segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vereadores decidem disputar as eleições sem pedir votos para prefeito


Decisão foi articulada pelo Deputado Estadual Antônio Albuquerque.

Por: Marcio Martins

Os cinco atuais vereadores; Nandinho (PTB), Urso Biano (PTB), Aloisio Basilio (PTB), Cicero Luciano (PTB) e Juareis Dôres (PTC) que integram a base aliada ao prefeito Zé Hermes no legislativo municipal, em reunião como o deputado estadual Antônio Albuquerque decidiram que ao contrário do que já haviam anunciado irão sim disputar as eleições municipais deste ano, no entanto, seus partidos PTC e PTB hoje sobre a direção da oposição devem fazer parte de uma única coligação que tem como líder o ex-deputado Celso Luiz.

Sem querer apoiar o ex-deputado, temendo perder votos, os vereadores pretendem fazer campanha somente para o legislativo, ou seja, pedindo votos apenas para vereador, uma vez que ficariam impedidos de trabalhar a favor do candidato indicado pelo prefeito, tanto por conta das restrições eleitorais quanto pela insistência do gestor na indicação do nome de seu sogro, o ex-prefeito Zé Mariano, que segundo a justiça eleitoral é inelegível.

O vereador Urso Biano líder do governo na Câmara Municipal chegou a exigir documentos oficiais que comprovassem a elegibilidade do ex-prefeito, mas até hoje nada foi apresentado, nem ao edil e muito menos a qualquer pessoa do seu grupo político.

Resta saber como será desatado este nó, uma vez que a convenção do PTB será realizada na sede do partido, mais precisamente na fazenda do vereador oposicionista Luciano Malta. Será que os vereadores e os pré-candidatos terão a ousadia de participar da reunião que escolherá os candidatos do partido? 

Comenta-se que Celso Luiz teria aceitado coligar os partidos como uma condição: Que o PRP, partido presidido pelo empresário Edvan, que foi sondado para sucessor do atual prefeito, teria que vir junto no pacote e assim os três partidos PTC, PTB e PRP seriam coligados na majoritária com os demais partidos de oposição e na proporcional em uma única coligação para o legislativo, ficando assim os edis livres para pedir votos apenas para vereador, desta forma Celso abocanharia mais um partido do atual prefeito e assim não restaria ao gestor outra opção se não optar por uma candidato do único partido que lhe restou o PDSB exatamente o partido do seu candidato inelegível. 

Por outro lado, os vereadores afirmam que não houve acordo com o ex-deputado e que os mesmos não aceitaram nenhuma condição imposta por ele, dizem que serão candidatos graças ao presidente nacional do partido Roberto Jeffersom que entregou o legislativo municipal da agremiação para o deputado estadual Antônio Alburquerque que inclusive pode liberar a candidatura dos pré-candidatos a vereador do partido que foram impedidos pelo atual diretório municipal sobre o comando da oposição.

Já vi de quase tudo nesta eleição, mas esta é a primeira vez que vejo um partido ser dividido em dois, sendo o legislativo dominado por um e o executivo por outro.

Em todo caso, o prefeito Zé Hermes mesmo que insista com a candidatura do sogro, este aparentemente já é considerado uma “carta fora do baralho”, uma vez que quase ninguém acredita mais em sua candidatura, inclusive os atuais vereadores e os pré-candidatos.

E por falar em “carta fora do baralho” este também já é um termo bastante utilizado quando o assunto é a candidatura do ex-deputado Celso Luiz, que dias atrás foi condenado por um colegiado de juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas entre outras punições, a perda dos direitos políticos por 05 anos, se tornando assim inelegível.

Apesar disso, o forte grupo político do ex-deputado acredita fielmente em sua candidatura sobre a alegação de que o processo ocorreu de forma arbitrária e que ainda que fosse legal não o deixaria inelegível uma vez que a condenação ocorreu em 1ª instância. Daí a dúvida! A Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado de juízes, mas não especifica se estes seriam de 1ª ou 2ª instância.

De qualquer forma a candidatura tanto de Zé Mariano, quanto do ex-deputado está beirando o abismo e até agora nenhum outro nome é apresentado, fato que tem deixado a população bastante irritada e essa irritação já começa a ressuscitar as candidaturas de dois outros candidatos a prefeito, do ex-vereador Tonho Prefeitinho (DEM) e do ex-secretário de agricultura Janielsom Vieira, isso porque alguns correligionários já declararam apoio a ambos.

Mesmo sem poder aquisitivo equivalente aos candidatos do prefeito e do ex-deputado, Tonho Prefeitinho e Janielsom vivem a esperança de que os mais de 60% de eleitores indecisos ou “iludidos” migrem para seu grupo político, pois só assim poderão pensar na possibilidade de vencer as eleições.

Diante do amplo cenário de incertezas que se instalou no município quanto aos candidatos a prefeito, as eleições legislativas também chamam a atenção, isso se não houver mais nenhuma surpresa, o que acho bem provável, será a primeira vez que teremos uma eleição onde dois candidatos vão para a disputa inelegível, outros dois na esperança da revoltar popular e por ultimo um grupo de vereadores sem candidato a prefeito.

Neste ultimo caso, será que podemos acreditar que os vereadores irão resistir e não se unir a oposição no decorrer da campanha?

Na verdade os edis estão apenas tentando salvar a própria pele e para isso contam com os votos dos pré-candidatos que ou por acordo ou por ilusão devem trabalhar para os mesmos, uma vez que seus votos apenas servirão para completar a legenda da coligação elegendo os mais votados, ou seja, os vereadores de mandato.

