sábado, 18 de março de 2017

Governador Renan Filho apresenta a educadores e gestores municipais o programa Escola 10 e Canapi adere ao projeto.

Programa integra redes municipais e estaduais de Educação para a melhoria da aprendizagem nas escolas públicas. Notícia foi dada em primeira mão pelo prefeito Vinicius Mariano através das redes sociais.
Por: Redação com Agência Alagoas
Créditos: Divulgação/facebook

“Educação é um trabalho solidário. Ninguém faz educação sozinho”. Foi com este pensamento que o vice-governador e secretário do Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, assinou o termo do Programa Escola 10, que visa integrar as redes de educação estadual e municipal e proporcionar melhorias na qualidade do ensino ofertado aos estudantes das escolas públicas de Alagoas.

“Noventa e cinco por cento das matrículas do 1º ao 5º ano está nas mãos das 102 prefeituras. Não há como a gente promover uma mudança de qualidade sem darmos as mãos. É um trabalho coletivo, de mutirão. O que interessa é colocar toda a criança alagoana na escola e fazer ela aprender a ler e escrever na idade certa”, explica o secretário Luciano Barbosa.

O programa do Governo do Estado foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (17), pelo governador Renan Filho, no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Secretários municipais de Educação e educadores estiveram presentes ao evento para conhecer e aderir ao programa, cujo foco é no ensino fundamental, visando promover a alfabetização dos alunos até o 3º ano, combater a evasão escolar e reduzir a distorção idade-série (atraso escolar). A solenidade contou também com a presença de vários prefeitos de quase todos os municípios do estado, entre eles, o prefeito de Canapi Vinicius Mariano que se mostrou bastante animado com a adesão do município ao projeto.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (Undime-AL), Carlos Rubens Araújo; do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; da deputada estadual Jó Pereira; e do promotor Flávio Gomes de Barros.

Medidas

Entre as ações que serão tomadas pelo Governo do Estado para melhorar os índices educacionais e a qualidade de ensino da rede pública alagoana estão o investimento de R$ 30 milhões na aquisição do material de apoio e didático, premiação e pagamento de articuladores de ensino. Também haverá a realização de uma prova, que servirá como diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos estudantes alagoanos e que embasará a formulação de estratégias e políticas para sanar estas demandas.

O presidente da AMA relatou que o Programa Escola 10 trará de volta o sentimento de orgulho dos alunos da rede pública. “Sabemos o quanto os prefeitos querem contribuir para melhorar a educação em Alagoas. Precisamos nos orgulhar da qualidade do ensino público ofertado, como acontecia com os nossos pais. O programa vai estimular professores e alunos da nossa terra, que é a mesma terra de grandes pessoas como Nise da Silveira, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda”, finalizou o prefeito e presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Programação

Além da solenidade de lançamento do Escola 10, a Seduc ofertou aos presentes dois estandes voltados à Educação, onde eles puderam conhecer mais sobre a plataforma virtual de ensino QEduc e tirar duvidas sobre o Escola Web.

Também foram ofertados aos servidores da Educação três ciclos de debates com os temas: “Territórios colaborativos pela Educação: uma escola centrada na aprendizagem”, ministrado pela pedagoga Cybelle Amado, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), da Bahia; “Educação Integral: aprendizagens e desenvolvimento integral”, ministrado por Natacha Costa, da Associação Cidade Escola Aprendiz; e “Estratégias de melhorias dos indicadores educacionais”, que será explanado por Raph Gomes, consultor da Fundação Lemann.

Uma palestra sobre monitoramento, avaliação externa e uso de indicadores, ministrada pelo professor Wagner Rezende, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também foi realizada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)