quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Professores da rede municipal de ensino dependem da ultima parcela do mês de Dezembro para saber se receberão ou não rateio.

Estimativa feita pelo SINDSCAN e Conselho Municipal do FUNDEB indicam esta possibilidade.

Por: Marcio Martins

Será que vai haver rateio este final de ano? 

Esta é a pergunta que não quer calar e tem deixado os professores efetivos da rede municipal de ensino na expectativa, no entanto, parece que os educadores terão que esperar para o próximo ano, ou seja, aguardar para saber como o novo prefeito irá gerenciar as sobras dos 60% do FUNDEB que serão depositadas na conta da prefeitura municipal no decorrer dos próximos quatro anos.

Mas enquanto este futuro tão próximo não chega, dias antes do término do mandato do atual prefeito José Hermes de Lima, o SINDSCAN em reunião conjunta com o Conselho Municipal do FUNDEB analisaram os balancetes emitidos pelo Banco do Brasil e confrontaram receitas e despesas decorrentes de Julho a 20 de Dezembro/2012 e puderam concluir que não há sobras a serem rateadas devido as constantes quedas no repasse do FUNDEB, havendo meses que as despesas ultrapassaram a receita, ocasionando sua devida compensação dos meses subsequentes em que a receita foi maior, no entanto, nem tudo está perdido visto que ainda haverá uma parcela do FUNDEB a ser repassada ao município e sendo assim, existe uma grande possibilidade deste dinheiro ser rateado, já que os dois repasse deste mês, nos dias 10 e 20 aparentemente cobrem a folha de pagamento e complementam o saldo negativo anterior.

Cabe agora ao prefeito Zé Hermes que este ano entrega as chaves da prefeitura municipal garantir mais este dinheirinho extra na conta dos educadores canapienses. 

A expectativa é que até o dia 31 todos os servidores municipais tenham seus vencimentos garantidos, inclusive o 13º e o pagamento do mês/Dezembro ainda pendente.

Rateio do estado

Enquanto os professores da rede municipal de ensino sonham em receber o famoso rateio, quase sete mil educadores da rede estadual começaram a receber nesta quinta-feira (27) quase três salários a mais fruto da sobra.

3 comentários:

  1. Seria interessante o Sindscan junto a este veículo de informação nos passar dados mais precisos com valores que são utilizados nestes cálculos para base de sobra do rateio. Por exemplo, no primeiro semestre quanto a prefeitura usou e quanto sobrou, para assim, compararmos com o segundo semestre, pois pelo que sei, o primeiro semestre eles dizem que pagam a nós 13º salario e 1/3 de férias embutido... Ok, como isso já foi pago qual seria o gasto do segundo semestre e quanto seria nossa sobra já que no primeiro semestre entrou R$6.299.935,88 e recebemos um rateio gordo, 13º e 1/3 de férias... A agora que no segundo semestre a verba foi de R$5.175.953,63 e não há necessidade de pagar 13º e 1/3 de férias, por que ainda existe a possibilidade com um montante da peste deste não ser pago o nosso rateio? Quem compreendeu minha postagem também querer uma explicação e quem não entender vai postar aqui só para me esculhambar, mas quanto a isso já estou acostumado... Quem tiver dúvidas de onde tirei estas cifras é só clicar no link do banco do Brasil que diz tudo
    https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio Malta, a principio foi pensado nesta possibilidade antes da matéria ser publicada, mas como ainda há uma parcela deste mês a ser repassada, deixei para apresentar a tabela de valores com receita e despesa para quando os recursos forem repassados, pois só assim poderemos fazer as contas e ver se haverá ou não sobras. Quanto ao comparativo que tu fizeste, podemos observar que houve uma queda superior a 1 milhão e 124 mil, portanto dar pra ver nitidamente que seria exatamente este valor que poderia ser rateado, dando um total de mais de 5 mil para cada professor como aconteceu no 1º semestre. Portanto, só em compararmos estes valores concluimos de cara que dificilmente haverá rateio. Em todo caso obrigado pela sugestão e pela interação.

      Excluir
  2. Ok, então esta parte que consta as tabelas com valores ainda será publicada? Entendi, mas antes de mais nada comparando situações e valores por este site do Banco do Brasil em relação a 2011 com 2012, pude perceber que primeiro semestre entrou somas significativas e no segundo semestre houve decréscimo em mesma proporção, e pelo que me consta foi pago rateio em duas parcelas... Então por que será que em 2012 tem que ser diferente? Acho que para responder a este questionamento só os valores aqui postados e comparados. Então vamos aguardar!

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)