Por: Marcio Martins
Recentemente publiquei um artigo onde critico o atual modelo de educação vigente nas escolas deste país que esconde a realidade dos fatos e não forma cidadãos, que inclui em suas entranhas um projeto político pedagógico voltado aos tempos da ditadura, período da nossa história onde nada podia ser dito contra o governo, onde política era discutida apenas pelos políticos, enquanto que o eleitor servia apenas para votar. Um sistema educacional desestimulante que levam seus alunos a desistir dos estudos, favorecendo assim o apego as ilicitudes oferecidas por trás dos muros das escolas.
Mas é diante de exemplos como os da Escola Ananete Cavalcante os quais já fiz diversas citações, que vejo que nem tudo está perdido. São instituições de ensino como a Ananete que valorizam a democracia e que realmente formam cidadãos, ao contrário de outras instituições que continuam a formar jovens alienados aos mandos e desmandos dos corruptos deste país.
A corrupção hoje toma conta do Brasil e do mundo e todas as mazelas sociais existentes são conseqüências dá falta de respeito com o próximo e da ganância por dinheiro e poder, sinônimo desse mal.
Discutir em âmbito escolar essas mazelas é fator indispensável para construção de um futuro melhor,”ou melhor! De um presente melhor”. E é exatamente o que a escola Ananete vem fazendo, convidando a comunidade escolar a discutir, a propor e ao ouvir a opinião de cada um de seus alunos, alunos estes que são a única esperança de transformação deste país e de sua cruel realidade.
Vendo as apresentações do alunado da Ananete e do esforço da direção escolar e dos professores na promoção de eventos “incomuns” a realidade das demais instituições de ensino de Canapi, pude notar que estamos diante de futuros artistas do teatro e da TV, da literatura e entre outros talentos, de verdadeiros lideres de espírito democrático e inovador.
A Escola Ananete Cavalcante Gomes apesar de está localizada na zona rural de Canapi, hoje é considerada a melhor instituição de ensino do municipio, inclusive detentora da melhor nota no IDEB 2010.
Por esse e outros motivos pergunto:
Será que estas ações “incomuns”, que deveriam ser comuns as demais instituições de ensino do municipio, não contribuíram para esse sucesso da Ananete?
Espero que os diretores e professores das demais instituições de ensino sigam o mesmo exemplo, só assim a educação valerá a pena.
Continuem sempre assim, VALEU ANANETE!!!!!!
Obs: Acesse o blog escolaananetecavalcantegomes.blogspot.com e saiba mais sobre as ações desta maravilhosa instituição, modelo de gestão e aprendizagem.
INFORMATIVO:
ResponderExcluirA ESCOLA ANAETE TEVE UM INDICE DE EVASÃO E REPROVAÇÃO PREOCULPANTE NO ANODE 2013,UM DOS PIORES RESULTADOS E AI??? COLOQUE AS INFORMAÇÕES COM CONFIABILIDADE E EXXTRUTURA RECONHECEDORA DOPRESENTE POIS SEU BLOC PRECI DISSO!
UM CORDENADOR QUE INSTIGA OS ALUNOS A FAZER RINHAS DE GALOS COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ALEGANDO A ESSE SERES QUE ESTES FEITOS SÃO DE PRÁTICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGIAS TEMOQNA CABEÇA???SE IMAGINE NUMA RINHA VC E SEU COLEGA DE SALA BATENDO OMBRO VERSOS OMBROS EM EMPURRO~ES NO PÁTIO DA ESCOLA EMPLENO RECREIO ISSO NÃO É COM CERTEZA DEPUNHO PEDAGÓGICO,SEI QUE ISTO E DE TERCER PENAS A AMBOS,ALUNOS POR SEPERMITIR E COORDENADOR POR ESSA FACETA E INTELIGÊNCIA DECADENTE E PRIMÁRIA AFIRMO.
ResponderExcluir