terça-feira, 19 de março de 2013

Canapi deve começar a receber regularmente 8.100 quilos de farelo por semana.

 Fotos: Google imagens e Agência Alagoas

Só esta semana serão 36.900 quilos devido a atrasos no recebimento do produto pelo Comitê Integrado de Combate a Seca.

Por: Redação com Agência Alagoas

O Comitê Integrado de Combate à Seca realizou a 24ª Reunião Ordinária nesta terça-feira (19), na sala de despachos do Palácio República dos Palmares. Durante o encontro com prefeitos, líderes do setor produtivo rural e gestores públicos, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, confirmou o reinício da distribuição de farelo de milho e de soja aos agricultores dos municípios em situação de emergência por conta da seca.

“Esta semana vamos retomar o repasse do farelo e pretendemos atender às associações, cooperativas e prefeituras que solicitarem, dentro de nossa capacidade. Tivemos um atraso no recebimento do produto, que vem de fora de Alagoas, mas, a partir de agora, vamos receber regularmente toda semana e imediatamente repassar aos criadores”, explicou o secretário.

No primeiro repasse de farelo, nem todos os municípios foram atendidos, conforme detalhou o secretário, porque a quantidade não foi suficiente. De acordo com a programação de repasse já estabelecida pela Seagri, nesta semana, o município de Canapi, por exemplo, deverá receber 36.900 quilos. Nas semanas seguintes, o mesmo município deverá receber 8.100 quilos por semana.

Ao todo, o Governo do Estado adquiriu 5 mil toneladas de farelo para atender aos criadores que possuem até 25 animais, desde que estejam em um dos 37 municípios com decreto de situação de emergência por conta da seca.

ABASTECIMENTO

Durante a reunião, representantes do Exército Brasileiro informaram que 207 carros-pipa estão em operação e 987 localidades que sofrem com a seca estão sendo abastecidas, beneficiando cerca de 172 mil habitantes. Ainda segundo o Exército, a média mensal de distribuição de água é de 80 mil m³, número que irá aumentar em breve com o cadastramento de 25 comunidades da Zona Rural de Arapiraca e 10 comunidades do município de Lagoa da Canoa, que entraram na zona da Operação Carro Pipa.

A Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal) ressaltou que é necessário um mapeamento específico dos pontos de abastecimento, pois o sistema encontra-se sobrecarregado, acarretando em prejuízos para a Casal. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, ressaltou a existência de pontos de abastecimento no Canal do Sertão, e falou sobre atos de vandalismo que vêm sendo praticados no empreendimento.

Segundo Casado, em pontos de abastecimento em que a água é levada através da gravidade, vândalos depredaram as mangueiras, alegando que a água não poderia ser usada. No entanto, a atuação do Batalhão de Proteção Ambiental com os técnicos da Semarh visa coibir novas ações similares, e aumentar o encanamento na área, com a instalação do segundo carregamento de tubulação metálica adquirida por meio de parceria com a Petrobrás. De acordo com Casado, a nova tubulação já se encontra no local.

Napoleão Casado afirmou que, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), serão perfurados e recuperados 27 novos poços com dessalinizadores em pontos levantados antes da situação atingir o ápice emergencial.

Nesta terça-feira, também foi discutido a aplicação de R$ 10 milhões cedidos pelo Ministério da Integração para serem utilizados pela Defesa Civil com a finalidade de prevenção de desastres naturais. Segundo representantes da Defesa Civil, o recurso será aplicado em um programa intitulado Água é Vida, que está de acordo com as especificações legislativas impostas pelo Ministério.

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas; o deputado Isnaldo Bulhões, além de representantes do Banco do Nordeste Brasileiro, Banco do Brasil, da Associação dos Produtores Rurais e da Associação dos Quilombola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)