segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É REALIZADA EM CANAPI

Mobilizar, Implementar e Monitorar a Política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foi o tema deste ano.

Por: Marcio Martins

Com o objetivo de envolver a sociedade na promoção e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, foi realizada nesta segunda-feira (28) a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canapi.

O evento ocorreu no auditório da Creche Municipal Casulo Menino Jesus das 8:00hs as 14:00hs, tendo a participação das crianças do PETI, da secretária de Assistência Social e presidente do CMDCA; Janidália Moraes, do secretário de esportes Juareis Filho, do secretário de Saúde Klebson Fabiano, do diretor do posto de saúde municipal; Frei Deda, dos conselheiros tutelares; Adriano Nogueira, Marcio Martins, Darlene Ribeiro e Maylsom Freitas, da conferencista Maria dos Prazeres, além de alguns conselheiros municipais, servidores públicos e do Grupo de capoeira que fez a abertura oficial do evento com uma belíssima apresentação comandada pelo mestre Pelé.

Após a apresentação cultural do grupo de capoeira, a conferencista Maria dos Prazeres representante do conselho Estadual da Criança e do adolescente deu inicio as atividades falando sobre a importância das conferências e de como a sociedade deve se mobilizar para garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, por meio da formulação de políticas públicas e da participação na discussão do orçamento municipal. Em seguida coube a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Janidália Moraes apresentar um breve diagnostico sobre a realidade das crianças e dos adolescentes do municipio e dos programas em atividade, dos quais destacou a implantação do CRAS, a criação da casa de passagem, as creches e a atuação dos conselheiros tutelares em quanto a garantia e proteção aos infantes em situação de risco, encerrando assim o primeiro momento da conferência.

No segundo momento, foram formados grupos temáticos, com o objetivo de discutir os cinco eixos principais da conferência, coordenados pelo conselho tutelar:

- Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes;
- Proteção e Defesa dos Direitos;
- Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
- Controle Social da Efetivação dos Direitos;
- Gestão da Política Municipal, Estadual e Nacional dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes.

Após a divisão dos grupos foram elaboradas propostas no sentido de mobilizar, implementar e monitorar políticas públicas voltadas a infância e a adolescência. Em seguida foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual em Maio do próximo ano.

Escolhidos os delegados, entre eles dois adolescentes, coube novamente a presidente do CMDCA e Secretária de Assistência Social fazer o encerramento agradecendo a todos os participantes, que embora tenham sido poucos devido ao curto espaço de tempo para organização do evento, contribuiram ativamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)