Mas nem tudo são flores, caso isso não venha a acontecer, os edis ficarão em maus lençóis, visto que o PRP aparentemente não tem candidatos a vereador, sendo assim a disputa seria entre os cinco, o que para os mais otimistas elegeria apenas dois.

Se ao invés de insistir com as candidaturas os edis resolvessem apoiar alguém e trabalhar para o indicado do prefeito, desde que este fosse elegível os vereadores demonstrariam grande preocupação com o povo e assim seria bem mais fácil eleger um sucessor.

Por tudo isso, ficam no ar algumas pergunta para debate:

Afinal de contas! Os vereadores tomaram essa decisão em favor de quem?

Porque o prefeito retirou a candidatura de Edvan para lançar o nome de um candidato inelegível?

Porque os indecisos ou “iludidos” não caem na real e apóiam Tonho Prefeitinho ou Janielsom que até agora são os únicos com 100% de chance de serem candidatos?

Dia 30 teremos mais novidades e definições somente após o dia 07/07.


15 comentários:

  1. PARA PREFEITO.
    25 E O BOM
    TONHO PREFEITINHO

    ResponderExcluir
  2. Ahh Colega Marcio Martins tenho o minimo de piedade do povo de canapi vc diz que o Sr. Tonho prefeitinho e o Sr. Janielson Tem 100% de Chances para serem candidatos né?
    Mais Filho relembre o passado tonho Prefeitinho num conseguiu nem eleger a mulher dele pra vereadora quem dirá ele pra prefeito de canapí e quanto o Janielson é bom ele se ligar logo e vim votar no 15 que ele sabe mt bem que ele não tem panos na manga para disputar um eleição a prefeito de canapí. Sr. Marcio Martins Votar em Candidatos pobres é Ta Pedindo Esmola pra Dois Se ligue seu Marcio vem pro 15 Também fique com medo não tem um espacinho pra ti também! KKK.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcio os vereadores nunca foram impedidos de disputar as eleições... Foi desejo deles não sairem candidatos. CL ou a comissão nunca impediu os mesmos de concorrerem a continuídade de seus mandatos.

    ResponderExcluir
  4. Temos a garantia de que CL é candidato, será eleito e assumirá o cargo de prefeito por essa cidade... Todos estão convidados a participar da convenção no próximo sábado a partir das 10 horas, lá veremos o nome de Celso Luiz prefeito e de Vieira do Povão vice...

    ResponderExcluir
  5. DIZEM QUE TEM UM JORNAL QUE FALA QUE OS TATURANAS SÓ VÃO DEIXAR DE CONCORRER AS ELEIÇÕES DE 2014. MÁRCIO, VER SE CONSEGUE DESCOBRIR E POSTA PRA GENTE.

    ResponderExcluir
  6. concodo com vc anonimo eu acho que agora e a vez da mundaça vamos votar no 25 agora e a vez de tonho prefeitinho pra tirar canapi do atraço

    ResponderExcluir
  7. e isso agora e a vez do tonho prefeitinho 25 canapi pede por mundaça vamos da dar uma chance pro tonho prefeitinho povo canapiense

    ResponderExcluir
  8. ze hermes diga logo que e celso

    ResponderExcluir
  9. cidadao canapiense: ate agora o povo ta em seguro, pois ninguem tem sertesa quem vai ser canidato a prefeito de canapi

    ResponderExcluir
  10. OLHE BABAOUVO CL NA JUISTICA TA PERDIDO E MELHOR VOUTA NO 2526 de junho de 2012 às 10:47

    os babaovo de celso sao sego na casa deles nao tem televisao nem computador celso acaba como os primo dele cezar malta e vitorio malta kkkk povo olhe inhapi bel nao tem futuro celso na mata grande minquen que agora que trazer as pessoas que recebe sem fazer nada sim e nao e pouco e 1000 2000 9000 mais agora tao correndo p canapi ja basta

    ResponderExcluir
  11. Esses vereadores querem enganar quem?Concerteza vão pedir voto sim para prefeito e de preferência para Celso é que não é,por isso em canapí sou mais CELSO LUIZ.

    ResponderExcluir
  12. Agora é a vez de Tonho Prefeitinho, ele merece uma chance.

    ResponderExcluir
  13. EITA CELSO E VIEIRA,É BOM PORQUE SAO DUAS COBRAS UMA INGOLINDO A OUTRA,CUIDADO CELSO NAO GOSTEI DO SEU VICE VOCE SABE DO QUE VIEIRA TRAMOU!MAS TUI TAMBEM NAO É FLOR QUE SE CHEIRE.

    ResponderExcluir
  14. me diga o que Celso fez de bom para o povo de canapi, sera que ele não vai fazer do mesmo jeito do irmão no inhapi, pergunte quantos meses é que ele não paga as professoras...
    Celso num vai trazer nada de bom para canapi, acorda canapi agora é 45,45,45,45,45 é zé mariano.
    olhem o que zé hermes fez, ta ai cisternas para todo mundo, ( ha quem deu foi o governo) mais sera zé hermes não correo atras disso minha gente vamos acorda estamos a um dia das eleições e vocês querem passar mais 4 anos de sofrimento com Celso. acorda povo agora é 45...

    ResponderExcluir
  15. me diga o que Celso fez de bom para o povo de canapi, sera que ele não vai fazer do mesmo jeito do irmão no inhapi, pergunte quantos meses é que ele não paga as professoras...
    Celso num vai trazer nada de bom para canapi, acorda canapi agora é 45,45,45,45,45 é zé mariano.
    olhem o que zé hermes fez, ta ai cisternas para todo mundo, ( ha quem deu foi o governo) mais sera zé hermes não correo atras disso minha gente vamos acorda estamos a um dia das eleições e vocês querem passar mais 4 anos de sofrimento com Celso. acorda povo agora é 45...

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)