quarta-feira, 26 de março de 2014

Professores vão a justiça contra o prefeito Celso Luiz acusado de perseguição politica.

Educadores não retornaram das férias e aguardam um posicionamento da justiça para voltar a trabalhar.

Por: Redação
Crédito: Arquivo
Atualizada em 27/03/2014

Não se fala em outra coisa nas rodas de conversas entre os profissionais de educação do municipio. Mesmo com a belíssima reforma das escolas Tancredo Neves e João Vieira Maciel, o foco principal das discussões tem sido mesmo a perseguição politica marcante do governo municipal contra um grupo de professores do povoado furquilha deste o inicio da gestão, quando boa parte do grupo teve que deixar suas residências e fazer morada na cidade para onde foram transferidos sem qualquer justificativa legal que descaracterizar-se perseguição.

Mas apesar da revolta sentida pelos educadores, um acordo foi firmado entre o grupo e o Secretário Municipal de Educação, que durante todo o ano letivo de 2013 disponibilizou o transporte exclusivo para os educadores e outras garantias. O problema é que logo no inicio deste novo ano letivo, quando tudo parecia resolvido a perseguição ganhou um novo capítulo, isso porque os mesmos professores foram comunicados que dariam aulas em novas localidades, desta vez, voltando para a zona rural, só que em comunidades bastante afastadas da cidade e de difícil acesso, afinal, em 2013 apesar da transferência, um único veículo transportava todo o grupo da zona rural para a cidade, só que desta vez um foi lotado na Serra do Exú, outro para o Capiá, outro na Cova do Casado ... e por ai vai! Indignados os professores constituíram advogado e entraram na justiça contra a atitude do gestor.

A discussão sobre o problema enfrentado pelos educadores chegou ao Sindicato da categoria que em nota enviada a redação deste blog repudiou veementemente a atitude do atual gestor, lamentando profundamente que em pleno século XXI ainda existam resquícios de coronelismo por parte de pessoas que se acham os donos de um tipo de poder que para eles é"eterno".

Quem também compartilhou do problema foi o vereador Aloísio Basílio que constantemente vem denunciando na tribuna da Câmara Municipal as injustiças cometidas contra os educadores, que entre eles estão sua filha e seu genro. "A maneira brasileira de se trabalhar a política concentra muitos poderes nas mãos do poder executivo, que por meio de seus administradores, podem cometer vários abusos. Um deles é o abuso de poder, que apesar de ser tolerado, é enquadrado no nosso direito como improbidade administrativa. Quem é servidor público, ligado por meio de concurso à administração pública, muitas vezes se sente receoso em demonstrar suas opiniões, por medo de ser perseguido. A mais covarde das formas, se traduz na remoção: transferência da localidade de trabalho do funcionário, para outra de difícil acesso, ou que fique distante de sua residência. Esses educadores que trabalhavam no povoado furquilha e de lá foram removidos tinham em torno de 8 ou 9 anos e outros por mais de 15 anos de trabalho. O que esses professores fizeram? não sei, será que é por que não concordam com administração do gestor, não votaram nele ou em algum parlamentar ligado ao próprio gestor? Ora! vivemos em um país democrático e devemos buscar nossos direitos, o interessante é que foram removidos os mesmos servidores do ano passado onde os mesmos trabalhavam em forquilha, será que lá não tem vaga para eles, por que? -  Indagou o vereador durante seu pronunciamento na tribuna durante mais uma sessão ordinária da Câmara realizada na ultima terça-feira (25). 

Além do sindicato e do vereador Aloísio, o ex-prefeito Zé Leôncio ao ouvir as denuncias do edil, quando presente a uma sessão da Câmara que discutia a aprovação de um projeto de lei que visa instituir o Dia Municipal da pessoa com deficiência, comentou que discordaria se estivesse ocorrendo isso, pois segundo o ex-prefeito tal atitude não acontecia nem no tempo em que o mesmo era prefeito, quando não havia tantas vias de acesso a informação. Disse que o prefeito Celso Luiz não concordaria com isso, mas que se estivesse acontecendo, isso estaria errado.

Para os educadores, toda perseguição sofrida tem por incentivador o vereador Arnaldo Barbosa, que teria conseguido tira-los da escola onde eram lotados durante a antiga gestão, passando a direção para sua filha e empregando seus correligionários.

Conversa vai, conversa vem, ação vai, ação vem, quem deve mesmo decidir o problema é a justiça, que nos próximos dias deve tomar uma decisão. Enquanto isso, os professores seguem em casa e as crianças sem quem os ensine. 


Direito de resposta
Diante das denuncias apresentadas fica o Blog Canapi Agora aberto a publicar na integra a versão dos fatos por parte da administração municipal ou de qualquer pessoa citada na matéria.



