quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conselheiros tutelares do alto sertão recebem um dos piores salários do Brasil.

Remuneração dos árduos defensores dos direitos das crianças e adolescentes de Canapi, Inhapi e Mata Grande não passam de um salário mínimo por 40 horas semanais trabalhadas na sede do órgão e mais 24hs por dia em regime de plantão permanente.

Por: Marcio Martins / Central do Sertão

Apesar de acobertados por uma lei federal que obriga todos os municípios do país a implantação de no mínimo um conselho tutelar por município e um para cada 200 mil habitantes nas grandes metrópoles, sendo estes ainda eleitos pela sociedade para um mandato de 04 anos de acordo com Lei Federal nº 12.696/12 recentemente sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que alterou o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90),  conselheiros tutelares de todo o país que lidam diariamente com as mais variadas formas de violação dos direitos das crianças e adolescentes, tais como; agressão física, agressão verbal, trabalho infantil, abandono intelectual, abandono de incapaz, abuso sexual, estupro e outras infinidades de violações são tratados com descaso pela maioria dos prefeitos brasileiros, que de acordo com o ECA em seu Art.134 é o responsável legal pela regular remuneração dos conselheiros sem qualquer tipo de submissão.

Embora não exista um piso salarial nacional para a categoria, o CONANDA Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que regula todas as políticas públicas voltadas a público infanto-juvenil a nível nacional recomenda em sua resolução 139 Art.37 Inciso 2º de 17 de Março de 2010, que a remuneração dos membros do conselho tutelar deve ser proporcional à relevância e complexidade da atividade desenvolvida, no entanto, nota-se que a maioria absoluta dos prefeitos brasileiros em destaque aos prefeitos alagoanos não consideram relevante e muito menos complexo o trabalho dos conselheiros, isso porque a maioria dos conselheiros tutelares alagoanos recebem apenas um salário mínimo por um trabalho de 40hs semanais trabalhadas na sede do órgão e mais 24hs por dia em regime de plantão permanente.

Além da questão salarial que prejudica o trabalho dos conselheiros uma vez que são obrigados a complementar sua renda com outras atividades, os conselheiros ainda contam com precárias condições de trabalho, muitas vezes sem veiculo, internet, telefone, água e acreditem se quiser, sem um único livro de ata para registrar as ocorrências, um absurdo total que contraria o direito a prioridade absoluta de investimentos em políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes garantido na Constituição Federal.

Mas se as péssimas condições de trabalho e de salário dos conselhos tutelares já é difícil por todo o país, imaginem no alto sertão de um dos estados mais pobres do Brasil, mais precisamente nos municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi, onde os conselheiros recebem apenas um salário mínimo.

Em Canapi, por exemplo, o salário mínimo da maioria dos servidores municipais é de 720,00, mas os conselheiros recebem apenas 678,00. E tem mais! Em todo alto sertão os conselheiros permanecem desde sua época de implantação sem qualquer reajuste salarial acima do mínimo. Situação diferente dos municípios de Santana do Ipanema e Traipú onde os conselheiros recebem um salário mínimo e meio e de Delmiro Gouveia e Campo Alegre que apesar de ter dois conselhos cada, pagam: 1.017,00 e 1.695,00 respectivamente.

Toda essa situação de desvalorização da categoria é o puro reflexo do quanto os prefeitos dessas três cidades assim como tantas outras tratam os direitos das crianças e dos adolescente e principalmente seus árduos defensores que como se não bastasse seus problemas, vivem dia a dia a resolver os problemas dos outros, a bater de frente com criminosos que violentam nossas crianças ariscando suas vidas por uma causa que só vale apena porque sabem eles que fazem a diferença, mesmo sem o reconhecimento devido.






7 comentários:

  1. Se os conselheiros fossem chumbetas do prefeito podem ter certeza que seus salários seriam bem maiores, como não são recebem esse salário de miséria. É por isso que ninguém quer ser conselheiro, trabalha muito,se expõe d+ e em troca recebe desvalorização e uns míseros trocados.

    ResponderExcluir
  2. Canapi deve ser o único município do Brasil onde um conselheiro tutelar ganha menos que um auxiliar de serviços gerais (com todo respeito a categoria que também é bastante desvalorizada) 678,00 e 720,00 respectivamente.

    ResponderExcluir
  3. se os de canapi nao fazem porra de nada ganham os salario de brincadeira agora diga se nao er verdade nunca resolvero nada sabe quem e os pedofilo da cidade e nada fazem comedo de represaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o que diz, procure saber quantos encaminhamentos foram enviados pelo conselho tutelar ao Ministério Público e a policia civil, procure saber quantos já foram presos por denuncias do conselho, quantas crianças foram salvas de pais negligentes, quantos atendimentos diários faz os conselheiros e quantas vezes os conselheiros já foram ameaçados por combater as violações dos direitos das crianças e adolescentes deste município. Cala a tua boca, tu não sabe da missa o terço. Saia candidato a conselheiro passe as humilhações que eles passam em busca de voto e se for eleito trabalhe como eles trabalham ai depois você volta aqui e comenta se eles trabalham ou não.

      Excluir
    2. Estão reclamando de barriguinha cheia é ? procure ver outros por aí ...que os salários tbém são péssimos.

      Excluir
    3. cidadao canapiense, boa resposta pra essa pessoa que nao entende de nada.

      Excluir
  4. Sou R... conselheiro de minha cidade, (esse cara ai que disse que este conselho desta cidade citada não faz nada) não sabe o que ta falando, não tem nenhum pingo de noção do que diz, nem sei como ele sabe acessar a internet,pq pra falar uma besteira dessas talvez esteja doido! Olha o que sofremos e ainda não somos valorizados é brincadeira, somos ameaçados por 670,00 - o INSS que da 620,00 apenas... Cara agente pega o rojão nos peito e tu não sabe como é, e é pq somos órgãos de requisição e não de punição, mas muitas denuncias da gente salvou muitas crianças de maus tratos e os demais riscos!! Se não sabe o que agente passa cai para dentro parceiro, se candidata e veja como é a realidade, muitas das vezes agente até agente está de mãos atadas em muitos casos mais lutamos e arriscamos nossas vidas para salvar muita criança e adolescente!!

    É assim mesmo vida boa é a dos outros mas experimenta e entra nessa, ai depois de um tempo vem neste blog e diz tua experiencia!!

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)