Oposição tenta processar José Hermes por abuso de poder público
Por: Jota Silva – Minuto Sertão
Após o prefeito de Canapi, José Hermes, invadir o plenário da Câmara de vereadores do município durante a sessão desta terça feira (10) para exigir que o presidente da Casa, Cícero Silvestre Neto, o “Cicinho”, recebesse e colocasse em pauta um requerimento sobre o orçamento municipal, os vereadores de oposição Agnaldo Silva, Luciano Malta e Arnaldo Barbosa juntamente com “Cicinho”, vão solicitar ao Ministério público (MP) reforço policial durante as reuniões do legislativo.
Segundo Agnaldo Silva, a decisão é uma forma de se prevenir contra novos acontecimentos como o que ocorreu na última sessão. De acordo com Silva, integrantes da base governista o teriam alertado que o gestor voltaria a freqüentar a Casa Legislativa na próxima sessão, provavelmente para acompanhar a votação do orçamento municipal.
Para a bancada de oposição na Câmara, o prefeito não pode ficar interferindo nas decisões do Legislativo. “Que ele esteja presente, tudo bem. Mas que fique lá no seu ‘cantinho’, como qualquer outro cidadão.” Disse Agnaldo Silva.
Sobre a confusão, os vereadores informaram que vão protocolar um processo na justiça acusando o prefeito de abuso de poder público.
A confusão
Após a comissão de orçamento e finanças se posicionar contrária ao que estava proposto pelo chefe do executivo municipal que através do vereador Urso Biano, líder do governo na Casa, colocava um requerimento solicitando que o orçamento fosse posto em votação. O presidente, vereador Cícero Silvestre Neto (Cicinho), se recusou a receber o requerimento e provocou a ira do prefeito José Hermes que estava presente na sessão e interrompeu Cicinho dizendo que ele teria que receber o documento. O vereador Luciano Malta o alertou que o gestor não podia interferir nas decisões do legislativo. Hermes por sua vez se exaltou dizendo que poderia sim e desafiou o edil a lhe retirar da sessão.
O clima já havia começado a esquentar quando o presidente da Casa leu um dos artigos do regimento interno da casa, que segundo ele, garantia embasamento legal a sua decisão de não receber o requerimento, mesma argumentação rebatida pelo vereador Urso Biano, embasado em outro artigo. Sem que houvesse um consenso, o presidente continuou se recusando a receber o documento. Irritado com a atitude do mesmo, o prefeito José Hermes, acompanhado de seguranças e de alguns correligionários invadiu a sessão, obrigando o presidente a assinar o requerimento.
Apesar do tumulto, não houve agressão física entre as partes, no entanto diante da pressão o presidente suspendeu a sessão e os vereadores de oposição se retiraram do plenário. A pressão do chefe do executivo apoiado pelos vereadores da base aliada continuou e o presidente terminou revendo a decisão e assinou o requerimento. No momento em que o mesmo assinava o documento, os vereadores de oposição que haviam deixado o recinto, retornaram ao plenário e iniciou um novo tumulto. Foi preciso a intervenção da polícia militar para acalmar os ânimos. No final, prevaleceu a vontade do prefeito.
Com a documentação assinada, prefeito, vereadores e correligionários comemoraram como se fosse um título de uma decisão de campeonato. Agora a oposição diz que vai a justiça denunciar a atitude reprovável do gestor municipal.
Para alguns canapienses que assistiram a toda a baixaria dentro da Casa da “democracia e dos direitos do cidadão”, a atitude dos parlamentares e do chefe do executivo municipal, apenas demonstra a incapacidade dos mesmos em ser dignos representantes do povo.
Quem tem que ficar no cantinho agnaldo, é celso luiz porque voces sao tudo pau mandado dele.
