sexta-feira, 8 de junho de 2012

ADVOGADO DIZ QUE ZÉ MARIANO É INELEGÍVEL

Mesmo com a filha divorciada do prefeito Zé Hermes, Zé Mariano ainda seria 
sogro do gestor por eles ainda terem vínculo de casado.

Por: Redação com Jota Silva/MinutoSertão
 Atualizado em 08/06/2012 às 18:06hs  
Zé Hermes e sua esposa Gildaléia Mariano durante festa de formatura na escola Ananete em Janeiro deste ano.

O prefeito de Canapi José Hermes de Lima (PTB) divulgou o nome de seu sogro, o ex-prefeito José Mariano Sobrinho, como seu pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. Mas, o advogado João Lobo adverte que o pretenso indicado por Hermes é inelegível perante interpretação da Justiça Eleitoral.

A advertência se refere ao fato de Zé Hermes ter sido casado com Gildaleia Mariano de Lima, conhecida como Dinha, que é filha de Zé Mariano. Hermes e Dinha seriam divorciados, mas, mesmo sendo divorcistas, levariam uma vida de casal normal, inclusive, tendo filho após a desunião de direito.

Conforme o advogado João Lobo, perante a lei, tanto Zé Mariano como a filha poderiam ser candidatos a qualquer cargo eletivo, caso ela não mantivesse vínculo de casado com Zé Hermes, o que leva a justiça eleitoral a interpretar o divórcio do casal como uma forma de burlar as leis eleitorais. Lobo explica que o prefeito poderia ter feito algum acordo com Dinha para se darem o divórcio na intenção de ambos serem beneficiados politicamente.

A manobra seria banida pela justiça que manteria a relação de parentesco por afinidade de 1º grau entre Zé Mariano, a filha e Zé Hermes que é prefeito em segundo mandato.

Para integrantes da oposição esta seria outra maneira do ex-prefeito Zé Mariano tentar enganar o povo como teria feito nas últimas eleições quando tinha registrado sua candidatura à vice-prefeito de Zé Hermes e faltando três dias para as eleições teria renunciado por ter sido impedido de concorrer ao cargo pela justiça eleitoral, deixando a vaga para o atual vice-prefeito, Zé Carvalho.


Veja o que diz a lei eleitoral a respeito do caso.

A RELAÇÃO CIVIL DE PARENTESCO E O EFEITO NA INELEGIBILIDADE À ÓTICA CONSTITUCIONAL
A relação civil de parentesco é regulada pelo Código Civil Brasileiro de 2002 através do artigo 1.591 ao 1.595.
Tal relação incide diretamente na questão da inelegibilidade, conforme prevê o § 7º do artigo 14 da Constituição Federal, verbis:
Art. 14. (...)
§ 7º. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
Através do presente parágrafo o constituinte originário busca inibir a continuidade e concentração de poder nas mãos de famílias, ou seja, de grupos, clãs, tornando inelegíveis cônjuges e parentes consangüíneos ou afins dos chefes do executivo até segundo grau ou por adoção.
O § 7º do artigo 14 da Constituição torna parentes dos chefes do executivo inelegíveis para concorrerem a eleições na mesma jurisdição. Tal parágrafo é classificado como inelegibilidade relativa por trazer como inelegíveis os parentes dos chefes do executivo somente dentro da jurisdição do chefe do executivo, e não no território nacional como um todo, ao não ser no caso do Presidente, que sua jurisdição é no território nacional por inteiro.
O cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção dos chefes do executivo são inelegíveis dentro do território de jurisdição do titular do cargo eletivo ou os parentes do que houver substituído o titular dentro dos 06 (seis) meses que antecedem pleito.
Entende-se por cônjuge a pessoa com quem o titular do cargo eletivo é casado, e seus parentes até segundo grau os demonstrados no item referente a relação civil de parentesco, tais como:
1) netos e filhos de chefes do executivo;
2) irmãos de chefes do executivo;
3) pais e avós do chefe do executivo;
4) sogro do chefe do executivo;
5) cunhado do chefe do executivo;
6) enteado do chefe do executivo.
Por outro lado, os parentes de terceiro ou quarto grau que não incidem no parágrafo são:
1) sobrinho de chefe do executivo;
2) primos do chefe do executivo;
3) bisneto do chefe do executivo;
4) sobrinho do cônjuge do chefe do executivo;
5) irmão do filho adotivo de chefe do executivo.
Cabe lembrar que irmão do filho adotivo não é parente, pois a adoção faz relação de parentesco apenas entre o adotado e o adotante, ficando de fora os parentes de um ou de outro.
Os parentes que o parágrafo faz referência são inelegíveis para qualquer cargo na jurisdição do titular, salvo se o mesmo renunciar, falecer, etc., antes dos 06 (seis) meses que antecedem o pleito, ou se o parente for candidato à reeleição.
Então, as exceções para que os parentes do chefe do executivo taxados no parágrafo possam concorrer são:
1) candidatar-se em jurisdição diversa do parente chefe do executivo;
2) se o titular falecer, renunciar, etc. antes dos 06 (seis) meses que antecedem o pleito;
3) ou se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
Também neste caso os sucessores dos chefes do executivo tornam seus parentes inelegíveis, sendo as exceções também incididas aos seus parentes.
No entanto, é possível parente até segundo grau de chefe do executivo concorrer ao mesmo cargo do titular só se este estiver dentro do seu primeiro mandato e renunciar ou falecer antes dos seis meses que antecedem o pleito, conforme jurisprudências do TSE e do TER-BA dos anos de 2001 e 2002, respectivamente, verbis:

