quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VOTO CONSCIENTE NÃO É VOTO PERDIDO


Por: Redação com Prof. João Pereira Leite

Caro leitor e eleitor, este ano você estará elegendo o próximo prefeito e os novos vereadores da sua cidade. Você já pensou nas consequências que seu voto poderá representar para os demais habitantes do seu município? Pois é, se ele for para aquele candidato que tem compromisso com a população, tudo bem. Caso contrário, virá o arrependimento e uma espera de mais quatro anos para tentar corrigir a grande “besteira” que você fez.

Pois bem, você se diz esperto, inteligente, mas acaba entrando na onda de amigos e julgando os políticos como se todos fossem iguais, pense e reflita sobre o seguinte pensamento de Bertold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas”.

Nestas eleições em que há vários candidatos disputando o cargo de prefeito e vereador, gostaria que você fizesse uma reflexão, perguntando a si mesmo: quais os candidatos tem realmente compromisso com o povo, e qual tem compromisso apenas consigo mesmo. Vou te ajudar....

Quando iniciar oficialmente a campanha eleitoral, comece analisando primeiramente os seus planos de governo. Qual deles apresentará propostas realizáveis para o progresso e melhoria das condições de vida da população? Analise com bastante clareza aquele que realmente representará uma mudança e aquele que representará apenas uma continuidade. Se você acha que em seu município está tudo perfeito, não falta emprego, a educação é de qualidade, a saúde não precisa ser melhorada, as estradas estão bem conservadas, o futuro de seus filhos não será afetado, o município está crescendo e se desenvolvendo mais do que outros da sua região, então vote pela continuidade ou pela volta daqueles que já foram eleitos em eleições passadas. Caso contrário, vote pela mudança. Mas e daí, como saber quem realmente representará a mudança?

Comece pesquisando como é feita a campanha de cada candidato, se tem histórico de lutas em favor do povo, se compra votos, se já esteve envolvido em atos de corrupção/desvios de recursos públicos, se o candidato a prefeito financia a campanha dos candidatos a vereadores e se estes tem compromisso com o povo e não com o prefeito.  Não basta parecer bonzinho e diferente, é preciso ter vontade política para fazer a transformação de ideias em realizações concretas para a população.

Para finalizar, peço que você procure saber qual deles terá apoio de deputados influentes para garantir recursos para o município sem que para isso tanto o prefeito, quanto os vereadores tenham que vender os votos de seus eleitores. Analise seu plano de governo entre os diversos setores da sociedade, pergunte qual será o projeto mais viável para a valorização do funcionário público, para a melhoria do transporte, da segurança, da saúde, da educação, para a geração de empregos, para a habitação, para a recuperação das estradas, para o esporte, o lazer, a cultura, o turismo, o meio ambiente, para as mulheres e para os nossos jovens?

Muito bem! Se, depois de tudo isso o candidato que você escolher também não possuir ficha suja e nem usar boatos e mentiras para difamar seus concorrentes, então posso lhe garantir que seu voto será consciente, pois você não é um analfabeto político e se mesmo assim seu candidato não for eleito, tenha certeza que seu voto não foi perdido, pois o verdadeiro “voto perdido” é aquele que é dado a determinado candidato eleito que tinha uma excelente proposta de mudança, mas que depois de eleito abandona o povo e passa a integrar a parte podre da política.

10 comentários:

  1. HOJE, ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE FAZER A LEITURA INTEGRAL DESSA POSTAGEM. PORÉM TENHO, ANTES DESSE MOMENTO, REFLETIDO E PERGUNTADO SEMPRE:COMO AS PESSOAS NÃO APRENDEM, NÃO SABEM O PODER DA MEMÓRIA, NÃO SABEM O REAL PODER DO SEU VOTO? ME DECEPCIONO A CADA DIA QUE PASSA AO VER PESSOAS QUE EXERCEM O PAPEL DA MULTIPLICAÇÃO DO APRENDIZADO HUMANO, SE "LAMBUZAREM" NO UNIVERSO SUJO DA POLÍTICA DESSE PAÍS. NÃO É POSSÍVEL QUE AS DURAS REALIDADES, AS CONVIVÊNCIAS, AS INFORMAÇÕES, OS POSSÍVEIS ARREPENDIMENTOS NÃO SEJAM SIGNIFICATIVOS PARA PROMOVER O APRENDIZADO POLÍTICO AO ELEITOR. SOU ELEITOR, VOTO, TENHO ANALIZADO E PERCEBIDO QUE A DEGRADAÇÃO POLÍTICA, A CORRUPÇÃO, A MISERABILIDADE QUE CADA MUNICÍPIO, ESTADO, DF OU NAÇÃO TEM VIVENCIADO, TEM SUA REAL ORIGEM EM CADA UM DE NÓS. VEJAM O QUE O JN NO AR MOSTROU ONTEM NO JORNAL NACIONAL: ALAGOAS COM AS SUAS MAZELAS EM NOTAS NO SISTEMAS EDUCACIONAL. DEVEMOS SABER E ADMITIR QUE SOMOS OS REAIS CULPADOS POR TUDO ISSO, PELOS PÉSSIMOS ÍNDICES EM VÁRIOS SEGUIMENTOS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS,QUE O NOSSO ESTADO QUE, LAMENTAVELMENTE TEM SE DESTACADO. AINDA TEMOS POLÍTICOS QUE PROMOVEM A PROGRESSÃO DO CORONELISMO, DA DITADURA, DO "CURRAU" PARA ELEITORES. É LAMENTÁVEL TER QUE ESTÁ, CONSTANTEMENTE, OUVINDO AS MESMAS PALAVRAS DE POLÍTICOS E ELEITORES QUE NÃO BUSCAM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, O PROGRESSO, A RESPONSABILIDADE DE UMA NAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. pra quem nao tem emprego 20,00 reais vale um voto,hahaha

