segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CANAPI DEVE RECEBER RECURSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO A OBESIDADE INFANTIL

Outros 91 municipios alagoanos também serão beneficiados

Por: Marcio Martins
Fonte: Agência Alagoas

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 5.480.600,00 referentes aos 92 municípios alagoanos que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) em 2011. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento. A ação do Ministério da Saúde faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá de 5 a 9 de março.

De acordo com a técnica da Diretoria de Atenção Básica, Ana Porto, que integra a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), durante todo o ano, os municípios já desenvolvem ações do PSE com acompanhamento do Estado. “A Semana de Mobilização Saúde na Escola será um momento para concentrar esforços em todo o país. A união de dois Ministérios e ainda das secretarias municipais atuando de forma integrada – também com a Assistência Social – fortalece o alerta para o acompanhamento das doenças crônicas”, explicou a técnica da Sesau.

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011. Em 2012, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. Em Alagoas, 92 municípios aderiram ao Programa Saúde na Escola.

De acordo com Ana Porto, o programa serve como diagnóstico da obesidade escolar que visa, posteriormente, a realização de ações preventivas. “Os municípios já foram comunicados pela Diretoria de Atenção Básica para aderir a Semana de Mobilização Saúde na Escola. Com os resultados da pesquisa, a Sesau, junto com o PSE e o setor de Nutrição, vai acompanhar, apoiar e fornecer o suporte de cooperação técnica para que os municípios revertam a situação alimentar das crianças”, complementou.

A SEMANA - O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”, disse a presidente Dilma Rousseff, durante o programa de rádio Café com a Presidenta, na segunda-feira (23).

OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.

SAÚDE NAS ESCOLAS - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci.

Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.

MUNICÍPIOS ALAGOANOS – Constam da lista as cidades de Água Branca, Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Grande, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras e Girau do Ponciano.

A ação acontecerá ainda em Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Mar Vermelho, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olho d'Água Grande e Olivença.

Atividade beneficiará ainda Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Senador Rui Palmeira, Tanque d'Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)