segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prefeito participa de Assembléia Geral dos professores na sede do SINDSCAN.

Ítallo TimóteoGestor respondeu a uma série de criticas apresentadas pelo sindicato e pelos educadores, prometendo prestar contas de tudo que envolve os servidores municipais em Janeiro do próximo ano, quando voltará a se reunir com a categoria.

Por: Marcio Martins
Crédito: Minuto sertão
Matéria sobre correção e atualização

O clima esquentou na manhã deste sábado (30) durante Assembléia Geral dos professores realizada na sede do SINDSCAN com a presença do prefeito Celso Luiz. Disposto a responder todas as criticas e denuncias contra a sua maneira de administrar os recursos do município relativos aos servidores municipais, o gestor se fez presente acompanhado do vice-prefeito Vieira, de alguns secretários municipais, vereadores aliados e assessores. 

Uma enorme pauta foi elaborada pela diretoria do SINDSCAN, que sobre a condução do presidente Josimário José da Silva deram inicio a sabatina. Os professores também puderam participar com perguntas e cobranças feitas diretamente ao prefeito.

IPREV

O instituto de previdência própria do município foi o primeiro tema a ser posto em debate, de acordo com Josimário a prefeitura municipal repassou apenas três meses de contribuição ao instituto, mesmo tendo descontado de todos os servidores o valor correspondente mês a mês, diante disso o sindicalista fez duras criticas ao gestor e o alertou a não negociar ou parcelar a divida, mas cobrir o valor integral de tudo o que foi descontado. Após ouvir atentamente as palavras do sindicalista, o prefeito Celso Luiz reconheceu que realmente existe uma pendência da prefeitura com o IPREV, que segundo ele gira em torno de 500 a 600 mil reais, mas que nos próximos dias 10, 20 e 30 do corrente mês irá fazer o repasse, se comprometendo a não negociar ou parcelar absolutamente nada.  Perguntado se o não repasse das contribuições poderia prejudicar no tempo de serviço dos servidores, o prefeito respondeu que não que, pois segundo ele o que conta é o tempo de serviço, resposta que não convenceu o servidor autor da pergunta que após a reunião já com a Constituição Federal em mãos provou que o que conta mesmo é o tempo de contribuição.

CONCURSO PÚBLICO

Sobre a realização de um novo concurso público, Celso Luiz disse que entrará na justiça com uma ação pedindo a anulação do concurso/2012 suspenso pelo TCE e que estuda uma forma de garantir que as pessoas que se inscreveram não tenham que pagar uma nova inscrição. No entanto, nenhum prazo foi definido para a realização de um novo certame.

FGTS

Com documentação em mãos o prefeito através do secretário de administração Andersom Horácio comprovou os repasses do fundo feito junto a Caixa Econômica Federal de Santana do Ipanema e disse que o não repasse desses recursos aos beneficiários são problemas técnicos da própria CEF, que prometeu regularizar o pagamento até o final deste ano.

EXCESSO DE PROFESSORES CONTRATADOS

A abusiva quantidade de funcionários contratados também foi bastante discutida durante o encontro, o presidente do SINDSCAN chegou a criticar a postura do prefeito visto que durante a campanha eleitoral classificou como absurda a contratação de cerca 214 professores pela antiga gestão, sendo que em seu primeiro ano de governo já são mais de 300 educadores contratados, alguns inclusive sem qualificação para exercer a função e outros sem a minima necessidade, a exemplo de casos que extrapolam o bom censo, como de escolas com apenas cinco alunos e dois professores. O prefeito reconheceu o exagero, mas alegou que não tinha conhecimento da dimensão da estrutura educacional do município, que em 2012 contava com apenas 5.097 alunos e este ano ultrapassou os 6 mil de acordo com dados do novo censo, fato que segundo ele obrigou a prefeitura a efetuar novas contratações.

SOBRAS DO FUNDEB (RATEIO)

Este foi o tema mais aguardado do encontro, todos os professores queriam ouvir do prefeito como será rateada as sobras do FUNDEB e se o mesmo irá dividir também entre os professores contratados, alguns educadores chegaram a se posicionar a favor da divisão, mas criticaram veementemente o excesso de contratações, já outros se posicionaram totalmente contra, alegando que com tal medida o gestor estaria fazendo politica e pagando os votos da eleição passada com os recursos dos professores efetivos. Foi o que disse a professora Sandra do povoado Furquilha, que ao relembrar uma reunião realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, disse que o secretário de educação Luiz Pedro teria dito que pagar rateio no meio do ano como fazia o ex-prefeito era compra de votos e em seguida questionou: 

Então prefeito! Pagar rateio aos professores contratados é o que? pagar os votos?