ResponderExcluirUMA VERDADEIRA VERGONHA PARA NÓS DE CANAPI VER EM CASO JUSTIÇA E PEDIDO DE SEGURANÇA PARA A CÂMARA DE VEREADORES. ISSO E UM CASO DE FALTA DE MORAL E DE RESPEITO E ÉTICA.SÃO OS NOVE VEREADORES SEM O CONHECIMENTO EDUCACIONAL USANDO DE UM CARGO DO PODER LEGISLATIVO. QUE SE ANALISA SERA TOMADO COMO CONHECIMENTO QUE EM PLENAS SESSÃO E PALCO DE ENTENDIMENTO SÓ DE DISCUSSÕES PARA CADA UM SER O CHEFE DE PODER PARA SE GANHAR DINHEIRO. HOJE DECLARA A REDE DE NOTICIA QUE VAI PEDIR O MINISTÉRIO PÚBLICO SEGURANÇA PARA ELES EM QUANTO ISSO NUNCA SE TEVE OPORTUNIDADE DE DECLARA AO NOSSO POVO QUE DOS RECURSO DO MUNICÍPIO SERIA CAPAIS DE COMPRA UM CARRO PARA A GUARDA DO MUNICÍPIO FAZER MONITORAMENTO DE UM TRABALHO JUNTO COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL COM APOIO DAS POLICIA CIVIL E MILITARES PARA SE TRABALHA EM QUANTO TEMOS VISTO RECLAMAÇÕES QUE O POLICIAIS FAZ BRITES PARA RECADAR DINHEIRO PARA MANUTENÇÃO DA VIATURA OU CASO DE APRENDIMENTO DE MOTO E SERA SOUTO ATRAVÉS DE PEDIDOS POLÍTICOS DO PODER EXECUTIVO OU LEGISLATIVO.E A ONDE FICA OS DIREITOS DOS CIDADÃO DE CANAPI QUE SE PROCURA A ENCONTRA A PAZ SAÚDE LIBERDADE COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE NO TRABALHO OU NO SEU PRÓPRIO LAR. SOU FILHO DESTA TERRA NÃO TENHO MEDO DO MEU TRABALHO O RESPEITO VEM DE LONGE PELAS PALAVRA DOS MEUS PAI O CORAÇÃO DO SER HUMANO NÃO E CONFIANTE QUANDO ELE VIVE CHEIO DE MALDADE.
ResponderExcluirfalou pouco mas falou bonito DINHA quem tem que ficar no cantinho saõ esses veriadores naõ o prefeito ,agora se eles estaõ a periados e outra coisa bem diferente,até porque eles acham que assinando este projeto no qual benificiaria toda populaçaõ canapienci,estaria prejudicando eles mesmo.mas assim estaõ prejudicando nos canapienci.
ResponderExcluirDesde quando dinha fala bonito?
ExcluirÉ UMA PENA QUE TANTOS COMENTÁRIOS SÃO DE PESSOAS QUE NÃO ENTENDEM O QUE ESTÁ AONTECENDO DE FATO NA CÂMARA, PROCUREM SE INFORMAR MELHOR. MAS SAIBAM DE UMA COISA: O PREFEITO JOSÉ HRMES NÃO ESTÁ PREPARADO PARA SAIR DA PREFEITURA. QUEM VAI FICAR COM ELE SEM MANDATO EM 2013? E QUANDO A PF COLOCAR AS MÃOS NELE NOVAMENTE? SENHORES COMENTARISTAS, SE INFORMEM O QUE DE FATO ESTÁ ACONTECENDO NOS BASTIDORES. MUITA GENTE ESTÁ ENGANADO COM JOSÉ HERMES, MAS, NO ARROCHO ELE JÁ COMEÇOU MOSTRAR AS UNHAS. HÁ, ESTÁ APENAS COMEÇANDO, VCS VIRÃO MOMENTOS DE DESESPERO TOTAL, NÃO SÓ DELE (PREFEITO), MAS DE ALGUMAS OUTRAS PESSOAS DA ADMINISTRAÇÃO. UM FORTE ABRAÇO A TODOS E EM ESPECIAL AO MÁRCIO MARTINS.
ResponderExcluirNao sei,mais para esse engrasado que mandou esse mail ,eu acho
ResponderExcluirque é do contra.....ou entao é um besta..dinha me procure para conversamos.
se indentifique seu maloqueiro, que PF? o que zé hermes responde é por conta da administracao passada, ele só tinha quatro meses de gestao, nao tem nem como conhecer o que estava acontecendo. agora quem sabe lhe responder é dona Rita.E vou lhe fazer uma pergunta porque já vi que voce é farinha do mesmo saco;Porque ela tambem foi indiciada?...responda seu otario...........
ResponderExcluir