  

 

41 comentários:

  1. cidadao canapiense: sou eleitor e tou de olho no que ta acontecendo, nao queram fazer o povo de troucha.

    ResponderExcluir
  2. BABAU
    EM MEU RESPEITO A NOSSA CAMPANHA POLITICA QUE APROSSIMA-SE. QUERO ESCLARECER COM TODO NOSSO DIREITO EM BUSCAR EM NOSSO AMIGOS E AMIGAS MAS UMA VEZ A COFIANÇA DE MINHA PESSOA. A DIZER A TODOS QUE SOU CANDIDATO A VEREADOR E AFIRMO COM UMA CONFIANÇA EM NOSSO CANDIDATO A PREFEITO TONHO PREFEITINHO PELA TERCEIRA VEZ EM MESMO PARTIDO 25 AO LADO DO POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô jumento vai estudar e aprender como se escreve a palavra APROXIMANDO ao inves de aprossimando,e com certeza pela terceira vez tu vaz pegar a onça,tu e tonho prefeitinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. PARABÉNS. VOCÊ PELA SUA ATENÇÃO DE ESTA ACOMPONHANDO EM ESCRITA E AULA DE PORTUGUÊS.

      Excluir
    3. agradeço de coração o seu elogio.

      Excluir
  3. ISSO AÍ TODO MUNDO JÁ SABIA,NINGUÉM É OTÁRIO NÃO,É 15 neles,DALHE CELSO.

    ResponderExcluir
  4. Canapi pede mudança 158 de junho de 2012 às 09:10

    Apenas esta afirmando o que todos ja sabia...mais queria muito que ele fosse candidato, para que os baba de ze hermes n fiqie dizendo q temos medo de A ou de B...alegria dos babas durou pouco, muito pouco...Celso é candidato com todo certeza e o povo vai estar com ele...tb estou com vc Celso...abraco e ate dia 7....15 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va alimentando sua onça, pra dia 7 vc encher sua barriga!

      Excluir
  5. Até parece que vcs não sabem que sempre tem uma carta na manga. Esperem e verão. Se os de Zé Hermes não podem cantar vitória, imagine o de CL.Tem muito chão pela frente para os tres ou quatro candidatos, que já nem sei mais quantos, pq parece que só tem um candidato que está achando-se dono do voto do povo., e cada um fale a sua verdade.

    ResponderExcluir
  6. Que peste de advogado, ninguem nunca vio nen fala nessa criatura, deve ser mais um do grupinho da oposiçaõ cuidado inveja quando naõ mata aleja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô BURRO, TEM DE CHAMR DE BURRO MESMO, PEGA A LEGISLAÇÃO ELEITORAL E A CONSTITUIÇÃO E TU VAI VER TU MESMO, NÃO PRECISA DE ADVOGADO PRA FALAR SOBRE ISSO, BASTA TU SABER LÊ(SABER LER MESMO), OTÁRIO. AGORA TU DEVE ESTAR NUM DESESPERO DA PESTE. OLHA A ONÇA.

