domingo, 26 de maio de 2013

Celular, uma droga?

Por: Luiz Vieira / Coluna O Educador
A primeira década do Século XXI transcorreu repleta de inovações tecnológicas e desavenças ocasionadas pelo uso indiscriminado de uma dessas criações. O que pode ser considerado a criação de todos os tempos, o celular, criado no século passado, parece mais um efeito anabolizante, onde usuários viajam na maionese, ficando alheio de tudo que acontece a seu redor, ainda o mesmo tem propiciado uma imensa dor de cabeça aos educadores e um mal estar no ambiente escolar.
Um pequeno objeto de variadas formas e modelos, porém de uma grande importância na vida de alguns quando bem usado, no entanto, este objeto tem ocasionado uma séria discussão entre pais e professores, será que é mais uma droga lícita no mercado? pois, se tornou aparentemente um grande vicio na sociedade. Os pais apontam as necessidades de controlarem seus filhos no que se refere à segurança fora do ambiente familiar, seus lares, puro engano, quando a educação vem de casa é possível entender neste contexto, mas, quando isso não acontece, torna-se uma arma nas mãos dos adolescentes e até mesmo das crianças, os mesmos passam a usa-la de maneira incoerente em determinados lugares e a sala de aula é um dos lugares que está sendo afetada. O pior, é, que além disso, os responsáveis por esses alunos defendem a necessidade do uso dos aparelhos, em todo o momento, no caso de necessitarem de uma rápida localização dos seus filhos para se assegurarem do bem estar destes, tendo em vista a falta de segurança, e, em muitos lugares a crescente onda de supostos sequestros relâmpagos envolvendo familiares.
Por outro lado, os professores afirmam que o uso de celular em sala de aula, além de promover a falta de atenção nos usuários, ocasiona, também, distração nos demais alunos, quando estes tocam alto durante as aulas, se dispersão através de envios de supostas mensagens, ainda, outro fato não menos importante é que muitas das vezes os alunos nãoestão apenas falando ao telefone, mas também utilizando o aparelho celular como jogo ou acessando páginas de comunidades na internet, como “facebook” e outros. Entretanto, o que se deveria fazer em uma sala de aula? aprender, está ficando em segundo plano, o que ocasionará, em um futuro bem próximo, graves consequências no aprendizado desses alunos.
Portanto, não se trata apenas da proibição do uso dos celulares nas salas de aulas, mas sim o uso indiscriminado deles durante o aprendizado. O que poderia ser feito para amenizar este conflito? vejo a necessidade de ensinar aos alunos a importância do uso consciente do aparelho e, principalmente, o respeito que se deve ter para com os professores e colegas durante o período das atividades internas da escola, senhores pais abracem essa causa, escola e família devem caminhar juntos em busca de uma aprendizagem de qualidade para a formação acadêmica do educando.

5 comentários:

  1. cidadao canapiese, verdade, aqui em sao paulo e ainda pios pois os alunos ficam ouvindo musica pelo o fone ouvido, e se o professor reclama sofre ameaças, tem que ter uma lei que proiba o uso do celular na sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. o problema não está no celular... o problema está nos processos educativos e socializativos que temos... hoje as famílias delegam suas tarefas para a escola... e por isso que ocorre o que está ocorrendo... a família, pais ou responsáveis precisam socializar seus filhos, educar para a convivência em sociedade... para sim, chegar na escola para complementar este saber... e não para ser o terror...

    ResponderExcluir
  3. Se! Celular e uma droga, canapi eo resto do mundo soten noia.........kkkkkkkkkkkkkkkkk a qui droga gostosa.........kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. EU CONCORDO COM IMPAR CONSULTORIA, EM PERNAMBUCO NÃO É DIFERENTE DOS OUTRO ESTADOS POIS ESTES APARELHO JÁ TEM CAUSADO MUITA DOR DE CABEÇA EM PROFESSORES. VAMOS TER LIMITES.
    PROFESSOR: LUIZ VIEIRA PARABÉNS POR ESSA BELÍSSIMA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  5. Para os sem noção o meu silencio...no que diz respeito ao celular em sala de aula eu acho q se em casa os pais conscientizassem seus filhos as boas maneiras para se viver em uma sociedade sem conflitos não seria necessario puniçao e proibição.Um cidadão q foi bem ensinado ele não deixa um aparelho celular ligado em sala de aula pq ele é consciente q irá incomodar alguém, e , na minha opinião proibir não é o caminho até pq "tudo" q é proibitivo torna-se mais fascinante.O caminho seria a conscientização,diálogo aberto tanto por parte da escola como da familia.Se não sabemos educar os nossos filhos para viver em sociedade sem conflitos q sociedade teremos brevemente? A criança reflete na escola o q ela recebe em casa.Pensemos assim e teremos um mundo melhor e sem menas punição.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)