quarta-feira, 8 de março de 2017

Vereadores denunciam problemas na saúde pública municipal e secretário é convidado a ir a Câmara prestar esclarecimentos.

Veja agora com exclusividade parte dos esclarecimentos que o secretário irá responder no legislativo com relação às denuncias dos vereadores e as investigações do CRM/AL em desfavor da ONG Olhar pelo próximo que em parceria com a secretaria a qual é gestor também atuou no município.  

Por: Redação
Crédito: CA

Mais uma vez os problemas que envolvem a gestão da saúde pública municipal foi pauta na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (07) durante mais uma sessão ordinária da casa.

De acordo com os vereadores de oposição, a população canapiense, principalmente da zona rural tem sofrido com a falta de atendimento médico, devido à ausência de atuação das equipes do PSF – Programa de Saúde da Família, a exemplo do posto de saúde do povoado Capiá da Igrejinha onde segundo o vereador Agnaldo (PSD) se encontra fechado desde o início de governo da atual gestão, fato confirmado pelo vereador Cícero Luciano (DEM) que integra a base aliada do governo na Câmara.

Ainda segundo o vereador denunciante que usou a tribuna da Câmara para proferir seu pronunciamento, o problema é ainda mais agravante tendo em vista que também falta transporte e ambulância no povoado para socorrer os munícipes, obrigando tanto ele, quando o vereador Cícero Luciano que reside no povoado, a dá assistência particular aos moradores da comunidade, que na prática, acaba os transformando em uma espécie de “sub-prefeitos de povoados” que em pleno século XXI os obriga a fazer de suas atribuições e funções legislativas algo secundário, atuando inclusive de forma irregular, uma vez que, vereador não tem obrigação e muito menos “condições financeiras” de custear o transporte de pacientes ao posto de saúde local e muito menos aos hospitais regionais do estado.

“Para que vocês tenham idéia já cheguei a gastar 2 mil reais/mês apenas com combustível do meu carro transportando pacientes entre a cidade e os hospitais da região, isso sem falar na manutenção do veículo, e olhe, que o motorista do meu carro quem ajuda a pagar é a própria comunidade. E o pior que, hoje mesmo uma moradora da comunidade se deslocou até o posto de saúde aqui da cidade e teve que voltar porque não tinha médico” – Disse o vereador.

As denuncias da oposição ganharam “coro” inclusive dos vereadores da própria situação, com exceção do vereador Junior Mulungu (PHS) que não registrou presença na casa. E o resultado final foi à aprovação de um requerimento convidando o Secretário de Saúde do Município José Rosalvo (DEDA) a prestar esclarecimentos na próxima sessão ordinária do legislativo municipal.

Objetivando antecipar a população canapiense os esclarecimentos que serão prestados pelo Secretário de Saúde na Câmara Municipal, entramos em contato com o mesmo que de forma bastante gentil, demonstrou total disponibilidade, não deixando em momento algum de responder nenhum dos nossos questionamentos, a começar pelo ponto mais polêmico sobre as denuncias levantadas na Câmara a respeito dos postos de saúde dos povoados Carié e Capiá, fechados desde o início da atual gestão municipal. De acordo com o secretário, isso se deve pela falta do profissional médico na equipe do PSF que atende os dois povoados, uma vez que este profissional trata-se de um médico Cubano que ainda não chegou ao Brasil devido a problemas no repasse da contra-partida do pagamento dos médicos ao governo Cubano que por consequência disso, após o término do contrato da médica que atuava no PSF em questão ainda na gestão passada, acabou bloqueando a vinda de outro profissional para o município, fato que impossibilitou a secretaria de realizar qualquer tipo de atendimento nesses postos de saúde sem o profissional médico, porém, como a situação carece de medidas emergenciais, o secretário disse que estaria se reunindo nesta quarta-feira (08) com o coordenador do Mais Médicos a nível de Ministério para tentar agilizar a vinda do médico ao Brasil, ao tempo em que se comprometeu a enviar uma enfermeira para atendimento dos pré-natais puericultura e a contratar um médico para a equipe caso a vinda do profissional cubano demore mais que 30 dias, de modo que, a área que abrange os dois povoados não fique descoberta.

Já com relação aos demais PSFs que abrangem todo o restante da Zona Rural, o secretário disse desconhecer qualquer tipo de problema que envolva a falta de atendimento nas demais comunidades, pois segundo ele, as equipes vêm atuando normalmente, equipe estas formadas pelos seguintes profissionais: (01 Médico, 01 Enfermeiro, 01 Técnico e 01 ACS – Agente Comunitário de Saúde).

Ainda segundo o secretário, também nesta quarta-feira (08) começaram os atendimentos da junta médica do IPREV composta por 02 Médicos do trabalho e 01 Clínico geral, além de uma Dermatologista contratada pela secretaria. Na segunda-feira (13) iniciam os atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia e na quarta-feira (15) haverá atendimento com o cardiologista. Por fim, segue em processo de contratação os profissionais especializados em Pediatria, Odontologia, Geriatria, ortopedia e ultrassonografia.

Sobre a falta de transportes de atendimento a saúde incluindo as ambulâncias, o secretário foi bastante enfático ao afirmar que receberam a frota de veículos do município totalmente sucateada, mas que no entanto, mesmo nestas condições, nenhum paciente tem deixado de ser atendido e socorrido quando necessário e muito menos deixado de fazer suas sessões de tratamento fora do município, tendo em vista que a secretaria também está trabalhando com veículos fretados enquanto aguarda todo o tramite licitatório para a compra de veículos novos.

Sobre a ONG Olhar pelo próximo

Após as denuncias que foram destaque em toda a imprensa alagoana sobre supostas irregularidades cometidas pela ONG Olhar pelo próximo a partir das investigações abertas pelo CRM/AL, a sociedade canapiense ficou bastante apreensiva quanto à possibilidade de um suposto “calote” para com os pacientes que compraram os óculos indicados pelos oftalmologistas da ONG, bem como sobre “possíveis riscos” decorrentes de procedimentos irregulares que pode ter sido adotado para realização dos exames oftalmológicos. Contudo, de acordo com o secretário, antes mesmo de aceitar a parceria com a ONG, o mesmo fez questão de checar a legalidade da constituição da mesma, inclusive seu estatuto e os diplomas e CRMs de todos os profissionais que nela trabalham, e na sua avaliação não encontrou nenhuma irregularidade, porém, o que lhe deixou perplexo ao tomar conhecimento da denuncia feita pelo CRM, foi o fato segundo ele, de ter sido o próprio presidente do CRM/AL que concedeu a anuência para que os profissionais atuassem no estado, já que trata-se de uma ONG do estado de Goiás.

“Se houve “golpe” o próprio presidente do CRM foi conivente, pois desconheço a base pela qual esta denuncia foi feita, inclusive, os responsáveis pela ONG já acionaram a justiça e agora não serão mais eles que deverão provar que a ONG é verdadeira e que eles são médicos de verdade, mas o presidente do CRM/AL que terá que provar que a ONG é falsa e os médicos não são médicos” – Desabafou o secretário que saiu em defesa da ONG.

Compromisso

Dado os esclarecimentos com relação às denuncias apresentadas, o secretário finalizou sua fala assumindo o compromisso de não medir esforços para que a saúde em Canapi funcione como manda a lei e o povo merece, com atendimento digno e acima de tudo humanizado, se colocando sempre a disposição da imprensa e principalmente da população canapiense que no que depender do seu empenho, jamais terá seu sagrado direito a saúde violado.                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)