quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Canapi completa hoje 50 anos de emancipação politica


O Blog Canapi Agora  parabeniza a todos os canapienses pelos 50 anos de emancipação política do nosso municipio ao que deseja muita paz e desenvolvimento com responsabilidade social.

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA 

Canapi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2004 era de 16.669 habitantes, quem nasce em Canapi é canapiense, é relativamente novo e teve origem em uma propriedade denominada Cavalo Morto, pertencente a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda situava-se onde hoje está a prefeitura.

Em 1948 começaram os primeiros movimentos relacionados à formação do núcleo habitacional no lugarejo. Destacava-se Joaquim Tetê, considerado como o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele.

Na mesma época, chegou a Canapi, Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano. Foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado.

Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Então, Joaquim Tetê resolveu batizar sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi feita para ser um pequeno hotel. Em 1956 houve a construção da igreja reformada e ampliada em 1970 - que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade.

O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. Em 1962, Canapi conseguiu autonomia administrativa.

7 comentários:

  1. Parabens Canapi,e que o nosso amanhã seja de muita prosperidade, amor e paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS CANAPÍ;AGORA PENSE NUMA FESTINHA MICHURUCA.O ANO QUE VEM TEREMOS UMA FESTA DE VERDADE COM CELSO LUIZ NA PREFEITURA,15 NELES MEU POVO.

    ResponderExcluir
  3. Parabens minha Canapi !!! Estar muito jovem ainda... rsrs.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA TERRA COM GRANDES MONTES SERRANOS E PAISAGEM FRORESTAIS VERDE PELA CHUVA QUE DO NOSSO UNIVERSO VEM E NOS TRAIS O SOL COM O BRILHO E O SEU CALOR SE FAZENDO AS AVES E ANIMAIS FELIZ A VIDA DE TODOS NÓS COM A IMENSA FELICIDADE.
    TODO POVO UNIDO CANAPI COMPLETANDO SEU 50 ANOS E PANSSANDO O TEMPO POIS NADA SE PODER PARA. O BOM E FESTEJA E ESPERANÇA NOVAS CANAPI SEMPRE TERÁ.
    PARABÉNS A TODOS NÓS E VISITANTES QUE EM CANAPI SE FAS PRESENTE...
    50 ANOS PAZ ALEGRIA E FELICIDADES

    ResponderExcluir
  5. Canapienses burros, 50 anos se passarão e vocês ainda com o acesso sem asfalto. Mobilizem-se pessoal, mostrem que vocês são cidadões, protestem mais, fechem rodovias, exijam seus direitos, pois quem não exige....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto em desapontá-lo caro anônimo, burros não somos, acomodados seria uma palavra menos ofensiva, mas confesso que estou surpresa com sua preocupação, una-se a nós em 2013 para o protesto ser melhor aproveitado, percebo que visitas com frequencia nossa cidade, de qualquer forma, ofensivo ou não , seja sempre bemvindo.

      Excluir
  6. CARO AMIGO A VOCÊ O MEU RESPEITO,MAIS NÃO MERECEMOS ESSA FRASE QUE A NÓS CITOU.
    VEJA EU NASCIDO EM CANAPI MAIS FICAMOS EM NOSSO MOMENTOS DE ESPERA POR VARIAS PROMESSA DE GOVERNADORES,SENADORES E VARIOS DEPUTADOS E NADA DE RESPONSABILIDADE.
    MAIS ESTAMOS AGUARDANDO UM PREFEITO QUE VEM NOS FORTALECER EM UMA RESPONSABILIDADE EM UM APOIO PARA A CERETEZA DA BOA ADMINISTRÇÃO. E CASO ELES NÃO COMEÇA DENTRO 90 DIAS. QUERMOS UM APOIO DA POPULAÇÃO PARA SE FAZER UMA ESTRADA MUNICIPAL E DEIXANDO A O TRECHO BR CARIE A CIDADE DE CANAPI NADA DE CIRCULA OS CARROS POR ELA.
    VAMOS UNI EM UMA FORÇA E FAZER O MELHOR NÓS ACREDITAMOS EM UM AMANHÃ MELHOR

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)