21 comentários:

  1. Perseguição desde o início? Interessante que quanto menos são os problemas no município mais estão caçando fatos para falar aqui. Cadê as obras? Por que não falar de tudo que foi feito na educação? Ninguém, ninguém é perfeito, e você Márcio como religioso sabe disso, devemos reconhecer nossas boas e más a atitudes, e este blog tem uma força sem tamanho para isso. Esses professores já se intrigaram desde o início da gestão, é visível para qualquer um que não havia clima de trabalho na escola onde trabalhavam, na Ananete Cavalcante em Forquilha, eles mesmo admitiram isso, que seria melhor a transferência, e o que prefeito bobalhão fez? Bobalhão sim, por que esse prefeito deu todas, todas as condições de trabalho a eles, de alimentação até transporte, reconhecendo que a mudança poderia ser um fato um tanto chato, mas ele fez isso pelo bem. Ah, e por que o bobalhão? Por que o que vimos foi esse professores fazendo de tudo contra o prefeito, causando fatos para derrubá-lo, pensando apenas na política, na reconquista do poder, onde eles estão na frente de toda manifestação, empurrando o grupo de professores do município, indo na onda deles, e eles pensando apenas no próprio nariz. E o que aconteceu esse ano? O prefeito viu essas ações e cortou todos os benefícios como transporte que era dado e a alimentação, e fez a transferência desses professores para onde havia necessidade, e isso o prefeito tem toda liberdade de fazer já que eles são funcionários do município de Canapi e não do povoado Forquilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hen hem queridinho Paulo... Como você se mostra informado e entendedor desse assunto né? No mínimo é mais um daqueles que chumbetam a todo custo o prefeito a procura de benefícios. Crie vergonha na sua cara, e páre de falar de coisa que você não sabe! Nunca esses professores estiveram intrigados de ninguém pra você ver nisso um motivo, nunca que eles admitiram que está longe de suas casa, de seus filhos seriam melhor, nunca que esses professores pensaram em derrubar seu amado prefeito, apenas lutaram pelos seus direitos que o mesmo os tomou!Nunca que esses professores tiveram tudo que foi acordado na conversa, transporte sim, mas almoço no primeiro mês foi cortado por falta de pagamento do prefeito, inclusuve deve está inda hoje la pra pagar. Agora numa coisa eu concordo com vc: Seu amado prefeito de fato é um BOBALHÃO, não porque ele é o bonzinho, mas pq volta e meia vive escutando um b esta ou outro imbecil se deixando influenciar em suas decisões. Ele deve agir pela razão e deixar de agir pela emoção. E falar que eles sairam de Forquilha pra ir pros quintos dos infernos por necessidade? kkkkk Deixando no lugar deles um rebanho de contratados ineficientes? Você de fato tinha que ser chumbeta desse governo, provou que esse time é composto de gente leiga, incapaz e sem noção!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Paulo meu caro só me resta rir de vc, e desde de quando o que vc diz é verdade? que provas vc tem que foram eles que pediram pra serem transferidos da forquilha? Meu caro a perseguição neste caso desses professores é clara e óbvia, o prefeito bobalhão como diz vc quando cumpriu e até onde cumpriu com suas obrigações fazia porque era obrigação dele oferecer difícil acesso, já ouviu falar nissso? que difícil acesso se dar quando o servidr é removido pra uma localidade longe? Ah não podemos esquecer vc sabe também que ele fez as remoções a pedido do vereador arnaldo barbosa de Forqilha? tadinho se submeteu a isso pra satisfazer os caprichos da filhinha, e quanto a necessidade que vc diz que há nas escolas pra onde esses professores foram removidos, e na forquilha tu já viu quantos professores contratados ocuparam os lugares desses 6 profisssionais? Meu caro definitivamente tu deve ser mais um puxa saco desse governo pra falar tanta mentira e defender o que não tem defesa, procure algo pra fazer deve ser desocupado demais pra tá defendendo uma causa sem razão dessas.

      Excluir
    3. Esse comentário é bem parecido com um carinha ali que esses dias foi nomeado secretariozinho como mérito de seu chumbetismo...Homi, vá cuidar de sua aposentadoria e deixe de falar besteira rapaz! E ainda chama o prefeito de bobo, cuidado não! Pra ele mudar de secretário de novo num custa não viu? Fique na sua! kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Maria Madalena Freitas Silva26 de março de 2014 às 08:17

    Meu Deus... A que ponto chegamos! são tantas as palavras de revoltam que me chegam, que nem sei reorganizá-las nesse comentário. como é que se perde o direito cidadão assim do nada heim? Quer dizer que optar democraticamente por um político ou partido agora é crime? Imagino como deve está o psicológico desses professores, imagino como estão essas escolas sem esses profissionais, imagino a cara de cinismo que estão esses políticos safados assistindo a tudo isso. Aonde CANAPI chegou! Morei ai a muitos anos e nunca se vi tanta crueldade e desvalor a um profissional como esse caso! Virou novela, cena de último capítulo. De um lado professores injustiçados, de outro políticos nojentos que se acham donos do poder,. E a justiça onde está? Só pode está sentada assistindo a esse capítulo cheio de emoções e angústias. Peço ao promotor, ao juiz dessa cidade que se faça JUSTIÇA urgentemente, não se pode ver uma coisa dessa acontecer e deixar impunes essas pessoas destruidoras de leis soltas não! Professores não desanimem, a justiça há de reorganizar isso ai!

