quinta-feira, 14 de março de 2019

Instituto Educacional Dennis Alfieri: O que devo fazer quando atingir a plenitude profissional?

Olá, amigo leitor!

Você já se fez esta pergunta?

Em algum momento de nossas vidas percebemos que “aparentemente” a vida fica estagnada e não sabemos o que fazer, muitos procuram a ajuda de um profissional, para que quem sabe, esse profissional  mostre a luz no fim do túnel que não estávamos conseguindo enxergar.

Essa e outras experiências tenho comprovado quase que diariamente nas conversas com pessoas de diversas classes sociais.

Uma coisa bem interessante é que ninguém em algum momento percebeu que na realidade todos nós (seres humanos) somos “produtos” do mercado, fazendo um paralelo, nunca ninguém se tocou que somos componentes de um sistema produtivo de criação do planeta, uma engrenagem com dias e ciclos existenciais contados.

Hoje em dia a dinâmica da vida nos “força” a estarmos em processo de aprendizagem contínuo, caso contrário, ficaremos para trás como um produto que ficou obsoleto e que está prestes a ser jogado para fora do mercado, usando um jargão do mercado podemos a qualquer momento entrar em obsolescência, igual ao produto esquecido em uma prateleira no estoque de uma indústria.

Se você analisar, somos a soma do conhecimento que não pode ficar parado, você já se perguntou quanto custa o seu conhecimento?

O quanto você vale no mercado?

O mais interessante é que no Brasil, pelo motivo de uma “crise” nos submetemos ao subemprego só para não ficar parado.

Aceitamos qualquer posição, isso parece ser uma cultura nacional, vivemos sempre nos sujeitando a qualquer posição.

O NOSSO CURRÍCULUM PARECE UM PRODUTO QUE ESTÁ EM PROMOÇÃO!

Mesmo um produto que fica parado pode ser reaproveitado, hoje em dia algumas redes de café como a Starbucks inovaram neste sentido, elas possuem algumas lojas com pessoas mais maduras em toda a equipe, tem uma loja onde os atendentes sabem a linguagem de sinais, eles recriaram o mercado de trabalho, acho que leram o livro “Estratégia do Oceano Azul”.

Bom, sou fã deste livro, ele incentiva a pensar fora da caixinha e sair inovando de forma inteligente.

O conceito de inovação é um conceito que gosto muito, acredito que o homem nunca chegará ao seu limite de evolução, assim como disse uma vez o campeão brasileiro de fórmula 1, quando ele atingia o seu “limite”, ele sempre encontrava uma forma de se superar, isso é estar em processo de melhoria constantemente.

Assim, deve ser a nossa postura em todos os aspectos da vida, isso deveria ser ensinado nas escolas e universidades.

Já escrevi sobre o Ciclo de Vida do Produto em outros artigos, mas sempre volto a comentar sobre o tema, pois, esse tema nunca se tornará obsoleto, mas ao adquirir esse conhecimento encontramos um caminho que não tem fim,  a inovação é contínua.

Caso esteja em um momento profissional que esteja sentido que vai iniciar a queda (o declínio profissional), busque uma nova motivação na vida imediatamente, conheço pessoas que se encontraram profissionalmente ou mesmo se tornaram grandes empresários já bem maduros próximos da aposentadoria.

Quem já viu o filme FOME DE PODER a biografia do criador da rede McDonald’s , Raymond Kroc,  era um vendedor de máquina de Milk Shake que estava entediado pelas poucas vendas que fazia, ficou intrigado com o pedido grande de uma lanchonete em São Bernardino nos Estados Unidos da América, ao chegar na loja ficou deslumbrado com os processos de produção dos lanches e demais produtos, como ele mesmo diz no filme foi “Amor a Primeira Vista”.

Fazendo um comentário sobre essa passagem do filme, ele viu além da lanchonete, ele imaginou uma rede de lojas, mais tarde com o apoio de outras pessoas, entendeu que viver de lanches era muito pouco, e, aí ele teve um “anjo” da guarda que o fez enxergar mais adiante como a compra antecipada de alguns terrenos mais bem posicionados dos Estados Unidos e alocar esse terreno para que os fraqueados da rede pudessem construir suas lojas.

Uma vez após ele proferir uma palestra em uma universidade de negócios americana ele se juntou ao grupo que participou da palestra e foram jantar, neste jantar todos estavam elogiando a rede que ele criou, mas ele ao ouvir isso perguntou qual era o negócio do McDonald’s ?

Todos deram uma gargalhada geral, e, responderam Raymond o seu negócio é lanche, milk shake, sorvete, batata fria e refrigerante.

Neste momento em que todos esperavam uma afirmação, ele deu uma grande risada e falou.
Meu negócio não tem nada a ver com a resposta de vocês, o negócio do McDonald’s é imobiliário e não lanches.

A princípio as pessoas ficaram atônitas, mas ele explicou mais pormenorizadamente durante o restante do jantar como funcionava a operação do McDonald’s.
Como vocês podem ver esse empresário se reinventou e criou uma multinacional com operações em diversos países.

No Brasil, se vocês fizerem uma pesquisa sobre a vida de grandes empresários encontrarão histórias de pessoas que se reinventaram em momentos cruciais da vida.

Se você é uma pessoa que está passando por um processo de redescobrimento, não perca a fé, continue sempre de olhos bem abertos, a oportunidade aparece para todos.

Até a próxima!  


Visite a nossa página: http://www.institutoalfieri.com.br/

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A Redação - 11/01/2017

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