domingo, 30 de outubro de 2016

Mais uma estudante canapiense é finalista em Projeto Nacional de Conhecimento, Cidadania e Direitos Humanos.

Aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Bastos foi selecionada junto com outros dois estudantes alagoanos para concorrer a vaga de representante do estado na fase nacional do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul e precisa do voto pela internet dos jovens na faixa etária de 14 a 18 anos para seguir adiante.

Por: Marcio Martins                                            
Crédito: Divulgação/PJM

Realmente os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luis Bastos não param de nos surpreender, haja visto que mesmo com todos os problemas estruturais e educacionais pelos quais vem passando a unidade estadual de ensino, a exemplo da paralisação das aulas da rede municipal nos últimos 04 meses que resultou falta de transporte escolar e de professores conveniados, além, do inapropriado espaço físico da escola, reivindicação antiga da comunidade escolar que chegou a servir de promessa de campanha do ex-governador Teotônio Vilela Filho e do atual governador Renan Filho, o esforço e a dedicação dos alunos, professores e direção do Luiz Bastos é de encher de orgulho qualquer canapiense que sonha com um futuro brilhante para seus filhos e dias melhores para o nosso município, tão massacrado pelo enraizado coronelismo disfarçado de democracia, onde em pleno século XXI ainda impera o poder das oligarquias.

Pois bem, depois da aluna Idia Gerônimo do 3º ano, que recentemente foi selecionada para vivenciar a rotina de um Senador da República em Brasília representando não só Canapi como todo o estado de Alagoas após ter sua redação escolhida a melhor do estado no concurso de redação do Senado Federal, agora foi a vez da estudante Emily Nunes da Silva, aluna do 2° ano, que após uma pré-seleção estadual com o projeto "Juventude sem Álcool" foi selecionada junto com outros dois estudantes alagoanos para a fase final da etapa estadual que definirá qual dos três estudantes selecionados será o representante do estado na fase nacional do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul.

A iniciativa, inscrição e orientação para o projeto, partiu do professor de língua portuguesa, João Oliveira de Lima Lopes, que após observar o bom desempenho da aluna e seu interesse por questões relacionadas à cidadania e direitos humanos, viu que a mesma seria uma forte candidata à vaga de Parlamentar Juvenil.

A seleção do PJM ocorre por meio de votação a qual podem votar apenas os jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, com vínculo a uma unidade escolar. A votação ocorre entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro, para votar é necessário ter CPF e e-mail.

Para conhecer o projeto e o perfil de Emily Nunes, bem como votar na mesma, basta acessar a página oficial do PJM no Link abaixo:



CONHECENDO MAIS SOBRE O PROJETO...
O que é o Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)?

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” – os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.


OUTRAS NOTÍCIAS                               
Canapiense se destaca na organização de eventos motociclísticos atraindo para o municípiocompetidores e esportistas de vários estados do nordeste. (Leia a matéria completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)