Celso então reafirmou as palavras do filho, dizendo que não só era compra de votos como uma medida inconsequente e irresponsável, pois se nos meses seguintes a arrecadação caísse nem os salários a prefeitura conseguiria pagar integralmente, neste momento se iniciou o principio de discussão e em determinado momento o prefeito pediu a servidora que descesse do palanque. 

CONFUSÃO

Quando tudo parecia caminhar para a normalidade e a continuidade da reunião, o vereador Arnaldo Barbosa em conversa com outro vereador comentava sobre os questionamentos da servidora, que no inicio do ano a seu pedido foi transferida da escola onde trabalhava juntamente com outros professores, quando entre o intervalo de uma fala e outra o vereador comentou com o colega que não se deveria dar ouvido a conversa de uma "bêbada", as professoras ouviram dando inicio a uma enorme confusão em que pediam a retirada do vereador da reunião. A confusão só foi encerrada quando o presidente do SINDSCAN pegou o microfone e disse: "Aquele vereador que vem aqui para se aparecer, por favor se retire e não ponha mais os pés neste recinto". Em seguida o prefeito Celso Luiz pediu desculpa aos servidores e a reunião se deu continuidade, com elogios das servidoras mais exaltadas. 

Ainda no calor do momento, o prefeito Celso Luiz ao ser questionado sobre os valores que seriam rateados entre os professores, disse que ainda não tinha como avaliar, no entanto, anunciou já para a próxima sexta-feira (06) o pagamento de parte das sobras, um total de 2 mil reais para cada professor efetivo da rede pública municipal e o restante até o final do ano, quando estuda ratear de forma legal os recursos também entre os professores contratados.

ESTRUTURA EDUCACIONAL / IDEB

Apesar do foco principal da reunião está relacionado aos direitos dos professores, alguns educadores fizeram uso da palavra para cobrar providências do gestor quanto a superlotação das salas de aula, a falta de climatização, de psicólogos e fonoaudiólogos não só para os alunos como para os professores, ações que segundo os educadores poderia ajudar a melhorar o IDEB do município, o qual o gestor classificou como um vergonha jogando toda a responsabilidade para o ex-prefeito que não se preocupou com a estrutura educacional do município, deixando as escolas sucateadas e abandonadas. A merenda também foi criticada, umas das professores chegou a dizer que os alunos já não aguentam mais comer tanta soja. Celso prometeu resolver falou das realizações da secretaria de educação e garantia fazer o possível para atender toda a demanda e com a ajuda dos professores melhorar o IDEB do município, atualmente um dos piores do estado.

SOLUÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Diante de todas as irregularidades apontadas, o prefeito Celso Luiz garantiu a realização de uma nova reunião com a categoria em Janeiro/2014 para deliberar sobre a prestação de contas de seu governo relativo aos problemas apontados pelo sindicato e pelos educadores.


ESCLARECIMENTO DO VEREADOR
O vereador Arnaldo Barbosa procurou este blogueiro minutos depois da confusão em que se envolveu para explicar que foi mau interpretado e que naquele momento em que a professora Sandra falava o mesmo comentava com outro vereador sobre as festas que aconteciam dentro da escola onde a mesma trabalhava, dizendo ele, que alguns professores se embriagavam e os alunos não os respeitavam, afinal quem iria dar ouvidos a conversa de bêbado. - Disse. 


TODAS AS FOTOS em 03/12/2013


OBS: Para  comentar  neste  blog  preservando  sua  identidade,  siga  as  seguintes  instruções:  Faça  seu  comentário, escolha  a  opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

27 comentários:

  1. Essa gestão tá de brincadeira mesmo, acha que agente é algum tapado, parcelar o rateio, essa foi boa.
    cuidado professores com a parte que vai para os contratados, pq vocês acham realmente eles vão receber esse dinheiro? fiscalizem se esse dinheiro realmente vai chegar aos contratado

    ResponderExcluir
  2. QUERO VÊ SE O VALOR DO RATEIO VAI CHEGAR PROXIMO DO QUE É PRA SER DE VERDADE, É BOM QUE CHEGUE, SE NÃO AGENTE JÁ SABE O Q VAI FAZER

    ResponderExcluir
  3. VC SABE ONDE VAI DÁ TUDO ISSO? TAMBÉM QUERO SABER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSORES VAMOS ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA ESSA ADMINISTRAÇÃO, É ROMBO NO IPREV É RATEIO PARCELADO E NÓS SOMOS TROXA É! O CARA NÃO VAIS DIVIDIR NEM O QUE O OUTRO GESTOR DEIXOU ABSURDO, LEMBREM-SE FORAM 900,000 QUE FICOU DA GESTÃO ANTERIOR, VAMOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO MEUS COLEGAS.

