sábado, 16 de abril de 2011

ALAGOAS GANHA MAIS 20 BIBLIOTECAS DO PROGRAMA ARCA DAS LETRAS



Canapi é uma das cidades contempladas
Por: Portal do desenvolvimento agrário
            O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do MDA em Alagoas, e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas (MMTRP-AL) entregam mais vinte bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais de 10 municípios de Alagoas.
            As atividades começaram nesta terça, 12, com a capacitação de 40 agentes de leitura, moradores das comunidades que ficarão responsáveis pela administração das bibliotecas. Às 17h aconteceu a solenidade de diplomação dos agentes de leitura e de entrega das bibliotecas às comunidades rurais dos municípios de Anadia, Arapiraca, Canapi, Feira Grande, Igreja nova, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Mata Grande, Santana do Mundaú e União dos Palmares.

            O evento foi realizado na sede do MMTRP-AL, na Rua General Hermes, Bom Parto, Maceió (AL). O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas tem parceria com as organizações não-governamentais Rainbow of Hope for Children (Canadá) e ActionAid (Inglaterra).

             A organização conseguiu apoio das duas entidades para doação dos móveis-arca para as comunidades que vão receber as bibliotecas. Com a iniciativa o movimento pretende ampliar o Programa Arca das Letras a mais áreas de atuação do MMTRP-AL.
           Em 2009, sete comunidades com atuação de grupos de mulheres do movimento receberam as bibliotecas. Em 2010, as bibliotecas foram avaliadas e constatou-se o aumento no número de leitores, a grande frequência de crianças e, também, de leitores adultos e muita procura por literatura infantil, além de melhoria no desempenho escolar dos estudantes. Esses resultados estimularam a busca de parcerias para implantar mais bibliotecas nas áreas do MMTRP-AL.
           O Programa Arca da Letras, criado em 2003 pelo MDA, já implantou mais de 8.200 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colônias de pescadores de todos os estados do Brasil.
           As bibliotecas disseminam informações úteis para o desenvolvimento comunitário e das atividades produtivas e incentivam a leitura no meio rural. Em Alagoas o programa já implantou 120 bibliotecas em 54 municípios. O trabalho nas bibliotecas é realizado por mais de 240 voluntários que emprestam os livros e cuidam para garantir bons resultados na ampliação do interesse pela leitura junto a mais de 31 mil famílias campesinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)