sábado, 31 de outubro de 2015

Delegação canapiense participa da 10º Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

Envio dos delegados contou com o apoio do gabinete da Prefeitura Municipal e da ONG Visão Mundial/CACTUS.

Por: Marcio Martins
Créditos: Divulgação/Facebook

“Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Este foi o tema da 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira (30) no Auditório do Radisson Hotel em Maceió.

Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção Social a Violência (SEPREV), a conferência objetiva avaliar a política de direitos humanos de crianças e adolescentes, propondo diretrizes para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no contexto da co-responsabilidade estado e sociedade.

Representados pelos segmentos; Sociedade Civil, Governo, Conselhos Tutelares, Adolescentes e Crianças, pelo menos 300 pessoas entre participantes, delegados, autoridades e convidados participaram do evento, entre os quais à delegação canapiense se fez presente composta por representantes eleitos na ultima Conferência Municipal da Criança e do Adolescente realizada em Maio deste ano.

O envio dos delegados municipais a Conferência Estadual contou com o apoio do gabinete da Prefeitura Municipal e da ONG Visão Mundial através da entidade parceira CACTUS - Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União Senador, que disponibilizou o transporte para o grupo.

A conferência se desenvolveu em 05 eixos temáticos, para qual os participantes se dividiram a discutir o controle social e as diretrizes referentes aos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção Internacional do Direito da Criança, ao tempo em que também puderam avaliar o atual cenário de oferta e promoção das políticas públicas para Infância e Adolescência e a participação efetiva de crianças e adolescentes:

Eixo 1 – Promoção dos direitos de crianças e adolescentes;
Eixo 2 - Proteção e defesa dos direitos;
Eixo 3 – Protagonismo e participação de crianças e adolescentes;
Eixo 4 – Controle social da efetivação dos direitos;
Eixo 5 – Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A 10ª Conferência Estadual se realiza no momento singular em que se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), chamando a atenção da sociedade e do estado para a importância da participação social de crianças e adolescentes nos espaços de discussão das políticas públicas voltadas para a promoção e defesa de seus direitos, entendendo que o espaço da construção coletiva é também o lugar da construção da própria trajetória de vida deste público.


A conferência que teve início às 9hs horas da manhã e contou com belíssimas apresentações culturais, pronunciamentos e debates acalorados, como o da representante do Ministério Público convidada a mesa, que apontou a corrupção como o maior entrave para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, foi encerrada as 19hs com a eleição dos delegados para a etapa nacional em Abril/2016 na capital do país (Brasília).








  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)