terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Taturana: treze envolvidos são condenados. Veja a lista

Pena será perda de cargo público e devolver dinheiro aos cofres.

Por: Cada Minuto

Uma força-tarefa do Tribunal de Justiça de Alagoas, formada pelos juízes Manoel Cavalcante, Gustavo Souza Lima, Carlos Aley, Alexandre Machado e Andréa Avancici, criada em março de 2012 para julgar acusações contra crimes ao erário e corrupção, condenaram, em 1º grau, vários réus do processo proveniente da Operação Taturana, com a perda do cargo público e devolução do dinheiro ao erário.

Ao todo foram cinco sentenças, entre elas a que julga ações de improbidade impetrada pelo MP em face a realização de empréstimos fraudulentos nos Banco Rural e Bradesco.

Entre os condenados estão; O atual prefeito de Maceió, Cicero Almeida, os deputados estaduais, João Beltrão, Nelito Gomes de Barros, os deputados federais, Arthur Lira e Paulão, o presidente eleito do TC-AL, Cicero Amélio e os ex-deputados; Maria José Viana, Adalberto Cavalcante, Dudu Albuquerque, Fernando Gaia, Celso Luiz e Marcos Ferreira.

Em todas as sentenças cabem recursos, e a devolução do dinheiro e perda do cargo público só se dará após o julgamento em segundo grau.

Força Tarefa

A força tarefa criada para julgar 343 ações de improbidade administrativa foi encerrada hoje, com o fim do mandato do atual presidente do TJ-AL, Sebastião Costa, e deve ser retornada, com outra composição, pelo próximo presidente do TJ-AL, José Carlos Malta.

Durante o julgamento das ações foram feitas parcerias coma Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, MP de Contas e da União, ale, da Procuradoria Regional de Justiça.

O que foi a Taturana

Eram aproximadamente cinco horas da manhã do dia 06 de dezembro de 2007, fazia pouco tempo que a Polícia Federal estava sob nova coordenação e o que parecia ser uma quinta-feira qualquer era na verdade o início de um novo capítulo na história recente de Alagoas.

Já na primeira coletiva, o superintendente José Pinto de Luna e o delegado responsável pela operação Janderlier Gomes, começaram a explicar que as investigações apontam desvio de R$ 302 milhões dos cofres do Legislativo.

No final de março de 2008, em decisão inédita e histórica, Antonio Sapucaia determinou o afastamento do mandato de 10 deputados indiciados pela Operação Taturana.

O Procurador Geral de Justiça Coaracy Fonseca e o desembargador Antonio Sapucaia passaram então a receber ameaças de morte . O delegado Janderlier Gomes, em um trabalho desgastante, entregou o inquérito a Justiça, nele está contido, de acordo com a PF,provas irrefutáveis, gravações telefônicas, documentos , todas as comprovações necessárias sobre o esquema.

O inquérito, presidido pelo delegado Jandelyer Gomes, teve como resultado 111 indiciados, entre eles um conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados, 11 ex-deputados, dois prefeitos, três secretários municipais, cinco candidatos nas últimas eleições, seis bancários, 30 funcionários da ALE e 10 familiares de políticos.

18 comentários:

  1. qnd se trata de celso ninguem comenta?ta ai? e agora canapi so tem bandido mesmo...aff..ninguem presta nao!!!!e agora a mulher no tribunal de contas...parece piada..

    ResponderExcluir
  2. pelo amor de deus!! e um homem desse ainda vai assumir a prefeitura?oh alagoas sem lei!!!!bota td na cadeia...o atual o q vai vir...td ladrao

    ResponderExcluir
  3. E agora como ficará o município sem prefeito? terá segunda eleição?

    ResponderExcluir
  4. va esperndo kkkkkkkkbaba ovo dia premeiro de janeiro voce vai ver a nova eleicaokkkk dali 15kkkkkkk e nos na fitakkkk tar nervoso tome chakkkkk dali 15kkkk

    ResponderExcluir
  5. a eu seio quer e dor de perder a mamada ja erakkkkkkkso ser ver gente chora ai meu deus perdi meus 2 mil como vai ser va trabalhar vagabundokkkkkvoce vai ver um prefeito de vergonha em canapi aguade pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh idiota..pq ele nao e besta...vai ficar com os 2 mil pra ele e so te da 100...vai estudar idiota!!kkkpq eu fico sem meus 2 mil mais tenho estudo e tu?