    ResponderExcluir
  3. A JUVENTUDE ATRAVES DA INTERNETE VEM ACONPONHANDO O MAU E ENVOLVIDOS POLITICOS A QUAL TENTA ENGANAR DE FORMA IRREGULAR O ELEITOR PENSSANDO QUE A INFORMAÇÃO NAÕ CHEGOU NA SUA CASA OU SEU PAI E MÃE NÃO SAÕ CONHECERDORES DA VERDADE.PUBLICADAS NOS JORNAIS OU RADIO TELEVISÃO.
    TODOS NÓS DE CANAPI SOMOS AMIGOS,NÃO SE ADIANTA ESCONDER A VERDADE PELO FARTO QUE SE ACONTECER DE ERRO DE CADA UM .
    QUE FAÇA VALER A RESPONSAILIDADE DE CADA UM PARA TRAZER NESTA CANPANHA O MELHOR PREFEITO E OS MELHOR VEREADORES.
    NÃO ACEITE A COMPRA DO SEU VOTO OU TROCA POR UMA PROMESSA ENGANOSA OS INCONPETENTE ESTÃO COM A FALCIDADE..

    ResponderExcluir
  4. è meus amigos de canapi fico triste saber que boa parte da populaçao vota por dinheiro sou de canapi mas moro hoje em sao paulo,vcs quer mesmo coloca celso na prefeitura olha ele vai abandona canapi,e canapi vai volta para o atraso olha teo vilela apoia ze mariano veja o teo coloco ordem em alagoas o crime diminuiu ele junto com ze mariano vai trazer o proguesso pra canapi,ou vcs prefere o governo de celso que que ser o manda chuva pense bem e dia 7 vamos deixa canapi todo azul dali 45.celso fora de canapi va pra suas fazendas em santa brigida ba deixe o povo de canapi vota democratico nao por 20 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o celso for eleito vai voltar a epoca da chibata ele e seus parentes
      vao querer colocar cabresto e perseguir
      inocentes e a população que voto contra
      eles o tempo dos coroneis nao deve voltar vamos pensar de uma forma mais inteligente nao a violencia meu povo.

      Excluir
    2. realmente dá pra notar que vc tá no munda da lua , pois esse governador não fez nada por Alagoas !!!

      Excluir
    3. Teo colocou ordem em quê mesmo, esse anônimo deve ser um alucinado sem noção, vc não lê ou é doido, o desgoverno de Teo Vilela foi o que mais motivou a violência, Alagoas é o estado que mais mata no mundo, o analfabetismo predomina e a saúde? E vc com essa idéia faraônica que Teo botou ordem só sendo um alucinado mesmo, acho que saiu de Alagoas porque os manicômios estavam lotados e fosses buscar uma vaga em SP, o remédio que o psiquiatra receitou não fez efeito, é pra se las... uma coisa dessa.

      Excluir
  5. os eleitores de Canapi tem que renovar as caras na camara municipal vamos eleger a turma jovem para modificar o quadro ideias novas com visao futurista
    os vereadores de sempre nao ja mamaram de mais
    temos que eleger vereadores com ideias novas que queiram mudar de verdade Canapi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anonimo concordo um exemplo de candidata a vereadora e a jovem filha de Valderedo que e um exemplo de juventude em nossa cidade esforçada
      e trabalhadora uma força para cidade

      Excluir
  6. BOA EXPRESSÃO.E VAMOS ESPERAR O NOSSO POVO VOTA PARA QUE SE TEMOS A VITORIA DE UM PREFEITO E QUE TODOS VEREADORES SEJA NOVATO EM BUSCA DO ESCLARECIMENTO DO BOM TRABALHO PELO POVO QUE FOI SEMPRE ENGANADO POR NOVE VEREADORES.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)