quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO POVOADO TUPETE SOFRE COM FALTA D’ÁGUA E DE MORADIA

Moradores reclamam de abandono do poder público.

Por: Marcio Martins

Mais uma vez a história se repete com a chegada da seca, é o gado que começa a morrer de fome e de sede, os incontáveis prejuízos na lavoura e sobre tudo a falta d’água. Sem chuvas há mais de 04 meses os agricultores não sabem mais o que fazer, pois não tem como plantar e muito menos colher.

E assim como em diversas localidades por este país a fora, a comunidade quilombola do povoado Tupete em Canapi, vem passando por sérias dificuldades, principalmente com a falta de água e moradia, várias cisternas de placas do programa água para todos do governo federal foram construídas na comunidade, mas sem chuva o que se ver são apenas restos de areia que se acumulam no fundo dos reservatórios.

No povoado existe uma Associação de moradores e ao lado um grande reservatório com capacidade para mais de 40 mil litros de água, no entanto, o único carro pipa que abastecia semanalmente a região, fruto de um programa federal, teve seu contrato encerrado e não há garantia de renovação, para piorar, não há abastecimento por parte do poder público local.

Na associação funciona uma turma do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com aproximadamente 20 crianças, que assim como os adultos sofrem com a falta deste liquido absolutamente essencial para a vida, com é o caso da água. 

Outra grande preocupação dos moradores diz respeito a uma barragem existente na comunidade, isso porque mesmo que venha o período de chuva não há como armazenar água, uma vez que a mesma encontra-se aterrada. 

Tal situação chegou ao conhecimento do então secretário de transportes do município Vavá Mariano através do grupo de mulheres da comunidade, no entanto, o mesmo alegou que a máquina estaria quebrada, fato que segundo os moradores não seria verdade, pois teriam visto esta mesma máquina a serviço de um vereador dias depois.

Apesar dos problemas enfrentados por todos os moradores da comunidade, muitos não denunciam e não procuram se reunir para discutir o problema por medo de repressão, pois os que tem emprego, temem ser mandados embora e os demais de não receber as feirinhas que são entregues uma vez por ano na semana santa e a cada dois anos durante o período eleitoral, quando políticos da região vão a comunidade enganar os eleitores e iludilos com brindes e obrigações que deveriam cumprir durante todo o mandato.

A falta de moradia também é outro grande problema dos quilombolas, muitos ainda residem nas perigosas casas de taipa. Uma moradora que não quis se identificar chegou a nos mostrar sua antiga cozinha que havia desabado meses atrás e que por sorte não havia ninguém no momento do desabamento.
Reprodução
Este também foi um dos pontos que levaram o grupo de mulheres a recorrer ao poder público municipal, desta vez ao secretário de finança do município, irmão do prefeito José Hermes de Lima, que afirmou que pouco poderia fazer uma vez que no município não havia uma política de habitação e que o único projeto que iria ser implantado no município neste sentido, que seria a construção de unidades habitacionais não sairá do papel, no entanto, na ultima terça-feira (17) o secretário de obras do município esteve na comunidade, mas precisamente na casa em que a cozinha havia desabado, fazendo toda a metragem e o orçamento para a construção de uma nova moradia.

Neste mesmo dia o valente grupo de mulheres esteve na câmara municipal protocolando uma audiência com os vereadores para juntos buscar soluções efetivas para tentar resolver os problemas da comunidade.


Diante desta luta travada pela comunidade quilombola do povoado Tupete o Blog Canapi Agora se colocar a disposição de todos os canapienses e deixa um recado para as autoridades políticas deste município:

“Ignorar um direito legitimo dos cidadãos é uma violação aos princípios democráticos e de direito previstos na Constituição Federal, por esse motivo, qualquer repressão, perseguição ou omissão serão aqui denunciadas e posteriormente levadas à justiça. Portanto! Atentem a solução dos problemas dos cidadãos deste município, responsáveis por colocá-los nos referidos cargos que hoje ocupam para defender os direitos do povo e não do político que dizem representar”

9 comentários:

