segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CANAPI ESTÁ ENTRE OS 20 PIORES MUNICÍPIOS DO ESTADO EM DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

Levantamento foi realizado pela FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Por: Marcio Martins

Dos 102 municípios brasileiros, o município de Canapi localizado no alto sertão do estado de Alagoas ocupa a 83º colocação no ranking de desenvolvimento municipal de acordo com a edição 2010, do IFDM – índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal relativo a dados oficiais de 2007. A nível geral dos 5.564 municípios brasileiros Canapi ocupa a 5.260º posição. 

De forma clara e objetiva quando o assunto é desenvolvimento humano Canapi encontra-se entre os 20 piores municípios de Alagoas e entre os 400 piores do País, atrás de nada mais nada menos de 5.259 municípios.

A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde. 

Segundo dados da federação, o IFDM de Canapi é de 0,4553 bem abaixo da média estadual de 0,5529, quanto as três principais áreas apresentadas a educação é o maior problema da falta de desenvolvimento municipal, a mesma apresentou 0,4651 de índice, bem abaixo da média nacional de 0,5163 e da estadual de 0,4967.

Apesar da posição desprivilegiada Canapi ficou bem acima dos municípios vizinhos de Mata Grande que a nível nacional ocupa a 5.345º posição e 96º a nível estadual e de Inhapi, que aparece entre os 20 piores municípios do país na 5.545º colocação e no último lugar a nível de estado na 102º posição, o que faz do município o pior do estado a nível de desenvolvimento municipal.

Ainda segundo a FIRJAN o pior município do país em desenvolvimento municipal é Marajá do Senna no estado do Maranhão e o melhor Araraquara no estado de São Paulo.

Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados. Deste modo, constitui-se uma importante ferramenta de gestão pública e de accountability democrática.

Um comentário:

  1. Canapi, 83º colocado. Tá ruim? Pior é o INHAPI, que é o ÚLTIMO COLOCADO no ranking estadual (Lanterninha - :D) e o 5545º no Ranking nacional (Lembrando que o Brasil tem 5564 municipios, então só tem 19 municipios piores que o INHAPI no nosso querido BRASIL)!
    Votem nos candidatos de Celso Luiz para vermos Canapi Lá Óhh! ^^^

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)