quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Jovem Senadora canapiense conta como foi a experiência do projeto que marcou sua vida.

Da expectativa pelo resultado do concurso de redação, à semana de visitas a Capital Federal e atividades legislativas no Congresso Nacional.

Por: Redação
Texto & Fotos: ídhia Gerônimo
(Aluna do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Bastos)



Desde o início, quando fui comunicada pelo meu professor de Língua Portuguesa, João Oliveira, que faria uma redação que tinha como tema: Esporte; Educação e Inclusão, fiquei muito feliz e esperançosa. No local onde começaram as orientações com a professora de Educação Física, Paula Soares, já sentia dentro de mim que estaria em Brasília no dia 28/11/16, representando o nosso estado: Alagoas. Os incentivos e dedicação dos professores envolvidos, foram fundamentais pra minha expectativa, que até então, não passava de um sonho, este, que crescia rapidamente e me envolvia cada vez mais. Passavam-se os dias, e com a minha redação já entregue, ao professor, onde apenas uma das redações feitas por nós alunos, seria de início, a selecionada como melhor da escola, porém, posteriormente, poderia se tornar a melhor redação do estado, onde teríamos um representante canapiense em Brasília, dando prestígio e orgulho à escola, cidade, familiares e amigos. Sempre fui uma menina muito sonhadora, com méritos a alcançar. Já me sentia bem confiante, pois já tinha sido presenteada com a informação de que, pelo menos, da escola, meu texto, com o título: Do espírito olímpico à inclusão social, tinha sido escolhido. Passaram-se meses, e aproximava-se o resultado final, e a minha ansiedade crescia consecutivamente. ... E foi numa bela tarde, que recebi a ligação de quem sonhava todos os dias: os coordenadores do projeto. Informando a minha classificação. A sensação que tive, foi à melhor possível, passei alguns minutos pulando de alegria e gritando: ... Eu vou, eu vou! E nem conseguia falar o motivo pra mainha de tanta emoção. A partir daí, contei com o apoio do corpo docente da escola Estadual Luiz Bastos, enquanto, realizavam-se, os trâmites da tão esperada viagem. Os dias foram passando e o grande dia chegou! Desde o momento que saí de casa, até chegar lá, foi tudo tranquilo, nenhum imprevisto. Fomos muito bem recebidos iniciamos com um tour pela esplanada dos ministérios, memorial JK, Senado Federal e visita à exposição das redações campeãs, recebimento de boas vindas, e parabenização da assessoria do presidente do Senado, sessão de fotos, recebimento de brindes, entrega do boton oficial. 

No segundo dia, fizemos uma visita institucional ao Congresso Nacional, sessão especial de posse como Jovens Senadores, e palestra motivacional com atletas medalhistas olímpicos. No terceiro dia, fomos divididos em três comissões, com o objetivo de trabalhar com os projetos de lei, e finalizamos o dia com ida ao cinema. No quarto dia, houve visitação ao estádio Mané Garrincha, entrevistas na TV e rádio, e visita ao gabinete do Senador Benedito de Lira. Finalizamos o dia com uma noite cultural. No quinto e último dia, visitamos a praça dos Três Poderes, fomos ao Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, onde fomos recebidos pela presidente Carmen Lúcia. Em seguida, seguimos para o Plenário de votação final do Senado Federal, encerrando assim, o Projeto Jovem Senador 2016. Foram muitos risos, brincadeiras, emoções e muito trabalho, além de lágrimas na despedida, por cada um já ter encerrado seus respectivos papeis, e ter que retornar aos nossos estados de origem. As experiências, lá vividas, com certeza marcaram minha vida pra sempre, é muito gratificante pra mim saber que tive a oportunidade de ver de perto a vida legislativa, que sem dúvidas, é muito mais do que pensava, tem todo um processo trabalhoso nos projetos de lei. Pude ter uma visão mais ampla, a maior experiência que trago, é o conhecimento. Experiência mágica e única, só mesmo passando por isso pra saber como é, ficamos sem palavras pra descrever tantas maravilhas! Espero grandemente que sirva de exemplo, e que assim como eu, outros jovens possam se dedicar, se esforçar mais, pra conseguirem o que querem, e na próxima edição do projeto, se tornar Jovem Senador, e fazer parte da família JS, pois isso, foi uma das muitas coisas q o projeto nos proporcionou. Um laço muito forte de companheirismo entre jovens, que sonham com melhorias pra nossa pátria amada, Brasil!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)