segunda-feira, 15 de maio de 2017

Governo Federal inicia pagamento do Seguro Safra 2015/2016 e agricultores canapienses perdem o beneficio mais uma vez por irresponsabilidade da prefeitura.

Perda do beneficio decorreu da não apresentação do laudo atestando a perda da safra no período, o qual deveria ter sido enviado até Dezembro/2016 ainda na gestão do prefeito interino Genaldo Soares (Vieira). Agora já são 04 anos consecutivos de perdas agrícolas sem que os agricultores tenham direito ao seguro por irresponsabilidade dos gestores municipais.

Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Google imagens

Aos “senhores do poder” TUDO! Ao povo, NADA!

É assim que tem sido a forma política de se administrar nossa cidade pelos menos nos últimos 20 anos. Sei que pode parecer exagero e que sempre existirão exceções, porém, é difícil aceitar tanto descaso com nosso sofrido povo da roça que planta e não tem o direito a colher castigado pela seca, que paga pra ter direito e não desfruta.

Para que se tenha idéia do tamanho do descaso, o município de Inhapi que faz divisa com o nosso e tem uma população praticamente igual a nossa, começou a receber a título de indenização do Programa Garantia Safra diretamente aos agricultores que tiveram perda da safra 2015/2016 um aporte financeiro de mais de 1 Milhão de reais (R$ 1.077.800,00) a beneficiar 1.268 agricultores com R$850,00 reais (cada) divido em 05 parcelas, a primeira paga em Abril, segundo dados da Secretaria do Estado da Agricultura, Pesca, Pecuária e Aquicultura (SEAGRI).

A situação é ainda mais indignante quando tomamos conhecimentos que 2016 já é o quarto ano consecutivo de perdas agrícolas sem que os agricultores tenham direito ao seguro por irresponsabilidade dos gestores municipais.

Em contato com o ex-secretário Salustiano Santos, que antecedeu o ultimo secretário nomeado pelo prefeito interino que pouco entendia da pasta, o prefeito interino não teria se preocupado com a realização e envio do laudo atestando a perda da safra 2015/2016, mesmo tendo consciência que este era o ultimo processo a ser feito para liberação do beneficio, já que o ex-secretário afirma ter os orientado como proceder, bem como deixado encaminhado todo o processo, restando apenas o laudo e o pagamento da contrapartida da prefeitura no valor de 49 mil reais.

Conversei também com o atual Secretário Municipal de Agricultura Thiago Rocha (no cargo a pouco mais de 03 meses) o qual disse que logo que assumiu a pasta tratou de entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário na tentativa de tentar reverter a situação, no entanto, recebeu como resposta que era praticamente impossível tendo em vista que o município não teria enviado o  “bendito” laudo declamando a perda. Ainda assim o jovem secretário não desistiu e aconselhado por técnico do MDA/AL preparou um ofício explicando toda a situação caótica que os agricultores estavam passando na expectativa que agora fossem contemplados com a primeira parcela do benefício, nisso; a representante do MDA pediu que aguardasse que iria passa a informações pra o conselho e em breve daria um retorno a respeito da situação, o qual se espera até hoje.

A boa notícia em meio a tanto descaso, é que para este ano, ainda segundo o atual secretário, a prefeitura já encaminhou todo o processo, inclusive pagando todos os boletos do programa, de modo a garantir que se houver perda de safra, os agricultores serão acobertados.


Vale ressaltar que o STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Canapi e a Emater, tiveram um papel fundamental junto a Secretaria de Agricultura no cadastramento dos agricultores a serem beneficiados pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)