      Excluir
  7. ninguem e idiota de acredita em tudo que se comenta ainda mais em politica caifora taturana canapi agora e 45 para o bem continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai caro anonimo, é 45 neles, eles tao é muito aperriado porque sabem q podem perder, mas o povo não é mais otário como eles pensam não,hj o voto não é mas de cabresto não como antigamente,hj temos o direito de escolhas caso eles não saibam!NAO EU NAO ME ENGANO, EU VOU VOTAR NO ZÉ MARIANO! 45 45 45 45 45....

      Excluir
  8. kkkkkkkkkkk joaõ lobo sera que ele tem mesmo formaçaõ por favou conta outra camarada que essanaõ colou45 kkkkkkkkkkkk vaõ morrer doido ate 7 de outubro.

    ResponderExcluir
  9. minha gente naõ se deixe enganar esso foi por conta que o tema esta como se ze mariano ainda fosse sogro de ze hermes mas o que importa e perante a justiça 45neles.

    ResponderExcluir
  10. podem se preparar internaltas que coisas piores viram ainda mais se esperando de celso luizkkkkkkkkkkcoitado ja gastou tudo quanto foi de credito ligando imagina pra quekkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a oposiçaõ estar perdida45neles.

    ResponderExcluir
  11. joão lobu da uma ohadinha se celso luiz vai pode mesmo registra a canidatura por que se naõ estou equivocado foi nesse blog que li uma materia onde falava que celso era um canidato inelegivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ESPERA PRA VER, TÁ TÃO PERTINHO, SÓ FALTA CERCA DE UM MÊS PARA REGISTRO DAS CANDIDATURAS. QUANDO PASSAR O REGISTRO DE CANDIDATURA ESSES ANÔNIMOS BABA OVO DO PREFEITO NÃO MAIS ACESSAR O BLOG DO MÁRCIO, POIS NÃO VÃO TER O QUE FALAR. É ARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROCHO. DÁ-LHE CELSO!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  12. com tantas mentiras o povo canapiense ja esta com nojo desses corruptos ja votei em ze cacaçha 2 vezes ou ze hermes ,agora voto no tonho prefeitinho esse ano e 25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu devia ter vergonha,vivia atraz de ze cachaça e agora quer dar uma de santo,vai pegar a onça viu? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é 45 neles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

      Excluir
  13. OU ZÉ CACHAÇA OU ZÉ HERMES É COM ELE Q ESTAMOS E QUANDO FOR BEBER MANDA PARA NÓS TAMBÉM Q ACEITAMOS TÁ E BOTA PEGADO NESSES TATURANAS DALI 45 NELES

    ResponderExcluir
  14. CUIDADO JOÃO LOBO OLHA A MANOBRA

    ResponderExcluir
  15. Márcio você agora só publica matérias referente aos candidatos da situação (Vavá, Zé Mariano). Quero ver postagens sobre Celso Luiz, sobre a "operação taturana".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é essa meu irmão, procure se atualizar mais sobre as postagens deste blog, faça como seu colega anônimo do comentário abaixo dia 08/06 as 18:12. Aqui neste blog já foram publicadas várias matérias sobre os ilicitos do CL e sobre suas jogadas politicas, a ultima por sinal referente a manobra que tirou Vavá da disputa. Agora eu não vou ficar repetindo matérias sobre o que todo mundo já sabe da operação taturana, Agora se surgir algum fato novo publicarei imediatamente. O fato é que independente de qualquer coisa vc não leva as coisas para a imparcialidade. Pergunto: Eu já publiquei alguma mentira neste blog? Antes de criticar meu amigo analise a veracidade das coisas, vc não sabe o tamanho do esquema que nós eleitores canapienses estamos prestes a cair.

      Excluir
    2. Não estou falando que vc esta mentindo. Apenas que, com a tal manobra de CL, tornando os candidatos de ZH inelegiveis, ninguém mais lembra que ele tambem é inelegivel.

      Excluir
  16. Tá todo mundo esquecendo, Celso só pensando nos candidatos de Zé Hermes e tá esquecendo dele mesmo. Se eu bem lembro vi aqui mesmo nesse blog que Celso Luiz é candidato inelegivel. Então quem será o candidato? Quem tem a ficha suja não pode!

