quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Celso Luiz cobra ações do Governo do Estado para conter onda de assaltos no municipio.

Conforme o prefeito, a população estar sofrendo um assalto por dia e não há policiamento suficiente para conter bandidos.

Por: Jota Silva/Minuto Sertão
Crédito: Ascom/Pref.

Preocupado com a população que sofre uma onda de assaltos em Canapi, o prefeito Celso Luiz (PMDB) cobra do Governo do Estado o cumprimento de sua obrigação, que é garantir segurança pública a todos os alagoanos. O gestor reivindica o aumento do efetivo policial em seu município e nas cidades vizinhas.
O chefe do executivo municipal diz que desde que assumiu a prefeitura tem se preocupado com a segurança da população, tanto que, além de manter os 24 guardas municipais efetivos, contratou mais 16 pessoas para fazer parte da equipe de segurança do governo, que tem as mesmas funções da Guarda e auxilia o trabalho da Polícia Militar (PM) na cidade.
A iniciativa resultou na diminuição da criminalidade durante todo o ano de 2013, mas nesse início de 2014 a tranquilidade acabou com os frequentes casos de roubos de motos e assaltos à estabelecimentos comerciais. As investidas criminosas acontecem quase todos os dias, principalmente na zona rural.
O último caso registrado pela polícia aconteceu na segunda-feira (3), por volta das 15h, quando uma motocicleta Honda CG 150cc foi tomada em assalto, cometido por dois motoqueiros armados, em uma estrada vicinal, no Sítio Santa Rosa.
O Grupamento de Polícia Militar (GPM) dispõe apenas do plantão de dois policiais por dia que têm o dever de garantir a segurança de mais de 17 mil habitantes, em um município que faz limite com outros, onde a situação também é crítica, como é o caso de Inhapi, Mata Grande, Maravilha, Ouro Branco e Senador Rui Palmeira, além de Itaíba e Manari, estes dois últimos no Pernambuco.
No povoado Carié tem um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas não há patrulhamento corriqueiro no único trecho não asfaltado da BR-316 que cruza o município, situação ideal para desovas de corpos e refúgio de bandidos.
Nos outros municípios vizinhos, a falta de segurança também tem deixado os moradores assustados. Inhapi tem se destacado com o aumento na prática de assaltos e homicídios, mesmo com o desdobramento dos militares do GPM local. Em Mata Grande, a Companhia da PM, com o contingente de três policiais, não tem sido o suficiente para evitar que as agências bancárias da cidade sejam atacadas por quadrilhas.
Um morador canapiense que não quis se identificar fez uma análise da situação. “Em Pernambuco a polícia tem um bom efetivo, o policial é valorizado pelo governo e não dá vez a bandido, que se sente sem espaço para agir e corre para nossa região, que é totalmente desprotegida.” Disse.
Nossa reportagem levantou que um grupo de homens de Canapi estaria se organizando para fazer justiça com as próprias mãos, estando incluído no plano perseguir e matar os bandidos que cometessem crimes na cidade.
Celso Luiz não apoia a suposta iniciativa e diz que o melhor caminho é esperar que o órgão competente tome as devidas providências, já que ele como prefeito está constantemente cobrando uma solução da Secretaria de Defesa Social do Estado (SEDS).
Tentamos contato com a assessoria da SEDS, mas uma jornalista responsável pelo setor pediu para que falássemos com a Polícia Militar (PM), já que o assunto estava relacionado ao contingente policial.
A assessoria da PM informou que realmente o efetivo disponível é pequeno, mas como houve um concurso público recente e novos soldados estão sendo formados, há uma previsão de que em pouco tempo esses militares reforcem o policiamento no interior. Ainda de acordo com a assessoria, por enquanto a corporação vai continuar trabalhando com a tropa que dispõe.

5 comentários:

  1. O ultimo concurso foi para 1.000 policiais, porém existem em processo 1.500 aposentadoria, e aí?

    ResponderExcluir
  2. João Antonio ...Realmente canapi e cidades vizinhas estão passando por essa situação, mas esses órgãos competentes tem um efetivo de segurança grande o suficiente para garantir a segurança dessas cidades. visto que em época de eleições todas as cidades tem um policiamento suficiente para garantir a segurança das eleições, então porque esses órgãos competentes não põem esse policiamento para trabalhar de verdade?

    ResponderExcluir
  3. como foi dito na matéria, vamos sim fazer justiça nós mesmocontra bandidos que vem ate a nossa cidade roubar moto de homem de bem, se consequimos identificar esses pilantras madaremos ele pro inferno, pois aqui em canapi tem pessoas de coragem e disposta a colaborar com essa iniciativa. quando os pilantras começarem a aparecerem por ai jogados nas estradas talves agente veja na nossa cidade a presença da pelopes, força nacional, mais policiais militares etc.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk, oxe esse mentiroso num disse que ia botar esses bandido p fora de canapí, ha ja sei ele alugou uma casa fora do municipio e colocou eles pra morar, mas como é de custume não pagar aluguel os bandidos voltarm kkkkkkkkk eita governo de mentira ditador e perceguidor de funcionário, vai perceguir os bandidos e dar nosso direito, mentiroso..

    ResponderExcluir
  5. Joao Antonio...Canapi tem, como citado na reportagem 24 guardas municipais efetivos, mais nenhum tem executado seu trabalho em combate a segurança de canapi, e sim trabalham em repartições: Colégio Tancredo neves, Creche, Fórum, assistência Social (bolsa família), Prefeitura Unidade de Saúde. Onde não tem nenhum objeto considerado de valor para interesse de bandidos, então esses guardas não conta como efetivo para a segurança de canapi. Tem que ter uma cobrança maior por parte dos órgãos competentes (vamos fazer um protesto...toda população com apoio das autoridades locais: prefeito, vereadores, comerciantes e população em geral, independentemente de política. e não ficar apenas esperando a boa vontade dos órgãos competentes...aí a coisa sai...

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)