quarta-feira, 17 de maio de 2017

Celso Luiz - Culpado ou Inocente?

Seria o homem que já foi considerado por muitos um dos políticos mais poderosos e queridos do estado, vítima do seu próprio povo?   

Por: Marcio Martins

Crédito: Assessoria  
                  
Saudações leitores do blog Canapi Agora!

Tenho acompanhado toda a polêmica gerada em torno da suposta foto do ex-prefeito Celso Luiz de cabeça raspada no sistema prisional onde se encontra detido desde a última sexta-feira (12), acusado pelo MPF de comandar um esquema criminoso que teria desviado 17 milhões de reais em precatórios do antigo Fundef da Prefeitura Municipal de Canapi.

Inicio minhas considerações lembrando que nunca compactuei contra esse tipo de exposição pejorativa da imagem de qualquer acusado, que infelizmente, boa parte imprensa faz antes mesmo de qualquer condenação criminal, tudo pela audiência a qualquer preço. Compactuo sim, com o entendimento do TJ/AL que determinou a proibição dos veículos de comunicação do estado de divulgar a imagem de qualquer acusado por crimes que lhe sejam imputados antes do trânsito em julgado do processo. Sendo assim, de minha parte, não apenas pela ética profissional, por evitar pré-julgamentos pelo qual não me compete, exceto na hora do voto, onde sou eu o juiz das minhas próprias escolhas, como também pelo respeito devido a família dos acusados, sejam eles; ricos ou pobres, brancos ou negros, políticos ou apenas eleitores, inocentes ou não. Até porque, o mal cometido por quem acusamos, não se paga com o mesmo mal, afinal de contas, é pra isso que existe uma coisa chamada JUSTIÇA. Porém, é justamente por isso que muita coisa precisa ser esclarecida aqui, alguns pingos nos “IS” precisam ser colocados, pois se tem uma coisa que não podemos esquecer é que no contexto geral que levou o ex-prefeito a prisão ele não é a vítima da história, mas sim, o “algoz”, que se condenado for, ficará marcado para sempre como o líder de um dos maiores esquemas de corrupção que este município já viu, até porque, não é a toa que hoje o mesmo se encontra na situação que está. Fato, que muito pouco importa para muita gente que defende o ex-prefeito, a ponto de considerá-lo INJUSTIÇADO por aqueles que ele tanto "ajudou", porém, o que essas pessoas precisam entender é que essa concepção de “AJUDA” também é crime, se chama *CLIENTISMO (pesquise). Mas será que somente o político é o errado nesta história? Será que se ele não fizesse política com honestidade, seria eleito? Fazem isso, cobram aquilo, são favorecidos por eles individualmente e depois ainda acham que tem moral pra falar deles... Chega a ser cômico se não fosse trágico. Agora que fique claro! Isso não quer dizer que mesmo este tipo de eleitor não possa se revoltar e criticar seus governantes... É claro que pode! Porém, com qual credibilidade?

Mas nem tudo está perdido, sempre a tempo de se arrepender e começar a pensar primeiramente no coletivo, pelo menos quando o assunto é política, para ai sim, ser ouvido, respeitado e ganhar credibilidade em tudo que fala.  
                 
Outra coisa, é preciso entender de uma vez por todas que nenhuma benfeitoria, “ajuda” e boas ações em geral feitas por político A ou B jamais servirá para justificar e muito menos apagar as consequências terríveis da corrupção por ele praticada. Toda via, o que passa na cabeça um cidadão que se indigna com a corrupção dos outros, mas carrega "nos braços" um corrupto de estimação tão sujo quanto? Ou mesmo, o cidadão que se mostra indignado com o político corrupto local, mas que não se acanha ao levantar bandeiras dos chefes de organizações criminosas que saqueiam o estado e o país?   
                    
Portanto; sabe o que penso de fato, e aí é uma opinião minha que pode ou não ser semelhante a sua, mas que não estou nem um pouco preocupado com isso. É que respondendo aos questionamentos que eu mesmo faço neste artigo, vejo Celso Luiz como culpado quanto as minha concepção política que me leva a escolher quem eu quero, acho que merece e tem competência para administrar nossa cidade, ou seja, pelas "qualificações" do ex-prefeito jamais votei e votaria nele para representante de nada, o que não é surpresa pra ninguém, agora quanto a culpabilidade pelos crimes que ele é acusado pelo MPF, somente depois do trânsito em julgado do processo é que posso afirmar alguma coisa, a exemplo do ex-presidente Lula. Em resumo: Tanto Celso, quanto Lula, são culpados na minha visão política, porém, na minha visão criminal não sou o juiz do caso para poder afirmar nada, muito embora minhas convicções me levam a acreditar fielmente que ambos são culpados, porém, justiça não vive de convicções, ainda mais das minhas que sou um mero blogueiro, mas sim de provas documentais e testemunhais.     
                  
E sobre Celso Luiz ser vítima ou não do povo, pelo mau-caratismo de uns, SIM, ele é vítima, pois estes, cospem no prato que comeram só para mostrar que agora são os "santos justiceiros" que pensam no povo, mas que na primeira oportunidade estão lá de joelhos na frente de quem hoje acusam pedindo perdão e vantagens que perderam com outros corruptos que apoiam, pois não sabem viver sem mamar nas tetas do governo, ainda que isso signifique a miséria de muitos conterrâneos que vivem um governo de gestores que governam para um grupo de privilegiados.                     
 
E de vítima, Celso não tem nada, afinal de contas, a imensa maioria dos políticos como ele, adoram essa “troca de favores”, esse modo de tratar a política como investimento ao invés de uma missão que deveria ser “dada” pelo povo para os representar e liderar. Toda via, é assim por caminhos inversos que políticos e eleitores corruptos justificam toda a podridão do sistema que eles mesmos criaram e modernizaram com o tempo em favorecimento da ganância que move suas vidas. Além disso, adoram usar as "boas ações" como se fosse justificativa para a corrupção, e igualam a todos nos seus pequenos erros mais insignificantes atribuindo a máxima de que: “Todo mundo é ladrão, basta ter a chance de roubar com sobras para se preso for, da cadeia se livrar" E isso sempre funcionou e funcionará por longas décadas, pois pra todo "sabido" honesto ou desonesto, o que não falta são milhares de "imbecis" honestos e desonestos aos aplaudir.

Por fim, deixo uma reflexão:

Fala contra a corrupção, votando em corruptos quando se tem opção...
Fala contra a corrupção defendendo corrupto...
Fala contra corrupção de um e se calar diante da corrupção de outro...
Fala contra a corrupção mas vende o voto ou troca por emprego ou favores...
Fala contra a corrupção quando não se arrepende de ter ajudado a favorecê-la...
Fala contra a corrupção para favorecer outro corrupto...
E fala contra a corrupção votando nas oligarquias dominantes de sempre.

É desta forma que você se acha a pessoa mais indicada a falar contra a corrupção na política?

Quanto vale sua honestidade?
Quanto vale seu caráter?
Quanto vale sua dignidade?
Quanto vale sua liberdade?
Quanto vale ser Cristão?
Quanto vale sua consciência limpa?
Quanto vale o descaso com a saúde e a educação?
Quanto vale a vida?

"Dizem que todo homem tem um preço, mas um dia a conta chega e essa eu não estou disposto a pagar. Portanto! Eu não sou todo mundo" (Marcio Martins)

E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)