    ResponderExcluir
  3. Que nojo desse governo! Quero acreditar na justiça, mas algo me impede!

    ResponderExcluir
  4. Só em Canapí mesmo pra isso ainda está acontecendo, como pode enquanto centenas de professores contratados muitos sem a escolaridade adequada estão em escolas trabalhando, esses profissionais de cargos efetivos devidamente de acordo com a lei ainda estão passando por esses transtornos. Cadê a justiça desse lugar?

    ResponderExcluir
  5. Maria de alcantantara26 de março de 2014 às 11:42

    O estilo é ditador mesmo soube que nem direito de resposta os vereadors de oposição está tendo, eita a ditadura voltou. e esse paulo sei não viu diz e se contradiz...

    ResponderExcluir
  6. O que há em Canapi, é uma situação horrível, dirigida por um prefeito com postura ditatorial, que trata o município e as pessoas como se fossem seus fantoches, zomba da Justiça e segue incólume.

    ResponderExcluir
  7. Orientação: Relotação e remoção de servidores estaduais*
    Ultima Atualização: 23/09/2010 às 15:31:05
    RELOTAÇÃO

    ocorre quando o servidor é movimentado com o cargo para outro órgão ou entidade do mesmo Poder e natureza jurídica, com ou sem mudança de sede.

    A movimentação do servidor para outra unidade deverá respeitar direitos do servidor, bem como o interesse da Administração Pública. Assim, o servidor estará sujeito a plano de cargos e vencimentos idêntico ao anterior.

    Causas. Dar-se-á a relotação, exclusivamente, nos casos de ajustamento de quadros de pessoal às necessidades do serviço público e de organização, extinção ou criação de órgãos ou entidades.

    A impossibilidade de se realizar a relotação. O servidor estável que não puder ser relotado será posto em disponibilidade remunerada, até seu aproveitamento.

    A redistribuição. Principais aspectos:

    Em casos de reorganização do serviço público ou ajustamento de quadros de pessoal pode se dar a redistribuição com efeitos de relotação ou com efeitos da disposição.

    A colocação à disposição deverá fundamentar-se no interesse da Administração Pública para atendimento de necessidades de serviços perfeitamente identificadas e para ocupação de cargo de provimento temporário (cargo em comissão).

    REMOÇÃO

    Remoção é o deslocamento do servidor para o âmbito do mesmo quadro, preenchendo-se claro de lotação. Essa possibilidade poderá ocorrer com ou sem mudança de sede.

    Modalidades:

    a) A pedido do servidor, para outra localidade, por motivo de saúde do solicitante, cônjuge, companheiro ou dependente. É exigida a comprovação por Junta Médica Oficial. Demonstrados os fatos, o servidor terá direito à remoção, dispensando-se a exigência de claro de lotação, ou seja, quando houver vaga aberta disponível.

    O primeiro claro de lotação que ocorrer posteriormente será preenchido pelo servidor removido. Outra hipótese de remoção a pedido se dá para acompanhar o cônjuge ou companheiro. Nesse caso, o servidor tem assegurada a preferência na remoção para o mesmo local em que outro for mandado servir.

    b) De ofício - essa última hipótese se refere aquela remoção ocorrida por determinação administrativa, independentemente da vontade do servidor, visto que a causa da movimentação é o interesse da Administração Pública. Não vamos nos esquecer que uma remoção sob esse fundamento, não pode encobrir vícios à impessoalidade (perseguições ou privilégios) nem à finalidade (atendendo-se interesse particular em vez de atender interesse público).



    *Augusto Dourado é especialista em RH

    ResponderExcluir
  8. Eita Canapi abençoada. Eu quero ver quando é que essa cidade vai ser vista como uma cidade de boas ações e não pelo o que vem sendo noticiado. Essa cidade já viu muitos dias melhores, pra hoje ser vista como a cidade das injustiças, da perseguição, do poder monopolizado. Reaja povo, faça o que se é pra fazer! Será que esses professores vão ficar só nessa luta? Será que a educação não enxerga isso como uma injustiça e que essa classe tem que unir-se? Será muito bom quando esses guerreiros ganharem a causa, porque serão o espelho pros outros. Pena que muitos concordam, mas ficam mudos, cegos e surdos com medo dese sistema opressor. Prefeito, devolva esse povo logo pra essa escola e acabe com essa palhaçada e der a eles segurança, apoio e deixe esse orgulho de lado. Quem sabe um dia eles não estejam com você diante de sua atitude agora? Espero que isso acabe logo, me dá nojo ver essa cidade só ser noticiada pelas injustiças.