      Excluir
  4. ENXERGO ALÉM DO PRESENTE2 de dezembro de 2013 às 10:04

    TA TODO MUNDO PREOCUPADO SIMPLESMENTE COM RATEIO, CLARO É P´REOCUPANTE TAMBÉM, MAS OLHEM PRA PREVIDÊNCIA TAMBÉM, VCS PODEM SE PREJUDICAR NO FINAL DAS CONTAS VIU!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. prefeito vc acha certo um professor que estar de licencia receber rateio, isso é o que eles quer mesmo receber a bolada sem trabalha, porque tem uns ai que estar com o dedo doendo, e já estar de licencia e falando que vai receber o rateio assim é bom fica doente mesmo e receber rateio sem trabalha.

    ResponderExcluir
  6. COMO MELHORAR O IDEB? SE NA GESTÃO ANTERIOR OS PROFESSORES ERAM BEM REMUNERADOS, RECEBIAM SEUS DIREITOS, A MERENDA ERA MAIS SAUDÁVEL E TINHA MAIS DISPONIBILIDADE DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AS ESCOLAS E NÃO TINHA TANTO PROFESSOR SEM FORMAÇÃO ADEQUADA!!! IMAGINE AGORA PARA COMEÇAR O RATEIO QUE CHEGOU ATÉ 9.000 AO ANO E AGORA PODE SE TORNAR EM 2.000 QUE INCENTIVO PREFEITO AOS PROFESSORES PARA MOSTRAR BOM DESEMPENHO NO IDEB!!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é confusão2 de dezembro de 2013 às 14:35

    Tá com medo é vereador Arnaldo Barbosa!!!Porque não se justificou-se no momento da sua falta de respeito diante de todos que estavam lá presente naquela reunião. A sua falta de respeito é congruente a si mesmo, e principalmente da falta de autoconhecimento. E tem mais você não se encontrava conversando com vereador nenhum no momento que a professora pediu a fala quem estava do seu lado era seu motorista não venha com essa conversinha que foi mau interpretado. Não me venha colocando passado no babado não porque lá condizia com a real realidade viu não tinha ninguém com conversa de bêbado no momento. É lamentável vereador você no lugar errado, na hora errada e disse o que não devia agora assuma sua postura não venha pedir arrego a um coleguinha parlamentar e dizer que estava de papo com ele porque você não estava até que prove o contrário...E tem mais eu fui transferida da referida escola por perseguição política sua você sabe muito bem disso. Mais aguarde estamos em pleno século XXI tenho esperança que essa herança maldita de politico coronel venha acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nós CONFUSÃO!
      Coloque este tipo de veriadosinho para pensar. Ele estar muito acostumado fazer o que quer com as pessoas e deixar por isso msm. SÓ pq este cara é vereador, q pensa q pode fazer o que bem entender como os outros. Ele deve ter esquecido q calunia e difamação dá cadeia, msm sendo um palarmentazinho de quinta.

      Excluir
  8. Não há justiça sem denúncia.2 de dezembro de 2013 às 15:25

    Este prefeito quer tratar o dinheiro público como se fosse o seu cofrinho pessoal. Não tem nenhum ano de administração e já fez toda essa lambança.
    De onde ele vai tirar os recursos para repor o rombo da previdência? Do Fundeb? Os técnicos contábeis da prefeitura devem estar bolando um plano mirabolante para contornar essas falcatruas iniciais.
    Há rumores por todos os lados de que o rateio para os professores efetivos gira em torno de 14 mil.
    Os professores não devem, e não vão, aceitar quietos o seu dinheiro ser desviado para finalidades obscuras.
    Professores e professoras, denúncia nele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. canapi mau administrado3 de dezembro de 2013 às 05:00

    prefeito a questão desses professores barraqueiros é que a gestão anterior acostumou jogar dinheiro nas mão deles, e eles ficar acomodados sem fazer nada, muitos deles até fora de sala de aula estava, e recebia o rateio agora é normal eles ficar todos brabos ,porque o rateio é pra quem estar na sala de aula e não pra quem estar em outra função ou de licencia. na questão do IDEB ele sempre foi baixo e os professores recebia rateio e porque não fizeram alguma coisa pelos os alunos , na verdade esses professores só pensa em dinheiro são um bando de acomodados, coitados dos alunos.

    ResponderExcluir
  10. que babado professora Sandra, vc vai deixa barato, ele fez igual aquele vereador que disse que mendigo tinha que vira comida de peixe. cadê teus direito professora, desmoralizada diante o publico, nossa que vergonha quem não conhece vai pensa que é verdade.

    ResponderExcluir
  11. No primeiro ano ja mostrou pra que veio, corrupiçāo e outras atividades, cidadāos canapinses e esse estilo de adiministraçāo que voceis queren para se municipio? Eo futuro dos seus filho e dos seus netos, vai ser trabalhar na inchada?