  1. EU DIGO EM MINHA RESPONSABILIDADE,O TEMPO E AGORA. O PREFEITO OS VEREADOR E DE MAIS LIDERANÇA POLITICA FAZER DE MANEIRA CORRETA DE AJUDA A FAMILIA SERTANEJA A QUAL SEMPRE NA EPOCA DA ESTIAGEM QUANDO SE PROLONGA A FALTA DE CHUVA E OS RESERVATORIO DE AGUA SECA DEVIDO AO USO DE CADA FAMILIA.
    MAIS FICA ESPERANDO O CHEFE DE FAMILIA E PEDIR PARA QUE SEJA OMILHARDO A FICA CARENTEMENTE SUBORDINADO A FAVOR EM TROCA DE VOTO.
    QUANTOS CARROS OS POLITICOS LOTARÃO DE GENTE PARA IREM PARA ESSA REGIÃO,PARA SE TORNA PRESENTE AS BOAS CONVERSA QUE ELES LÁ DIZIA AO POVO A LI PRESENTE E HOJE SE TORNA UMA AREA A ONDE O POVO NÃO E CONHECIDO NESTA EPOCA.
    HÁ UMA PRIMEIRA ESPERANÇA A DE DEUS. POIS AO UM PEDIDO FÉ O NOSSO POVO RECEBERÁ DAS MÃOS DO SENHOR ÁGUA NA TERRA PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  2. CIDADAO ANAPIENSE: como sempre eles so lembram do povo na epoca de politica, agora que o povo ta precisando mais eles finge que nao ta acontecendo nada, isso o povo tem que ve na hora que o canidato for pedir voto, isso acontece porque nas eleiçoes o povo vende o voto ai quando precisa do politico ele nao vai ta lar pra ajudar o eleitor, pois eles nao deve favor porque ele comprou o voto, e isso que acontece com quem vende o voto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o sindicato rural o que ta fazendo? por que não procura ajuda junto as secretaria de agricultura e tantas outras do estado que podem ajudar? Ah, não traz benefício de ordem remunerativo para os bolsos de Marcinho né? Quanta falta faz um SINDICALISTA de verdade.

      Excluir
    2. Sinto muito por toda a situação de miséria que vivem esse povo, mas precisam mesmo é refletir o que tem feito todos os anos quando vendem seus votos a políticos corruptos por alguns trocados,sou eleitora deste município e todo ano de eleição fico indignada com tanta safadeza do povo, só elegem quem tem dinheiro para gastar, enquanto outros cheios de boas intenções e disposto a trabalhar em prol de melhorias são passados para trás, as digo bem feito mesmo precisam aprender analizar quem realmente merecer se eleger.

      Excluir
  3. O QUE TÁ FALTANDO É OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA NÃO MINHA.

    ResponderExcluir
  4. Bal, Vereador Nandinho, você sempre fala que a comunidade do Tupete está com você, então mostre sua força agora... diga pra que veio...

    ResponderExcluir
  5. cidadao canapiense: e isso ai bal, tem que cobrar e chaga de promessa de politico picareta. valeu macio pelo o blog vc ta de parabens.

    ResponderExcluir
  6. Boa iniciativa da comunidade do Tupete;mais será que vai ter efeito positivo? Cadê o vereador urso biano e nandinho que abocanharam os votos de lá,porque não fasem alguma coisa? esse ano têm eleição aí eles irão lá comprar voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Tupeteira com muito orgulho , e quero dizer que nao é como dizem e pensan nao. Nosso povo é justo e unido. Existiu os que votaram em Urso e em Nandinho, nao conheço os motivos ,Porem este ano exclusivamente estamos todos preparados votaremos no melhor para todo nosso municipio.la somos lideres quem manda é o povo.Politico enganador la nao tem vez e esses todos conhecem bem.Nao vai adiantar as promessas deles nossa conscientizaçao é nosso mestre. Tambem quero dizer que na camera todos os vereadores presentes nos receberam com muita gentileza e educaçao, e nos iremos voltar para combrar por nossos direitos sempre.

      Excluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)