segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Canapi pode ganhar reconhecimento internacional ao se lançar em busca da conquista do Selo Unicef.

Atual gestão municipal assumiu o compromisso de promover até 2020 uma intensa mobilização, participação e engajamento social para com a promoção de políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. 

Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Ascom-Canapi

Em tempos onde a politicagem tem tomado o espaço da verdadeira política, mais precisamente das políticas públicas que em sua essência tem por objetivo melhorar a vida das pessoas e desenvolver o lugar onde moram. Encontrar pessoas comprometidas com esta causa é como "achar uma agulha no palheiro", isso porque, embora estas pessoas sejam contratadas para promover o bem estar da população indiscriminadamente, quem dita as regras é a politicagem que reina principalmente nos pequenos municípios interioranos deste país, em especial nas cidades mais carentes a exemplo de Canapi, fazendo com que o trabalho destas pessoas se voltem exclusivamente para atender aos interesses politico-partidários desse ou daquele agente político aliado do gestor municipal contratante destes profissionais. Mas embora esta seja uma triste realidade nacional, ainda encontramos essas "agulhas" perdidas no palheiro, pelo menos é o que podemos constatar ao nos depararmos com uma notícia que nos enche de esperança, pelos menos com relação a causa da infância e adolescência em Canapi. 

Falo da adesão do município em busca da certificação do Selo Unicef - iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É certo que para quem não tem conhecimento sobre a importância desta certificação e o que ela representa de fato para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, talvez entenda que este redator exagera ao render elogios aos profissionais da Assistência Social do município que resolveram enfrentar este grande desafio, afinal de contas, uma vez inscrito, o município através da atual gestão municipal assume o compromisso de promover intensa mobilização, participação e engajamento social para com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

E não é só isso, os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais, eventos, materiais de escritório e outras peças institucionais do município. O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia do quanto é grande este desafio que a atual gestão municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social terá que enfrentar nos próximos anos, pelo (quadriênio 2017/2020), em Alagoas, dos seus 102 municípios, apenas 10 municípios possuem o tão almejado SELO, são eles; Arapiraca, Delmiro Gouveia, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana, Coité do Noia, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela e Piranhas.

É importante salientar que nada do que foi reconhecido aqui terá valor se as ações para certificação não saírem do papel, o que aparentemente não é a intenção da secretaria de assistência social, uma vez que grupos de trabalho já foram formados, bem como a formação do NUCA - Núcleo de Crianças e Adolescentes – que, a partir de um diagnóstico preciso será o responsável pela apresentação dos indicativos sociais que podem levar a cidade à conquista do Selo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)