      Excluir
  6. Kkkkk...sonho seu que canapi vai ficar sem prefeito...amanhã o prefeito será diplomado, e quem achar ruim faça que nem algum anônimo disse aí...vá embora!!! Canapi tem prefeito eleito e vai ser um dos melhores prefeitos do estado!!! Celso Luiz...esse eh o nome!! Prefeito de Canapi/al

    ResponderExcluir
  7. voce vai fica querendo outra eleicaokkkkkkkkkkko coitado .

    ResponderExcluir
  8. a eleicao vai have pra marcio do coselho tutele por quer ele so tevi 3o votokkkkkk quer vergonha assim mesmo aida ser acha o dono da ultima bolacha do pacote kkkkkkkkcade os amigos quer votarem em voce pra o concelho sinal quer nao querem maies voce ser liga bicho kkkk.

    ResponderExcluir
  9. nao entendo como um juiz condena e outro da posse...terra sem lei!!

    ResponderExcluir
  10. Ele so n assume se for condenado de segundo grau !!! Por enquanto ele assume sim, caso contrario quem assume é o presidente da câmera eu acho ou o vice-prefeito !

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkk, condenação que ninguem é preso e multas que ninguem paga, piada essa nossa justiç

    ResponderExcluir
  12. NOSSO POVO EM CANAPI FICA NA ANCIEDADE, POR UM MOTIVO ACHAM QUE A JUSTIÇA NA CAPACIDADE DE VARIOS ACONTECIMENTO SUJE EM MANAEIRA LEGAL MAIS COM OS DIREITOS DE DEFESA SUJA O PREVILESIO DE UM CARGO DE COMANDANTE AO EXERCER O CARGO DE SUPREMO FEDERAL NÃO SE TORNA EM VIGOR E MUDA A REGRA EM MENOS TÃO POUCO TEMPO REU FAIS SUA VITÓRIA COM GRANDES ALEGRIAS............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff.ninguem entendeu nada q tu falou...vai estudar analfabeto..

      Excluir
  13. O que tem de analfabeto aqui que nunca foi na escola, ou até mesmo foi mas passou aos empurrões e que agora quer um empreguinho é resenha demais! Homem vão estudar, se informar, adquirir conhecimento ai sim vc vem aqui e se coloca com coerência! Esse ai deve ser um cabra de Forquilha que nem estudou e que anda falando que vai ser vive diretor da Escola de lá... Só pode ser mesmo! Ê Canapi Amada de gente sabida! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. T Ú DEVE SER AQUELE BABA QUE TÁ MAIS APERRIADO ,É DA TUA CONTA . ACASO TU NÃO SABE QUEM ERA O VICE , ERA UM CARA APONTADO SABE COMO ;É MELHOR DEIXAR VC IMAGINAR COMO. QUER UM CONSELHO CUIDA DA TUA VIDA E TRATA DE ESQUECER DA DIERAMA QUE VC GAMHAVA JÁ ERA , VA TRABALHAR SE QUISER GANHAR DINHEIRO,CHEGA DE MAMADA. E NÃO FALE DE QUEM VC NÃO CONHECE.TU TÁ E SE RUENDO DE INVEJA NÉ, MAS CALMA LOGO TU SABERÁ COMO TUDO VAI FUNCIONAR,E COM A GRAÇA DE DEUS SERÁ SÓ VITÓRIA...SEMPRE...AMÉM...

      Excluir
  14. Eu acho interessante,ZÉ HERMES É GABIRU...Tirou dinheiro da gente aqui de CANAPI e vcs ñ verem isso.....kkkkkkkkkkkkkk....E quanto a Celso nada comprovado.

    ResponderExcluir
  15. Viva o judiciario de alagoas, se min perguntar oque gostaria de presente de natal, consertesa respoderia! Cadeia para celso taturana e para ze herme gabiru. ro,ro,ro
    feliz natal a todos canapien-se
    M....... Lima

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)