domingo, 5 de maio de 2013

Matéria do Portal CadaMinuto relembra caso PC Farias e cita obras fantasmas em Canapi durante o governo do ex-presidente Fernando Collor.

Milhões de reais teriam sido gastos em uma suposta fábrica de picolés. Veja a matéria e a citação em negrito da denuncia de corrupção que envolveu o município.

Arquivo Pessoal Quem matou PC Farias? “Com certeza o local do crime foi alterado”, diz repórter que acompanhou investigações. 

 

Jornalista passou quinze dias em Maceió acompanhando as investigações.

Por: Gabriela Flores/CadaMinuto - 04/05/2013
 
Há mais de 32 anos exercendo a profissão de jornalista, o repórter da rede de TV Band, Fábio Pannunzio falou com  o CadaMinuto a sua experiência na cobertura do caso que envolveu o assassinato de Paulo César Farias e da  namorada Suzana Marcolino.Em junho de 1996, o repórter foi encaminhado a Alagoas para acompanhar as investigações do caso PC Farias. Nas duas semanas que passou por aqui Fábio comentou que teve acesso à residência onde aconteceu o crime apenas uma única vez.

“Estive no local do crime acompanhando a visita que o médico legista Badan Palhares fez para que iniciasse seus estudos do caso”, lembrou Pannunzio.


O jornalista destacou que ao chegar a Maceió, exatamente um dia depois da morte de PC e Suzana, “a Polícia Civil já sustentava assertivamente a tese de homicídio seguido de suicídio. Havia um notório esforço para conduzir as investigações nessa direção”, reforçou.

Apesar de permanecer interditado, “o local do crime foi violado”, segundo o jornalista. A cena apresentada não foi a mesma da noite do crime. “Com certeza o local foi alterado. Lembro-me que os funcionários da casa haviam modificado a cena, o que foi inclusive foi objeto de apontamentos públicos”, disse Panuzzio.


Depois de passar 15 dias acompanhando as investigações e todo o desenrolar da história, o jornalista afirmou que não sabia o que se passou efetivamente. “Tenho convicção de que a cena descrita pela perícia contratada ao médico Badan Palhares era inverossímil. Houve um episódio que me marcou profundamente. Um dia, ao reconstituir a cena, o Badan jogou no chão, com força, uma agenda pessoal. Ouvimos o barulho do choque do outro lado da cerca, já dentro da faixa de areia da praia. Aquilo deixou claro que o barulho de um disparo de arma de fogo não passaria despercebido aos ouvidos dos seguranças. Para nossa surpresa, no laudo ficou evidenciado que os seguranças não poderiam ter ouvido o disparo porque era noite de São João”, revelou Pannunzio.


Por ser um homem influente na política e que andava nas altas rodas do poder, PC Farias poderia ter alguns desafetos. Diante disso o jornalista ainda acredita que a morte de PC Farias foi “queima de arquivo”.

Já outras linhas de investigação tentaram atribuir a morte do empresário à namorada, alegando que Suzana teria atirado no PC e depois se suicidado. Diante dessa tese e acompanhando o caso de perto, Pannunzio frisou que “Suzana Marcolino poderia sim ter matado PC Farias e depois foi morta por um dos seguranças. Havia também rumores do envolvimento dela com um desses rapazes. Na época, isso não chegou a ser considerado pela polícia, que estava mais empenhada em ‘sepultar’ a hipótese de duplo assassinato do que em elucidar os fatos”.


Agora, depois de 17 anos  o caso volta à tona e levanta todas as inquietações da época do crime. Vários nomes, motivos e suspeitos começam novamente a emergir. As expectativas do país estarão todas voltadas para Alagoas, pois foi um caso de repercussão nacional e que até hoje é um mistério.

“Espero que o processo judicial possa repor os erros dolosos do inquérito policial. O Brasil tem o direito de saber quem matou aquele homem e o motivo do crime”, disse o jornalista.


Algumas correntes sociais e até juristas alegaram à época que a imprensa tinha manipulado a opinião pública. Diante dessa afirmação Pannunzio reforçou que “se foi isso mesmo, acho perfeito. É papel da imprensa fiscalizar o funcionamento da máquina pública, isso inclui a polícia. Com certeza havia algo estranho ocorrendo entre os policiais que faziam bico como seguranças do PC”.


O jornalista Arnaldo Ferreira, que atualmente está na direção de jornalismo da TV Alagoas, foi um dos profissionais que mais matérias relacionadas ao caso PC Farias redigiu.  Ferreira lembra que antes do assassinato de PC já trabalhava no caso Collor e lembra que  “nas décadas de 60e 70, PC atuava no setor de venda de carros para órgãos públicos e tinha uma relação muito próxima dos políticos”, observou.

