sexta-feira, 1 de março de 2013

Projeto pretende abastecer de forma permanente Canapi e outros 07 municípios sertanejos com água do canal do sertão.

Em caráter emergencial municípios já estão utilizando a água do canal distribuída através de carros pipas.

Por: Redação com Alagoas24hs

O Canal do Sertão entrou em operação na última segunda-feira (28) e já está sendo utilizado para ações emergenciais de combate à seca em Alagoas. As ações de curto e médio prazo são desenvolvidas pelo Governo do Estado para que a água seja efetivamente utilizada pelos sertanejos já nos primeiros 65 quilômetros concluídos, como explica a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). 

“Não será necessário esperar que toda a extensão do Canal, que terá 250 quilômetros ao todo, seja finalizada para que a água que já está percorrendo os primeiros trechos da obra comece a ser utilizada pelos assentamentos e povoados”, afirma o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Francisco Alzir Lima. 

Esta era a principal dúvida de líderes do movimento agrário do Alto Sertão, que participaram de um seminário sobre a obra no município de Delmiro Gouveia, nesta quarta-feira (30). No evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Articulação Social, a Seinfra e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apresentaram informações sobre o funcionamento do Canal do Sertão e os projetos para o uso efetivo e racional da água que já percorre os primeiros quilômetros da obra. 

Uma das medidas emergenciais para garantir o acesso dos sertanejos à água é o abastecimento de carros-pipas, que agora é feito diretamente no Canal do Sertão, encurtando a distância e elevando o número de viagens para as comunidades sertanejas. Nesta quinta-feira (31), a Semarh colocou em funcionamento os dois primeiros pontos de abastecimento, localizados nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca, que reforçaram a distribuição de água em sete municípios: Inhapi, Canapi, Pariconha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, além de Delmiro Gouveia e Água Branca. 

Mas, além das ações emergenciais, outros projetos estão em andamento para garantir o abastecimento de forma permanente no Sertão, como explica Alzir Lima. Um dos principais é a integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão, que vai levar água para os municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Pariconha, Água Branca, Olho D’ água do Casado, Canapi, Inhapi, Mata Grande e outras dezenas de povoados. Os recursos já foram garantidos pelo Ministério da Integração Nacional e a Seinfra se prepara para licitar a obra. 

Outro projeto que se tornará realidade graças à operação o Canal do Sertão é a implantação de infraestrutura hídrica para o abastecimento dos 16 assentamentos que ficam nas proximidades dos 65 primeiros quilômetros do Canal. O objetivo é levar a água até os assentamentos, facilitando o acesso e o desenvolvimento de atividades agrícolas. “A água do Canal será bombeada até um grande reservatório que a encaminhará até os assentamentos por meio de uma tubulação subterrânea”, explica Alzir Lima.

O Canal do Sertão também vai garantir o suprimento hídrico para a implantação dos perímetros irrigados das cidades de Delmiro Gouveia e Pariconha. Os projetos estão sendo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) e beneficiarão milhares de sertanejos. 

A obra

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste. Ele vai beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, levando água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural no Sertão. 

O Governo do Estado já concluiu os dois primeiros trechos do Canal do Sertão, alcançando o km 65, e as obras do terceiro trecho já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)