Por: Marcio Martins
Se tem uma coisa que esses
protestos dos caminhoneiros me deixaram de lição, foi o quanto a gente às
vezes, muitas vezes, por “vaidade” se auto engana com determinadas atitudes e
ações que praticamos em nossa vivência em sociedade.
Desde a tão sonhada pavimentação
da BR-316 que vez ou outra debatemos quem verdadeiramente seria o “pai da BR”.
Alguns defendendo que foi político A, B e outros que foi o povo canapiense,
como eu, que sempre defendi que todos os méritos eram apenas do povo por
realizar inúmeros protestos pela pavimentação e que o Deputado Mauricio
Quintela então Ministro dos Transportes que viabilizou o inicio das obras teve
apenas uma mínima contribuição, ainda sim, somente porque era sua obrigação.
Pois bem; acreditando fielmente
nisso, cheguei inclusive a discutir com alguns colegas que o mesmo mérito a ser
dado ao Dep. Mauricio Quintela deveria ser dado os enfrentantes das
manifestações, entre os quais eu estava e achava “por vaidade” que tinha algum
mérito nesta conquista. Triste engano, pois mesmo já tendo caído à ficha de que
na verdade a grande maioria da população que apoiou o protesto, tanto o
primeiro ainda na gestão do prefeito Zé Hermes (pai do atual prefeito), quando na
gestão passada do ex-prefeito Celso Luiz, só foi possível porque ambos os
gestores, cada um em sua época, apoiaram integralmente a manifestação,
decretando ponto facultativo nas repartições públicas (uma vez que os protestos
aconteceram durante a semana) e liberando os transportes locados na prefeitura
e do transporte escolar para participar. Tanto é verdade (dada às exceções é
claro), que três meses depois do primeiro protesto durante a gestão de ZH em
2011, eu e mais três amigos tentamos organizar outro protesto como havíamos
deixado encaminhado no trio no dia do primeiro protesto, caso as obras da BR
não fossem iniciadas. Pois bem; na oportunidade, como desta vez o prefeito não
estava mais disposto a apoiar a nova manifestação, a reunião contou com apenas
30 pessoas na Rua Sônia Malta no centro da cidade, mesmo dia em que várias
patotas de aliados do gestor se reuniam na Avenida Joaquim Tete, a comentar que
não iriam participar da reunião porque “nós” (os organizadores) estávamos
querendo nos promover, e assim, sem significativa participação popular, o novo
protesto não aconteceu, até que dois anos depois em 2013 já no inicio da gestão
do ex-prefeito Celso Luiz, um novo protesto começava a se desenhar e eu mais
uma vez estava lá na linha de frente, marcamos nova reunião, desta vez no Clube
Municipal e mais uma vez sem o apoio do prefeito, nem as 30 pessoas de antes compareceram,
até que meu amigo Ari Barbosa me comunicou que o prefeito resolvera apoiar,
como de fato apoiou fazendo a mesma coisa que seu antecessor fez. Resultado! O
protesto mais uma vez aconteceu, justamente no dia em que a presidente Dilma
inaugurava no município de Água Branca um trecho do canal do sertão e na
oportunidade anunciava o inicio das obras da BR-316. Porém, mais 03 anos se
passaram, até que somente após a cassação da presidenta Dilma em Agosto/2016 e
consequentemente a nomeação do Deputado Federal Alagoano Mauricio Quintela pelo
presidente Interino Michel Temer para o Ministério dos Transportes, as obras da
BR-316 de Carié/Canapi-AL a Inajá/PE finalmente saiam do papel dando início a
pavimentação e estando hoje em estágio bem avançado para sua completa
inauguração.
Moral da história! Eu que por
“vaidade” pensava ser um dos heróis da história (...rsrsr) na verdade não
passei de mera “bucha” dos políticos locais, servindo inclusive de chacota nas
rodinhas de bebedeiras e conchavos entre eles, que nas eleições estaduais
seguintes aos protestos conseguiram (pra variar) ampla votação para seus candidatos,
justamente os mesmos candidatos que eu e as exceções, acreditávamos que
estávamos protestando e dando um basta neles do nosso município.
Mas apesar de tudo isso, se você me
perguntar se me arrependo de ter liderado estes protestos, de ter fechado a rodovia,
lhe digo com a mais absoluta sinceridade QUE NÃO! Pois até hoje entendo que foi
um mal necessário, isso mesmo! UM MAL NECESSÁRIO, pois impedir o direito de ir
e vir das pessoas que nada tinham a ver com os nossos problemas e
principalmente com a nossa covardia para com nós mesmos, que na hora de votar a
grande maioria só olha para o próprio umbigo, jamais agir como agimos será uma
atitude correta. Afinal de contas, é como tenho dito nestes últimos dias:
"Não adianta protestar como
leões se continuarmos a votar como ratos. É preciso deixar de votar em ladrão
por conveniência pessoal, banindo da vida pública os corruptos com um sonoro
NÃO nas urnas, caso contrário, todo protesto será simplesmente chover no
molhado”
SIM! Já ia esquecendo... Sei que
muita gente irá discordar e se tem uma coisa que eu respeito são as opiniões em
contrário, apesar de sempre replicá-las, mas verdade seja dita, não foi em
decorrência de protesto nenhum que nossa tão sonhada rodovia foi asfaltada, mas
pela nomeação do deputado Mauricio Quintella para o Ministério dos Transportes,
pois indenpentemente dos motivos eleitoreiros do mesmo na construção da
rodovia, mesmo tendo todos os motivos para não viabilizar a obra já que no último pleito eleitoral de 2014 teve apenas 04 votos no município, sem o empenho dele, iríamos passar mais 50 anos protestando em vão, já
que verdadeiro protesto que é nas URNAS diante dos descasos, a grande maioria
se nega a fazer por pura mesquinhez e individualidade. E antes que a línguas
venenosas que nos rodeiam comecem a me CALUNIAR dizendo que estou VENDIDO ao
deputado o qual dizem ser pré-candidato ao Senado Federal, saibam já tenho meus
dois pré-candidatos ao Senado declarados (Rodrigo Cunha e Flávio Moreno),
porém, como diz a bíblia é preciso reconhecer e dá a Cesar o que é de Cesar.
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A Redação - 11/01/2017