quinta-feira, 12 de julho de 2018

Grupo Jovem "Gente que brilha" inova ao realizar a 1ª Festa dos Carreiros e Carroceiros do Povoado Forquilha dentro da programação a 6ª Edição da Ressaca/2018.


Evento já se consolida como Festa Intermunicipal da Cultura Popular Nordestina.


Por: Redação 
Crédito: Cortesia


O mês de Junho é o mês das tradicionais Festas Juninas. Além das comidas típicas e das tradicionais quadrilhas, os festejos juninos possuem diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico tanto nas escolas, relembrando tradições de cada região do Brasil, quanto entre os grupos de jovens que aproveitam o momento para reunir a comunidade e proporcionar entretenimento por meio da valorosa cultura popular nordestina.

Neste contexto, o Grupo Jovem "Gente que Brilha" do Povoado Furquilha, pelo 6º ano consecutivo vem mantendo viva as encantadoras festividades juninas sobre os embalos das belíssimas apresentações das quadrilhas convidadas e da vibrante quadrilha do grupo organizador da festa, a quadrilha "Gente que Brilha" que mais uma vez, assim como não foi diferente nas outras 05 (cinco) edições da festa, deu show de irreverência e animação.

Todavia, você deve está se perguntando: Mas não estamos nós no mês de Julho? Sim, estamos! Mas ai é onde está o diferencial desta festa tão bonita e tão prestigiada, afinal de contas não é a toa que o evento foi batizado de "Ressaca de São João" que há exatos 06 anos entrava para o calendário de eventos tradicionais do povoado, já consagrada como uma das festas mais importantes da comunidade e região, principalmente agora com a realização da 1ª Festa dos Carreiros dentro da programação junina, ou melhor, julhina, valorizando a cultura popular nordestina e homenageando o homem do campo e suas tradições.

A 6ª Ressaca de São João do Povoado Furquilha teve início às 07hs da manhã do último sábado (07) com a concentração dos carreiros e café da manhã, seguido da passeata e almoço no retorno, Logo após, foi à vez da premiação aos carreiros e as apresentações de Reisado do Pov. Negras e de danças com alunos das escolas Ananete Cavalcante Gomes (Canapi) e Frei João (Negras).

E festa junina que se preze, ou melhor, ressaca julhina que se preze, não pode faltar às tradicionais apresentações de quadrilhas juninas, como de fato não faltou, embalados pelas quadrilhas de Canapi (Cidade), Fumaça, Pau Ferro Velho (Mata Grande), Sitio Babões (Itaíba), Pov. Jaburu (Mata Grande) e do município de Ouro Branco. E para encerrar com “chave de ouro”, shows ao vivo com os cantores Bell Albuquerque e William Barros.


Para mim uma honra mais um ano poder dizer deu tudo certo e só digo isso por que tenho Deus em minha vida e dele sempre sou agraciado e também por acreditar na força da Amizade, pois se não fosse meus verdadeiros amigos não seria possível a realização do evento. Quero agradecer a todos os carreiros e carroceiros que passaram dias conosco, registro ainda a participação de todos os Parceiros em especial da Escola Ananete Cavalcante Gomes e a escola de Pernambuco Escola Frei João Pereira de Souza, agradeço o Reisado de Negras e a todas as juninas que deram um show de apresentação, a todos os participante de minha amada Quadrilha Gente que Brilha aquém devo todo respeito e sem eles não teria a festa, agradeço a comunidade forquilha por todo apoio de sempre e claro não posso deixar de citar os meus amigos patrocinadores que represento em especial a Prefeitura Municipal de Canapi, a Secretaria de Cultura, Associação Cultural e aos pais dos participantes da quadrilha. Que Deus nos proporcione tantas outras Ressacas, estou com o peito jubilante com o resultado de um trabalho árduo e gratificante. Disse Carlos Daniel, principal organizador do evento.








Exemplo de cidadania
Como é do conhecimento de todos, ao término das festividades de rua, o acúmulo de lixo no local da festa dá muito trabalho aos profissionais de limpeza do município no dia seguinte, porém, a dignidade, o respeito e conscientização ambiental e cidadã do grupo de jovens da comunidade responsável pela organização da festa é algo que serve de exemplo para a sociedade como um todo, afinal de contas, que organização conhecemos que após uma festividade de rua arregaça as mangas e deixa o espaço público como encontrou? (limpo!) Pois é, esse é o grupo Gente que Brilha, que ao final do evento, já no dia seguinte, literalmente "meteram a mão na massa" fazendo a limpeza da rua onde o evento foi realizado. E fazem isso todos os anos, dando exemplo de cidadania e respeito para com a comunidade onde moram e de fato fazem acontecer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)