    ResponderExcluir
  17. Se ilude quem quiser, não somos donos da mente de ninguem! N estamos muito preoculpado com quem ze hemes va colocar...o povo ja.sabe em quem votar! Celso agora so quer saber em fazer o bem para o povo Canapiense...todos sabem e dia 7 estamos com o 15...Celso e nada mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ilude quem quiser mesmo com CL,só sendo farinha do mesmo saco, eu sou 45 e não abro, se CL ''diz que tá ganho'' pq não deixou Vává ser candidato? e agora não quer deixar zé mariano de novo... Cuidado vc pode estar caindo em uma armadilha perigosa em Canapi pede paz, seja mais consciente, vote 45 para o bem de todos

      Excluir
    2. Eh..tenho que ser consciente mesmo pra votar Ze Mariano...consciente que ele vai levar o meu dinheiro e o dinheiro do povo pra outro estado, assim como fez das outras vezes...consciente em saber que ze hermes apos 8 anos vem pedir desculpa e dizer q realmente abandonou o povo, para quer eleger alguem dele novamente...pensem no povo e esqueca do seu umbigo, pare de ser irresponsavel com vc mesmo e com o povo principalmente! Celso esta ai pra mudar essa historia..de uma cidade sofrida, em que seu povo n pode contar nem com o prefeito que e colocado por eles...Celso vem ai...vote 15

      Excluir
  18. O povo ta ficando nervoso kkkkk. Se avechem nao, que essa é nossa, NOVAMENTE. Canapi dará a resposta a CL, pode ser o ze cachaça ou qualquer outro ze!
    45 neles!

    ResponderExcluir
  19. Se quer ganhar uma eleiçao, nao é jogando sujo que consegue.
    Agora sou 45, mais do que nunca.

    ResponderExcluir
  20. OXENTE, NÃO GOSTARAM DO CÓ-DINOME ZÉ CACHAÇA, E QUANDO FOREM ATRÁS DO BAGRE? PERDÃO, DA ONÇA?(É QUE SÃO TODOS PINTADOS). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E TOME 15!!!!!

    ResponderExcluir
  21. esse anonimo so pode ser besta falar que celso so que o bem do povo de canapi conta outra que ninguen aque e o tario vou vota em ze mariano e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo fala, fala que cl fez coisas boas por canapi. As unicas que me recordo, foram a reforma das praças e do clube municipal, ninguem vive de tijolo e cimento nao. Quando era deputado, nunca fez uma obra em nossa cidade, so lembra daí em epoca de eleição. Teu lugar em bem loonge, cai fora taturana. Acoooorda povo otario!

      Excluir
  22. MARCIO MARTINS TEM QUE PUBLICAR MATERIA SOBRE A CANDIDATURA DE CELSO LUIZ SERA QUE ELE PODE SER CANDIDATO TAMBEM MORO EM JI PARANA RONDONIA E ESTOU ACOMPANHANDO ESSE DESFECHO POLITICO PELO CANAPI AGORA UM ABRACO PARA TODOS CANAPIENSES SAUDADES DESSA CIDADE LINDA

    ResponderExcluir
  23. Valeu Márcio,coloque esse anônimo burro no lugar dele,não sabe de porra nenhuma e fica conversando arizia,quem manda seu grupo político ser composto de um monte de jumento,Celso é o cara,valeu Celso inteligencia é fundamental,15 neles.

    ResponderExcluir
  24. domingo sera o dia de registra a canidatura eai?quem chega la sera q vai valer pq tem ums tao sujus q nao tem sabao q limpe nem na maquina de lavar sai suas sujeiras kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Domingo teve foi nada kkkkk. E eu achei foi pouco, bando de egoistas, colpistas e manobristas. A justiça de Deus é assim e so ta começando.

    ResponderExcluir
  26. começando vai quando CELSO LUIZ colocar as mãos na prefeitura kkkk ,espere só mais um pouquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botar a mao na prefeitura? Quando isso em? kkkkkkkkkkkk. Acho é graça!

      Excluir
  27. A oposiçao,,,esta com medo e 45 45 45 45 45 45 A era Zé continua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)