quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

BLOG DA SEMEC: Técnicos da Secretaria de Educação de Canapi cumprem agenda de reuniões em todas as escolas e creches do município.

 Feedback dos Professores da Rede de Ensino de Canapi-AL, no tocante às reuniões realizadas pelos Técnicos da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Canapi (SEMEC), cumpriu uma agenda de reuniões nas escolas e creches de todo o município, durante os meses de outubro e novembro do corrente ano. Oportunidade em que apresentou a situação educacional da rede a partir de retrospecto dos últimos 13 anos até os dias atuais, no que tange a aprendizagem dos alunos.

Para a realização desta abordagem os técnicos da SEMEC estudaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Canapi, desde 2005, ano de sua primeira divulgação. Desse modo, o encontro pautou-se em apresentar às equipes pedagógicas das escolas, de que forma é realizado o cálculo para o IDEB, em que patamar está o desempenho de cada turma avaliada, instituição, como também, os avanços  e oscilações do município. E, o principal, o que deve ser feito para que a rede atinja índices melhores em 2019. Um trabalho meticuloso, para o qual destinou-se aproximadamente 8 horas para cada instituição de ensino. 

A imagem abaixo mostra o desempenho a nível municipal ao longo dos anos e as metas projetadas das edições passadas e vindouras do IDEB.


Embora os dados oficiais mostrem um relativo conforto nas metas para os anos iniciais, como mostra a imagem acima. O que ocorre é que os níveis de PROFICIÊNCIA (aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática), estão, desde a sua primeira divulgação (2005), em um patamar extremamente crítico e preocupante. Frente a essa realidade, o desafio para a Educação do Município pelos próximos anos, é ampliar a taxa de aprovação, ou tão somente manter a mesma, já que nesse quesito temos uma média municipal acima dos 90%, e, principalmente, focar no mais importante, que é elevar substancialmente a proficiência. Os alunos que aprendem, consequentemente maximizam os índices de aprovação e diminuem os números do abandono.

Nos encontros, ora tratados, os técnicos da SEMEC ouviram as aspirações, as dificuldades, sugestões e críticas dos professores, principalmente. A partir desse ambiente democrático foi possível traçar um “mapa” dos entraves que se sobrepõem hoje à educação escolar municipal. Agregando, obviamente, a percepção dos professores aos diagnósticos da Secretaria de Educação, esse mapeamento mostra-se imprescindível à construção do Plano de Ação para 2019. 

Nessa "cruzada" contra a perpetuação do fracasso escolar em âmbito municipal, tem sido de suma importância o apoio dado pelo prefeito Vinícius Lima, para que a Secretaria de Educação articule e consolide seus objetivos e metas, no afã de ofertar um ensino de qualidade para toda a sua clientela, independente de nível ou modalidade. É imperiosa a busca por uma educação pública de qualidade, isso a nível de país. Sem medo de soar clichê ou utópico, o futuro depende disso!  

Seguem alguns registros das reuniões:





Avaliação feita pelos Diretores, Coordenadores e Professores acerca dos encontros (as avaliações foram realizadas através de questionário online sem a obrigatoriedade da identificação do avaliador):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)