Ferreira relembra que PC Farias era uma figura discreta. “Não aparecia. Veio a aparecer quando entrou na área da comunicação e começou a incomodar o ex-presidente Fernando Collor. Após as denúncias feitas por Pedro Collor sobre caixa 2 na campanha de Collor à presidência, fábulas de dinheiro federal gasto na construção de obras fantasmas, milhões de reais destinados para fábricas de picolés em Canapi, enfim esses escândalos começaram a aparecer na mídia nacional e começaram a revelar quem intermediava a chegada dos  empresários a Brasília, que era Paulo César Farias”, afirmou.


Houve então o impeachment de Collor e o fato gerou um forte envolvimento da justiça para investigar os dois (Collor e PC). Ferreira lembra que “PC ficou praticamente sozinho e mesmo sozinho nunca falou nada contra Collor. Se manteve calado. Fugiu, se escondeu e terminou sendo encontrado em Bangcoc . Foi preso e inicialmente ficou retido em Brasília, mas depois pediu pra cumprir a prisão no Corpo de Bombeiros, aqui em Maceió. Nesse ínterim Collor estava exilado em Miami”.

No Corpo de Bombeiros, Arnaldo Ferreira relatou que PC Farias “costumava fazer favores . Chegou a doar  um Jet Sky e comentam nos bastidores que também  ‘ajudava’ as pessoas e então havia uma espécie de disputava para ver quem iria levar um simples copo de água para ele”.


Paulo César Farias, mesmo sendo considerado um dos homens mais influentes na política nacional naquele momento, era uma figura muito discreta. Pouco se sabia da vida pessoal dele. Ferreira então recorda que “na morte do pai de PC, foi quando apareceu pela primeira vez Suzana Marcolino, já do seu lado como namorada”.

Ferreira disse que nunca vai esquecer o domingo, 23 de junho de 1996. “Estava dando uma caminhada na praia quando me ligaram e pediram que fosse imediatamente à casa de praia de PC porque havia acontecido um crime. A partir desse momento houve muita especulação e as informações eram um pouco desencontradas. A primeira notícia que tive foi que PC tinha matado Suzana e se suicidado. Depois vi que a confusão era muito maior. A autopsia de PC foi feita com uma faca de pão no Instituto Médico Legal. Nada funcionava no estado e o crime também descortinou para o país as carências de Alagoas e o abandono político”, afirmou o jornalista.


As investigações duraram vários dias. Profissionais de todo o país estavam acompanhando de perto as perícias. Varias vertentes eram reveladas diariamente, porém Ferreira é enfático quando diz que até hoje não se fechou o caso. “Quando se fala em Suzana Marcolino e PC Farias é um mistério. Viviam no submundo dos negócios, da política, da prostituição. Suzana frequentava boates e tinha relacionamentos com alguns políticos de Alagoas. Muitas pessoas poderiam ter motivos para querer matá-los.Tudo é muito nebuloso. Esse episódio da história política do país tem alguns problemas que começam com a falta de zelo nas investigações”, ponderou Ferreira.

“Tecnicamente a única coisa forte é a tese do delegado Cícero Torres que revela que, Suzana matou PC Farias porque sabia que ele já estaria tendo um relacionamento com uma mulher, que era parente de um político alagoano muito conhecido. Suzana então teria matado PC e depois ela se matou pois não aguentaria estar perdendo a sua galinha dos ovos de ouro”, colocou Ferreira.


Houve muitas investigações com provas e contra provas de diversas vertentes. “É um momento em que a justiça brasileira está querendo passar a limpo muita coisa. Esse caso envolve o poder federal e o poder político nordestino. O silencio destes 17 anos acabou permitindo várias conjecturas. A história é como a maré. O mar recebe tudo, mas devolve o lixo. A história não guarda o lixo. Se não for agora, em algum momento vai trazer à tona a verdade”, finalizou Arnaldo Ferreira.

Família, juiz e delegados 

A reportagem do CadaMinuto tentou contato com Ingrid e Paulo César, filhos de PC Farias, e com Augusto Farias, mas o advogado José Fragoso informou que eles não concederiam entrevista antes do julgamento. Já o juiz Maurício Brêda afirmou que por estar estudando o processo não teria tempo para falar com a equipe.

Os delegados Alcides Andrade e Antônio Carlos Lessa afirmaram que têm um “pacto” de não falar mais sobre o assunto. O delegado Cícero Torres também disse que não se pronuncia mais sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)