segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Canapi é o único município do “Triângulo das Bermudas” que não reajustou o Piso Nacional Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.


Reajuste deveria ter sido pago já em Janeiro como ocorreu nos municípios de Mata Grande e Inhapi, mas acabou ficando para Fevereiro, porém, com retroativo a Janeiro, segundo informações do Secretário de Finanças do município.

Por: Marcio Martins
Crédito: Ascom

Depois te terem sido “ludibriados” pela Prefeitura Municipal de Canapi com a cumplicidade do próprio sindicato dos servidores públicos do município (SINDSCAN) quanto à sanção de um Projeto de Lei Municipal garantindo apenas 10% de adicional insalubridade quando o percentual mínimo seria de 20% estabelecido pela Lei Federal nº 13.342 de 03 de Outubro/2016. Quem acreditaria que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) de Canapi voltariam a ser violados em seus direitos? Pois é; aconteceu novamente, desta vez com relação ao não pagamento do Piso Nacional Salarial da categoria de R$: 1.014,00 para R$: 1.250,00 conforme a Lei Federal nº 13.708/2018, que deveria ter sido reajustado já em Janeiro do corrente ano, mas que segundo o Secretário Municipal de Finanças Heleno, não foi possível uma vez que os recursos do Governo Federal não foram liberados ainda e um Projeto de Lei de adequação do município a referida Lei Federal ainda precisa passar pela aprovação na Câmara Municipal de Vereadores e como a mesma está em recesso, o reajuste acabou ficando para este corrente mês de Fevereiro, porém, com retroativo a Janeiro, garantindo que não haja prejuízo financeiro para a categoria, pelo menos é o que garante o secretário.

Vale destacar que o mesmo não aconteceu com os Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) dos municípios de Mata Grande e Inhapi, onde a categoria já recebeu de acordo com o novo piso salarial nacional, deixando assim, Canapi na condição de único município do “Triângulo das Bermudas” a não garantir os direitos dos seus ACS e ACE.


*Triângulo das Bermudas
Denominação pejorativa dada pela Polícia Federal à região do alto sertão alagoano que compreende os três municípios Mata Grande, Canapi e Inhapi, depois de seguidos escândalos de corrupção em Canapi e Mata Grande entre 2016/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)