segunda-feira, 13 de maio de 2019

Mesmo sem apoio do poder público, Quadrilha Junina de Canapi arranca elogios durante apresentação em Delmiro Gouveia e conquista o 3° lugar no concurso Musa do sertão Alagoano.


Quadrilheiros canapienses se apresentaram no Pré-São João de Delmiro Gouveia sem figurino, somente de abadás e saias emprestadas de outra quadrilha. Grupo agora busca apoio para cumprir agenda de participação em concursos pelo sertão alagoano durante o mês de Junho.

Por: Redação
Créditos: Divulgação

Fruto de um projeto que visa incentivar e promover a cultura popular sertaneja, bem como a auto-estima e inserção da juventude no processo de resgate e manutenção das tradições nordestinas em Canapi, ao tempo em que busca manter os jovens afastados das ilicitudes sociais; alunos, professores e parceiros, criaram a Quadrilha Junina JVM que leva o nome da Escola João Vieira Maciel do Bairro Mutirão, contudo, a falta de recursos financeiros, principalmente para a compra do figurino tem sido um grande entrave que pode resultar na frustração dos sonhos dos 38 adolescentes e jovens que integram a Junina canapiense. Isso porque, sem um figurino adequado fica quase impossível vencer qualquer concurso de Quadrilhas Juninas dos inúmeros que o grupo irá participar neste mês de Junho, afinal de contas, o figurino é um dos itens de pontuação mais importantes nos regulamentos de todos os concursos.

E essa ausência de um figurino competitivo ficou evidenciado na noite deste sábado (11) na cidade de Delmiro Gouveia, onde a Junina Canapiense foi a única de oito quadrilhas, a se apresentar no Pré-São João do município, somente de abadá e com saias emprestadas de outra quadrilha, o que ainda sim, não tirou o brilho e a magia da apresentação, tanto que o grupo arrancou elogios dos organizadores e até mesmo de integrantes de outras juninas. “vocês são fortes concorrentes, pois tem garra, simpatia e muita energia” foram alguns dos elogios ouvidos após a apresentação. E não foi só isso, a Junina Canapiense ainda conquistou o 3º lugar no Concurso de Musa do Sertão Alagoano com uma das suas integrantes.

Vale destacar que a Junina JVM teve início o ano passado (2018) com 14 casais e hoje tem 19, porém o que mais tem atrapalhado o desenvolvimento do grupo é a falta de recursos financeiros, uma vez que a grande maioria dos integrantes da Junina são jovens de famílias carentes que não podem arcar com os custos do figurino, fato que levou os jovens a recorrem aos comerciantes, lojistas e vereadores em particular, inclusive de outros município como foi o caso da então vereadora “Luzia de Caíca” de Mata Grande. O grupo também recorreu ao Governo Municipal de Canapi, afinal de contas, a Lei Municipal nº 171 de 28 de Junho de 2018 dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio pelo Poder Público a Blocos Carnavalescos e Quadrilhas Juninas, desde que organizado por pessoas físicas residentes no município, conforme o Art. 1º da referida lei.

De acordo com a coordenação da Junina, já se passaram mais de 35 dias sem que a prefeitura se posicione quanto ao patrocínio mediante o projeto apresentado, nem mesmo após conversa com o próprio prefeito Vinicius Mariano há 15 dias.

“Isso está deixando os integrantes da Junina tristes e desestimulados, pois sem um figurino eles não terão com participar dos concursos” – Desabafou uma das coordenadoras do grupo.

É importante frisar que a maratona de concursos que a Junina JVM irá participar como única representante de Canapi já conta com pelo menos 07 apresentações, 04 delas em outros municípios.

Confira!

08/06 - Olivença
14/06 – Canapi/Escola João Vieira
15/06 - Piranhas
16/06 – Forquilha/Canapi
21/06 – Canapi/Escola Estadual Luiz Bastos
22/06 - Delmiro Gouveia
25/06 - Ouro Branco

OBS: Esta agenda ainda poderá não está fechada.








  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)