    ResponderExcluir
  9. Passam-se dias e respostas não chegam! Já sei que professor nesse país é bicho lascado mesmo! Nem trabalhar decentemente mais se pode! Educação anda desprovida de apoio, sua moral anda desmoralizada e os malfeitores rindo da situação! JUSTIÇA, aja o quanto antes e mostre a esses coroneis que ainda se pode acreditar na lei!

    ResponderExcluir
  10. Fico triste com toda essa tortura! Canapi e um municipio pobre que sobrevive de ajuda do governo estadual e do governo federal, nāo temos industria, nāo tem insentivo da adimistraçāo, ou o administrador nāo tem competencia para atrair pequenas impresas para o municipio, porque como estar para um ditador ta otimo, se os cidadāos canapiense tiverse outra opiçāo consegui derrubar a ditadura exposta por tal ditador, sera que vai ser preciso foltar au ceculo quinze, muntar em um cavalo e gritar imdependecia ou morte? Acorda canapi, em 2016 vote serto vote limpo

    ResponderExcluir
  11. Art. 3° O artigo 18 da Lei n° 7347, de 24 de julho de 1985 –
    Lei da Ação Civil Pública – passa a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 18. Nas ações de que trata esta lei, quando a ação for
    temerária ou for comprovada má-fé, finalidade de promoção
    pessoal ou perseguição política, haverá condenação da
    associação autora ou membro do Ministério Pùblico ao
    pagamento de custas, emolumentos, despesas processuais,
    honorários periciais e advocatícios.(NR)”
    Art. 4° O artigo 19 da Lei n° 8.429, de 2 junho de 1992,
    passa a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 19. Constitui crime a representação por ato de
    improbidade ou a propositura de ação contra agente público
    ou terceiro beneficiário, quando o autor o sabe inocente ou
    pratica o ato de maneira temerária.
    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.
    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante ou
    membro do Ministério Pùblico está sujeito a indenizar o
    denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que
    houver provocado.

    ResponderExcluir
  12. Quero ver mesmo o que o juiz dessa comarca vai fazer, quero ver se pode ainda de fato acreditar nessa justiça tão desacreditada.

    ResponderExcluir
  13. PREPAREM A FESTA , porque a vitória está anunciada pelo Senhor Deus!

    ResponderExcluir
  14. Imagine como um professor que esta passando por isso vai encarar uma sala de aula? imagine o psicologico dele, em pleno século XXI algo dessa natureza ainda esteja acontecendo no Brasil, acho q canapi fica alem do horizonte...

    ResponderExcluir
  15. Rapaz não sei bem, mais quando faço um concurso para o município, o faço para toda cidade, não para comunidade A ou B, não sei a quem a justiça dará direito, mais não vejo porque essa briga, isso aconce em todo local, hoje sou preofessor num bairro amanhã estou em outro e nunca no que moro, pra isso o plano de carreira lhe dará suporte de deslocamento se vc gastar com o mesmo, estranho tudo isso de vcs aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me parece um discurso de uma chumbetinha diretora que está trabalhando na secretaria de educação e diz o que quer sem noção pra glorificar o senhor secretário pra garantir suas regalias.. kkkkkkkkkkkkkkkk Coitadinha dela! A que ponto chegou!

      Excluir
  16. a questão náo é sair de uma escola para outra. Vc sabia q tem professor lá q já passou mais de 8 anos ensinando na mesma escola e depois foi transferido?. Será q a escola diminuiu a quantidade de alunos para q n tivesse mais vagas para estes professores?. O concurso é para o município , mas desde q vc tem tempo de serviço, isso conta para q vc tenha sua vaga garantida. Inclusive tiraram estes professores e colocaram contratados, prova q eles tem a vaga deles lá.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com vc observadora você falou a coisa certa. Porque na mudança de gestão houve a necessidade de transferência se esses professores já estavam prestando serviços a anos e vieram a ser transferidos para uma localidade em 2013 e em 2014 para outra. Estranho viu essa atitude da secretaria de educação deste municipio. É que a secretaria se manifeste porque a todo custo são os mesmo a serem transferidos no municipio, pra terem idéia das professoras transferida terá q percorrer 72Km para a localidade q ela foi designada é aí que me vem a dúvida será que essa necessidade não teria alguém mais proximo para suprir essa necessidade? E venho a interrogar como é que se tira efetivos para preencher com contratos? Portanto professor você que acha que devem serem transferidos o que me dizer o quantitativos de contratos nesta localidade?

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)