domingo, 25 de agosto de 2013

Médico e escritor canapiense é homenageado em desfile cívico da festa de emancipação política do município.

José Alberes Silva hoje residente em Brasília foi representado por um dos alunos participantes do evento.

Por: Marcio Martins

Apesar de ser um município pequeno e carente de desenvolvimento, Canapi tem muito do que se orgulhar quando nos referimos aos filhos da terra e um destes filhos tão ilustres é o médico e escritor José Alberes Silva, filho de Agripina Gomes dos Santos e do saudoso Benício Silva, um dos fundadores da cidade.

Alberes, como é chamado por amigos e familiares é mais que um ilustre cidadão canapiense, é um exemplo de vida. Aos 14 anos foi diagnosticado com uma grave doença chamada (Distrofia progressiva) que ataca a estrutura muscular podendo ocasionar até a morte em um curto espaço de tempo. Na época os médicos falaram que o mesmo não passava dos 18 anos, mas contrariando a tudo e a todos, hoje, aos 52 anos, embora com importantes/severas dificuldades de locomoção, utilizando-se inclusive de cadeiras de rodas (em acessos de grande movimento e áreas irregulares) problema que sempre lhe acompanhou desde a evolução da doença, Alberes é um dos profissionais mais respeitados e competentes da capital do país, de onde inclusive recebeu o título de cidadão honorário, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Clínico geral, José Alberes Silva, formou-se na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, indo fazer sua residência médica em Brasília, onde atualmente trabalha. Tornou-se um profissional referência no atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas, tais como: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemias, Obesidades e outras. Coordena o grupo de diabetes e é preceptor de médicos residentes e estagiários na cidade de Sobradinho.  

Além da medicina, Dr. Alberes sempre teve outra grande paixão, a leitura. E foi movido por essa paixão e pelo dom que Deus lhe concedeu, que se transformou em um grande escritor, ganhador inclusive de vários concursos de poesias. Autor de vários livros em áreas totalmente distintas, seus livros são verdadeiramente uma lição de vida.

Dr. Alberes sonha agora lançar seu próximo livro em sua terra natal e se assim for em breve todos os canapienses terão a oportunidade de conhecer um dos seus conterrâneos mais imponentes, que quebrou paradigmas, venceu preconceitos e hoje é um exemplo a ser seguido pelos filhos desta terra tão sofrida chamada CANAPI.


Veja um trecho de uma de suas obras, do livro: Travessia e o outro lado


17 comentários:

  1. Gostei da reportagem, isso mostra que Canapi é uma fonte que jorra talentos de sabedoria e de perseverança. Que um dia todos aqueles que deixaram a cidade possa voltar pelo menos um instante para transmitir e contribuir com seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela nota e carinho! Um abraço...

      Excluir
  2. QUE HOMENAGEM LINDA AO FILHO DE CANAPI DR.ALBERES Q TANTO AMA A SUA TERRA NATAL.
    PARABENS A EDIÇÃO DO CANAPI AGORA E AO BLOGUEIRO MARCIO MARTINS,A ESCOLA, E AO MUNICIPIO E TODA A EQUIPE PELA
    BRILHANTE IDEIA. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã, você é participante ativa de cada conquista... Amo você!

      Excluir
  3. PARABÉNS POR MAIS UM BELA HOMENAGEM E HISTÓRIA EM CARÁTER DE VERDADEIRA FORMA E CARINHO A UMA PESSOAS FILHO DE CANAPI.
    BLOG CANAPIAGORA.SEMPRE PRESENTE E MOSTRANDO A VERDADE SOBRE CADA PESSOAL.
    MUITO BEM MÁRCIO MARTINS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio e carinho... Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns a este conceituado blog da cidade de Canapi. Nós, brasilienses, temos orgulho de termos entre a nossa comunidade uma pessoa tão especial como é o Dr, José Alberes. Suas dificuldades locomotoras, nunca foram vistas por nós como um entrave em sua vida, pois o mesmo tem uma sabedoria tão intensa, que ao olharmos para ele, enxergamos apenas o ser que ajuda, aconselha, brinca, sorri, apoia, recita, além é claro, de ter uma bagagem profissional na área médica que poucos tem. A sua humildade é a base do seu caráter. Poderia dizer a vocês da cidade de Canapi, que não se preocupem porque nós estamos cuidando dele para vocês, mas é impossível porque na verdade, ele é quem cuida de todos nós brasilienses que precisamos de sua ajuda, seja de uma forma ou de outra. :D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à cidade de Canapi, pela merecida homenagem ao Dr, José Alberes. Poderia dizer aos Senhores, que "não se preocupem" porque estamos cuidando dele, mas impossível, pois aqui em Brasília, ele é o nosso médico, amigo, consultor, psicólogo, contador de piadas, poeta, escritor e sobretudo, um ser abençoado por Deus de tal forma, que suas limitações motoras, não são vistas por nós como um entrave para a fortaleza da sua alma. Sua humildade nos encanta e sua dedicação ao ser humano nos fortalece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belquisse, você faz parte das conquistas... Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  6. Parabéns ao Dr. José Alberes, realmente conhecido como Alberes.
    Tive o prazer de ser sua amiga na adolescência e acompanhei de perto a pessoa batalhadora que sempre foi, q Deus sempre ilumine o seu caminho.
    Parabéns a equipe de Canapi pela homenagem e belíssima reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, muito prazer... Você foi, é e será importante em cada conquista passada, presente e futuras! Um grande abraço...

      Excluir
  7. Obrigado a todos pelo carinho... Que essa homenagem se transforme em algo capaz de transformar vidas rumo às conquistas. Vencer obstáculos dia a dia... A todos vocês, responsáveis diretos e indiretos por todas as minhas conquistas. Elas são frutos de nossas parcerias e trabalhos persistentes!

    ResponderExcluir
  8. Parabens, voce merece muito mais do que esta homenagem que Deus o abençoi e que voce almeje tudo que quizer na vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... Todos nós somos merecedores das Graças Divinas!

      Excluir
  9. parabem jose alberto por toda dedicaçaõ
    deus acompanhe ab didi

    ResponderExcluir
  10. Nós que fazemos parte da Escola Tancredo Neves, sentimo-nos honrados de tê-lo como modelo. Modelo pra os jovens que muitas vezes querem perder o foco que é vencer mesmo diante das dificuldades que possam aparecer.E esta simples homenagem não é nada diante da pessoa que o senhor representa.E o nosso maior desejo é que um dia o senhor possa nos presentear com sua presença e a Escola Tancredo Neves e em especial, seus alunos, teriam o maior prazer em ouvi-lo.Seria um sonho realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha, muito obrigado... A honra é toda minha. Estou planejando ir a Canapi/AL em dezembro, lançando o novo livro... Darei mais informações até lá. Um abraço e fique na paz!

      Excluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)