"Estou estudando e tenho meses que não recebo dizendo que foi por motivo de falta, isso é uma crueldade" - Desabafou uma bolsista do programa que diz que irá desistir dos estudos, pois precisa de óculos e não tem condições de comprar. "Minha tia já esta passando necessidade" - Lamentou o sobrinho de outra.
Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Assessoria
Incentivar a educação de jovens e adultos não é uma tarefa fácil, por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Canapi criou um Programa chamado “Bolsa EJA” que busca o resgate e permanência na escola de jovens e adultos que por algum contratempo da vida deixaram de lado os estudos. Deste modo, a Prefeitura trabalha com a doação mensal de alguns produtos alimentícios classificados de “cesta básica” ao custo que varia de R$: 30,00 a 60,00 reais e de uma bolsa remunerada de até R$: 360,00/mês para os alunos que segundo a Secretaria Municipal de Educação optaram por fazer algum tipo de “trabalho voluntário” no município. O problema é que se para receber a “bol$a” é preciso fazer algum tipo de trabalho voluntário, então não é uma bolsa pelos estudos e sim pelo trabalho voluntário, por outro lado, se o trabalho é voluntário, como alguém pode receber por ele? Bom! Essa é só uma das muitas perguntas sem resposta que envolve a atual administração municipal de Canapi.
Questionamentos a parte, a prefeitura também precisa responder o porquê mesmo aos bolsistas que trabalham e estudam, não estão recebendo? A exemplo, do relato de uma beneficiária do programa e do sobrinho de outra que por medo de perder o que não estão recebendo, denunciaram em segredo a esse jornalista que vos escreve, as dificuldades enfrentadas.
"Estou estudando e tenho meses que não recebo dizendo que foi por motivo de falta, isso é uma crueldade" - Desabafou uma bolsista do programa que diz que irá desistir dos estudos, pois precisa de óculos e não tem condições de comprar.
“Minha tia já está passando necessidade, assim como todos que trabalha como serviçais de todos os colégios da cidade. Já são quatro meses de atraso que só prometem e não pagam” – Lamentou o sobrinho de outra bolsista.
Vale destacar que a Prefeitura Municipal de Canapi tem recebido um valor considerável por cada aluno matriculado no EJA via Fundeb repassado mensalmente pelo Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.
Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.
Att;
A Redação - 11/01/2017