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse prefeito ta pensando que a forma de governar é a mesma de antes, que fazia o que queria sem prestar contas, pessoal isso que tá acontecendo com a PREV e outros pode gerar improbidade administrativa, ou seja, perda de mandato na certa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é verdade total3 de dezembro de 2013 às 14:57

      coitado de vc, meu filho! ele é TATU e o RANA é vc ... ele pode tudo, mas nós cidadãos canapiense o melhor a fazer é ficar calado, Pq agora é ditadura acostume, pois é 4 anos de mandato e se vacilar irá ser mais...

      Excluir
  13. Tou de olho no Senhor3 de dezembro de 2013 às 13:39

    EU ACHO È POUCO! Comparo as caras de muitos professores no inicio dessa gestão que acreditava que ia ser um mar de rosas e agora andam todos se escorando em cantos de paredes se lamentando da humilhação que esse prefeito de cuia anda nos sujeitando! E sem esquecer que veio outro cafajeste lá dos cafundó chamado forquilha e quis humilhar ainda mais uma batalhadora que já tinha sido perseguida por ele... Homi, vamos dá um basta nisso! O triste nisso tudpo é que o povo de Canapi não passa de um monte de medrosos que se escora nos de fora pra fazer denúncia ou gritar pelos nossos direitos... E ainda querem mudança, como? MUDEM! Vamos mudar isso amigos de profissão!?

    ResponderExcluir
  14. Decepcionado por esse governo3 de dezembro de 2013 às 15:53

    COMO ESTÁ CANAPI HOJE? comercio parado não pagam a ninguém, professores brigando rateio não tem, previdência falindo dinheiro não vem, empréstimo consignado repasse não tem, CPF no Serasa todo mês é que tem, Prefeito na cidade que é bom não tem

    ResponderExcluir
  15. QUERO VÊ SE ESSE PREFEITO VAI TRAZER O RENAN E O COLLOR OU BIU DE LIRA OU SEJA LÁ QUEM FOR PRA PEDIR VOTO AQUI

    ResponderExcluir
  16. professora, Sandra, processe esse vereador por danos morais. Não deixe que ele faça coisas piores com a senhora. Corte o mal pela raiz.

    ResponderExcluir
  17. Esse prefeito está gerenciando o dinheiro dos professores e demais servidores como se fosse recurso próprio. Vamos denunciar esse desmando aí, Josimário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TERRA DO FUMO NÃO É ARAPIRACA É CANAPI5 de dezembro de 2013 às 03:58

      GENTE, SEGUE O LINK PARA DENÚNCIA: http://www.mp.al.gov.br/index.php?option=com_ckforms&view=ckforms&id=2&Itemid=89

      É SÓ COPIAR O LINK E COLAR NO ENDEREÇO DO SEU NAVEGADOR DEPOIS CONTE AS HISTORINHAS QUE ESTÃO ACONTECENDO AÍ NA CIDADE E ENTÃO O RESTO É COM A PROCURADORIA. SO TENHA UM POUCO DE CUIDADO SE VOCÊ NÃO QUER QUE O PREFEITO PERCA O MANDATO ENTÃO NÃO DENUNCIE, PQ SE DENUNCIAR ELE TA FUD...

      Excluir
  18. Santo anjo do senhor, meu eterno guardador.5 de dezembro de 2013 às 03:49

    Este Governo não esta nem um pouco preocupado com Canapi. Analisem quem são os secretários. Prefeito meu Prefeito, mudanças já. Seus secretários não tem competência para assumir a cadeira. por este motivo que seu governo, infelizmente é uma bagunça. Ah, quando vejo esta situação tenho a ousadia de comparar o seus governo com a do seu irmão Bel. uma porcaria.

    ResponderExcluir
  19. ponhe pra fora esses corruptos......tenho vergonha de ser canapinhese.fora prefeito celso e vereadores fracos.

    ResponderExcluir
  20. Nao sei se e serio ou e bbrincadeira esse messiaS lima um hora lasca o. Pau em celso outra hora laSca o pau em ze hermes, sera que esse cadra fai ser candidato mesmo sefor esse dois que se cuide

    ResponderExcluir
  21. Joga querosene gente.... Só quero ver até onde esse fogo vai! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Mas deixa ele achar que vamos aceitar essa miséria que até agora ele nos deu... Já começamos a agir! Sabemos que ele tem até 05 de janeiro pra nos pagar o que é de nosso direito! Se ele se achar forte o suficiente junto com sua corjinha, que pare por ai! Justiça e imprensa já estão sendo acionados! Ele que nos aguarde!

    ResponderExcluir
  23. isso mesmo Professora Advogada, tem que chamar a imprensa mesmo, e justiça nele

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)