
    Enquanto a classe rural se manter analfabeta e manipulada pelos coronéis de plantão, esse lugar vai de buraco a baixo!
    Enquanto o respeito e os bons valores morais forem esquecidos e os ladrões ainda forem tidos como heróis, esse lugar vai de buraco a baixo!
    Enquanto for dado asa a baba ovo que num tem onde cair morto pra sair por aí roubando, matando, humilhando... Esse lugar vai de buraco a baixo!

    TOmem vcs sabem onde!

    ResponderExcluir
  12. ENGRAÇADO FALAR DE ZOMBARIA, UMA VEZ QUE NO FACE ALINE VIEIRA DEBOCHAVA E ZOMBAVA DE TODOS, AINDA MAIS, TOCAR NAS PARTES INTIMAS E MOSTRAR PRA DINHA NÃO É FEIO? PRA EDUCAÇÃO E RESPEITO ANONIMO, NÃO TEM IDADE. CANAPI É PODRE, POLITICA PODRE, QUE DAR NOJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa senhora Aline não sabe o que é NETIQUETA e muita gente desse lugar também não. Como é que usa uma rede social pra zombar, xingar e debochar da cara dos outros? Aline vê se cresce e aparece que dessa forma você não está querendo a MUDANÇA DO POVO e sim fazendo questão de mostrar que vc faz parte da MUNDIÇA DO POVO que é vc mesma e o resto que colaborou pra isso.

      Excluir
  13. Politica mais suja da história, vergonha para Alagoas, vergonha principalmente pra canapí... Cadê a lei da ficha limpa? não adiantou de nada, e quem sofre agora é nós, 4 anos na mão dos Maltas!

    Vergonha de ser CANAPIENSE'

    ResponderExcluir
  14. CANAPI SEMPRE E AMADA POR UM POVO FIEL,O TEMPO PASSA DANDO OPORTUNIDADE SEMPRE A ALGUÉM É EM PRIMEIRO LUGAR VAMOS RESPEITA UM AO OUTRO PRA O ENTENDIMENTO SE VEM A RESPONSABILIDADE DE TODOS E CAPACIDADE DE FAZER O MELHOR AO NOSSO POVO DEPENDE DE SER BOM ADIMINISTRDOR E A SINCERIDADE DE CONCIÊNCIA COM DEDICAÇÃO PRA FAZER O BOM DESENVOLVIMENTO.

    ResponderExcluir
  15. se alguem deu o dedo e ele quis invadir a casa, imagine se desgostar ele durante sua gestão. tenho é pena dos chumbetas, vão sofrer d+. kkkkkk mas todo castigo pra chumbeta é pouco.aos que tiveram preço nessa eleição se preparem pra guentar o barrufo que vai ser da bobonica pra dentro pq como eles são todos vem e tão cansados de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é impressionante esse povo do 45 que não se conforma que acabou a mamata de 8 anos ganhando muito dinheiro , não gastava com faculdade de filhinhos , não gastava com feiras nem com mercados , não gastava com bujão de gaz , não gastava com pretação de carros novos , contas de cartão telefones e etc . e agora fica ai disendo que celso não vai ser um bom prefeito . vai sim seu chumbeta e eu não quero nada dele só quero que trabalhe pro povo pobre somente e não pra riquinhos e elite seu egoista só pensam em vcs e os pobres que se ........ isso é de uma mesquinharia sem tamanho. mais o povo humilde e palperrimo deu a respodta nas urnas e vcs se ferraram , vão trabalharem agora pra ver se dar um caldo kkkkkkkkkkkk e daqui a quatro anos é outra lapada , se preparem , 15 com muito orgulho

      Excluir
  16. vao sonhando q ele vai assumir a prefeitura na prefeitura so vai ficar quen for limpo entemdeu rebanho de babaovo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. dia primeiro de janeiro vc estar convidada desde já a se fazer presente na camara municipal que sera o palco das posses de prefeito e vereadores , para prestigiar tambem o seu prefeito . afinal celso agora é prefeito de todos canapienses. com certeza vai ser 8 anos de mandato, depois ele sai deputado pra ficar junto do filho luiz pedro na assembleia legislativa do estado

    ResponderExcluir
  18. Pra começo de história, o Celso Luis não renunciou, então com esse crime que será julgado pela justiça, tudo pode acontecer, da senhorita Lharyssa Mariano que ficou em 2° lugar, tomar posse, e ser eleita a mais nova PREFEITA de Alagoas, da cidade de Canapi
    Celso Luiz tá com nome sujo na praça, tem que entrar no mandato, sendo ficha LIMPA! Esperamos da JUSTIÇA resolver esse julgamento que todos nós, canapienses queremos que a eleita seja a sua neta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEIXE DE LOUCURA ,A REPORTAGEM FALA QUE ELES ESTIVERAM PRESOS E NÃO QUE SERÃO !!! VÁ ESPERANDO SENTADO QUE LARISSA ASSUMA ,PO RQUE EM PÉ CANSA!! VIU ..ESSA FOI A PIOR DERROTA PRA VCS ,POIS ESTAVAM MUITO ARROGANTES ,SE AACHANDO O DONO DO MUNDO ,DONO DA PREFEITURA ,COISA QUE NÃO TEM DONO ,O POVO ESCOLHE ,QUEM ELE QUER QUE MANDE!!!E VCS AINDA NÃO SE CONFORMARAM QUE AS MUDANÇAS ACONTECERÃO !! AGORA SE ADAPTE!

