Feedback dos Professores da Rede de Ensino de Canapi-AL, no tocante às reuniões realizadas pelos Técnicos da Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação de Canapi (SEMEC), cumpriu uma agenda de reuniões nas escolas e creches de todo o município, durante os meses de outubro e novembro do corrente ano. Oportunidade em que apresentou a situação educacional da rede a partir de retrospecto dos últimos 13 anos até os dias atuais, no que tange a aprendizagem dos alunos.
Para a realização desta abordagem os técnicos da SEMEC estudaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Canapi, desde 2005, ano de sua primeira divulgação. Desse modo, o encontro pautou-se em apresentar às equipes pedagógicas das escolas, de que forma é realizado o cálculo para o IDEB, em que patamar está o desempenho de cada turma avaliada, instituição, como também, os avanços e oscilações do município. E, o principal, o que deve ser feito para que a rede atinja índices melhores em 2019. Um trabalho meticuloso, para o qual destinou-se aproximadamente 8 horas para cada instituição de ensino.
A imagem abaixo mostra o desempenho a nível municipal ao longo dos anos e as metas projetadas das edições passadas e vindouras do IDEB.
Embora os dados oficiais mostrem um relativo conforto nas metas para os anos iniciais, como mostra a imagem acima. O que ocorre é que os níveis de PROFICIÊNCIA (aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática), estão, desde a sua primeira divulgação (2005), em um patamar extremamente crítico e preocupante. Frente a essa realidade, o desafio para a Educação do Município pelos próximos anos, é ampliar a taxa de aprovação, ou tão somente manter a mesma, já que nesse quesito temos uma média municipal acima dos 90%, e, principalmente, focar no mais importante, que é elevar substancialmente a proficiência. Os alunos que aprendem, consequentemente maximizam os índices de aprovação e diminuem os números do abandono.
Nos encontros, ora tratados, os técnicos da SEMEC ouviram as aspirações, as dificuldades, sugestões e críticas dos professores, principalmente. A partir desse ambiente democrático foi possível traçar um “mapa” dos entraves que se sobrepõem hoje à educação escolar municipal. Agregando, obviamente, a percepção dos professores aos diagnósticos da Secretaria de Educação, esse mapeamento mostra-se imprescindível à construção do Plano de Ação para 2019.
Nessa "cruzada" contra a perpetuação do fracasso escolar em âmbito municipal, tem sido de suma importância o apoio dado pelo prefeito Vinícius Lima, para que a Secretaria de Educação articule e consolide seus objetivos e metas, no afã de ofertar um ensino de qualidade para toda a sua clientela, independente de nível ou modalidade. É imperiosa a busca por uma educação pública de qualidade, isso a nível de país. Sem medo de soar clichê ou utópico, o futuro depende disso!
Seguem alguns registros das reuniões:
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A Redação - 11/01/2017