      Excluir
  19. Compamheiros internautas! Atraveis dessa maravilha que e esse bloge, famos ficar atentos as mais conduta do nosso adiministrador, em primeiro luga ele nao e dono do nosso municipio e apena o chefe do executivo que siplismente e nosso funcionario, se nos lidemos esse emprego tambem nos
    podemos demitilo pra osso que existe as leis no nosso pais, antes sertos idividos que execia cargo publico robava e ficava lifre de quasquer punisao, veja temos a ficha limpa que ja e um grande avanso, voceis sao meus convidados, celso tamos de olho em voce!

    ResponderExcluir
  20. pois e como cl esta com uma lista de processo muito grande so tera uma soluçao ficar fora e deixar outro q seja ficha limpa,nao e assim q a justiça quer entao so para relembrar em junho deste ano o mesmo foi condenado e so pode exerce cargo publico daqui a 5 anos entao ele esta fora,entrou na disputa de ateimozo.

    ResponderExcluir
  21. Seguindo esse comenti que fala sobre nossas leis, tivemos dois epsodio lamentavel, primeiro, celso luiz querendo invadir a rezidensia do seu adivesario, olha se fose comigo decharia e ensegida prossesava_por invasao de domisilio, e outro epsodio e a bacharia que vieira feis sitando nome de sidadaos atraveis de uma musica de baixo calao, ora meus amigos, prossesen esse cara por danos morais e istimule uma indenizasao gigantesca, as nossas leis tao ai esso procurar.

    ResponderExcluir
  22. Celso Luiz, nao vai tomar posse nem e nem nunca ,pois ele é ficha suja e a justiça federal(5REGIAO)Que fica em Recife vai julgalo até dia 19 de dezembro para ele nao assumir é a besterinha da taturana quero mais velo nas grades.

    ResponderExcluir
  23. Voce falou de leis! Ra,ra,ra, agara quem manda e nois, juiz eu compro com uma galinha, delegado eu compro com uma carteira de cigarro, pulicinha eu compro com uma dose de cachasa, vao a fokiu.

    ResponderExcluir
  24. celso vai governar tranquilo esses 8 anos vcs vão ver e outra vcs não são juiz pra dizer o que vai acontecer , só porque vcs querem que ele não assuma , querer não é poder lembrem se . se vcs não sabem ele tem influencia mundial e isso o credencia a assumir qualquer cargo publico quer queira vcs ou não . verão isso durante oito anos se conformem logo pra se acostumarem foi 15 agora e vai ser dinovo daqui a quatro anso

    ResponderExcluir
  25. Meu caro companheiro, em primeiro lugar celso mau siquer tem influensia estadual, em segundo lugar sorte dele se asumir quatro anos, e em terseiro, quero ver a reasao do se amado celso quando covidalo para um debate em praca publica em 2016 juntos vamos banir a corrupisao do nosso municio e fazer uma adiminitrasao de qualidade que canapi nuca viu antes, viliensi au pt ,e juntos vamos tira esses forasteiros do nosso municipio

    ResponderExcluir
  26. nós professores vamos esta de olho em voçes vamos atrás da justiza onde ela estiver vamos continuar recebendo ráteio decimo terço de ferias imposto de renda e outras coisas mais porque é nosso nao pensem que vao fazer como inhapí porque vao rascar a boca esperem e agarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs professores que pesem nisso que vcs vao receber .lenbrando ele nao é o prefeito ze hermes que besta com ele vcs vao receber o salario apusso

      Excluir
  27. meu tambem caro companheiro , cite um politico renomado no estado que não ande toda semana na casa de celso , inclusive antonio albuquerque que diziam ser inimigo dele , ate o vice governador é amigo pessoal dele a seis meses atraz vc não sabe disso com certeza , ele estava em são paulo com o ex presidente lula junto com renam calheiros, todo politico que se prese quer o apoio dele no estado , ele apoiou 20 candidatos a prefeito nessas eleições vencendo na maioria ou seja em 11 , vai eleger o filho dele pra deputado e isso digo com toda certeza, tem um grupo de deputados na assembleia que pertemcem ao partido dele e consequentimente o credencia muito isso, logo logo vc vera ele concorrendo as eleições pra governador com o apoio dos grandes lideres politicos desse estado, depois vc posta nesse blog que eu tinha razão agora não mais daqui a alguns anos. veremos. ha sim só pra terminar se ele te apoiar pra deputado tu ganha sabia

    ResponderExcluir
  28. Meu querido! O filho dele nao ganha nao, sem mata grd,sem inhapi, e pra tira uns votinhos no canapi, so se anda com saco de dinheiro igual fizerao no ilhapi e perderao, ,mais pra junta o saco de dinheiro vai mata de fome os funcionaros inclusive voce.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)