sábado, 6 de agosto de 2011

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA EM CANAPI

Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores foi o tema nacionalmente debatido

Por: Marcio Martins

O evento teve inicio por volta das 9:30hs da manhã com o credenciamento e o Coffee break oferecido pela Secretária de Assistência Social, Janidália Oliveira. Em seguida houve a composição da mesa, que contou com a presença do prefeito do município, José Hermes de Lima, do presidente da Câmara Municipal o vereador Cícero Silvestre Neto, do também vereador Nandinho, do representante do conselho tutelar Maylsom Freitas, do coordenador da ONG Visão Mundial Andersom Horácio, do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Gilberto Mendes, do Secretário de Saúde Klebson Fabiano, da Assistente Social Mercia Gomes, da Secretária de Educação Maria José e da conferencista Adriana Lins.

A abertura oficial do evento ocorreu com a execução do hino nacional brasileiro, cantado pela garotinha Josiele de apenas 06 anos, aluna da creche municipal e orgulho dos canapienses, Após a execução do hino o prefeito José Hermes no uso da palavra falou das conquistas da conferência de 2009, que resultou na vinda do CRAS – Centro de referência da Assistência Social, das creches construídas e mantidas em sua gestão e da conquista de mais duas que estão projetadas para o povoado Santa Cruz e o conjunto mutirão, esta ultima contemplada com recursos do governo federal, na ordem de quase 700 mil reais, ao final de seu pronunciamento o mesmo ainda frisou a importância das creches e os problemas vividos por muitas crianças, que de acordo com uma pesquisa encomendada pela prefeitura após as férias escolares algumas voltam desnutridas e doentes, fato que segundo ele não ocorre durante os dias letivos, pois as instituições cuidam da saúde das crianças e servem cinco refeições diariamente.

O prefeito encerrou seu discurso, pedindo desculpas a todos os participantes, ao tempo em que não poderia permanecer no evento, pois estaria se dirigindo a outros compromissos na zona rural, no entanto ainda teve tempo de ouvir as palavras da anfitriã do evento a secretária Janidália, a qual agradeceu a presença de todos e enalteceu as palavras ditas pelo prefeito, ao falar das conquistas obtidas em sua gestão, em seguida a mesa foi desfeita, sendo formada uma segunda mesa, desta vez composta apenas pelos membros da comissão organizadora, que iniciaram os trabalhos com a leitura do regimento interno. 

Dando seqüência aos pronunciamentos, entre os integrantes da comissão, o primeiro a se dirigir ao público foi o presidente do conselho municipal de assistência social, Gilberto Mendes, que falou sobre a importância da valorização dos trabalhadores do SUAS e do fortalecimento de suas ações.

Já a assistente social Mércia Gomes, apresentou um breve diagnostico de todo o trabalho desenvolvido pela secretaria, desde a ultima conferência realizada em 2009 até a presente data, destacando assim os programas, as propostas e os benefícios ofertados pela Secretaria de assistência social do município, ressaltando a conquista do CRAS, a destinação de quase 7% do orçamento municipal para a assistência social, e por ultimo os programas desenvolvidos pela secretaria, a exemplo do programa: viver a vida para as gestantes, o bolsa família que atende cerca de 3.400 famílias, os cursos gratuitos oferecidos pelo CRAS, como de salgado, manicure e cabeleireiro, do PETI que atende 400 crianças entre a zona urbana e rural, do programa viver melhor dos idosos, e por ultimo da casa de passagem que será inaugurada dentro de alguns dias.

Seguindo a mesma linha, a coordenadora do CRAS, Valéria Alencar, apresentou imagens da localização do centro, da recepção, da acolhida, das repartições internas e do seu funcionamento, com salas de atendimento psicossocial e individual para os atendimentos da assistente social e da psicóloga, em seguida apresentou o total de 800 famílias cadastradas em 2010 passando para 1.925 em 2011 e encerrando sua participação destacou o trabalho de conscientização que vem desenvolvendo junto a seus pares, como por exemplo a parceria com diversos profissionais da área de saúde que realizam palestras com as gestantes do programa viva a vida.

Coube a conferencista Adriana Lins o encerramento dos trabalhos pela manhã, expondo ao tempo de 30 minutos, a importância do evento e seu significado, bem como explicações de como o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, trabalha seus usuários, de quais são os seus direitos e deveres e de como era antes do SUAS ser reconhecido como política pública, ao tempo em que não era um direito do usuário e se uma “caridade” desenvolvida pela LBA da maneira que julgasse necessária. Em suas considerações finais a conferencista agradeceu aos participantes e encerrou sua fala mais uma vez ressaltando a importância das propostas e da cobrança incansável de mais benefícios para o município.

No intervalo para o almoço, houve ainda a apresentação do grupo de dança do PETI, do povoado Tupete e do reizado com música ao vivo e muito mais.

A tarde começou com o debate, onde o público pôde participar elaborando suas perguntas que em seguida eram respondidas pela mesa organizadora do evento, entre os participantes o representante da Visão Mundial Túlio dos Anjos demonstrou preocupação com a falta de acompanhamento na execução das políticas públicas pelos gestores do município, assim como sobre os atravessadores que negociam empréstimos e aposentadorias, quando a falta de informação impede que os beneficiários procurem o CRAS, também responsável em auxiliar na conquista destes benefícios e por ultimo da falta de adequação do transporte escolar, Já para Marcio Martins, conselheiro tutelar, sua cobrança foi referente às dezenas de famílias que em pleno século XXI, ainda residem em casas de taipas, o mesmo pediu prioridade na execução das propostas, visto que em 2009 na conferência anterior o mesmo já havia proposto a substituição destas casas por casas de alvenaria.

Respondidos os questionamentos, foram formados 04 grupos para formulação das referidas propostas, que tanto serão apreciadas em âmbito municipal, quanto encaminhadas a VI Conferencia Estadual de Assistência Social, sobre a responsabilidade dos delegados eleitos pela plenária da conferência municipal.

Entre as propostas apresentadas, tiveram destaque as seguintes:

  • Criação do Conselho do idoso;
  • Aumento da equipe do CRAS efetivados através de concurso público;
  • Substituição das casas de taipas por alvenaria;
  • Firmar parcerias com empresários, visando à contratação dos cursistas do CRAS;
  • Aumento dos recursos do governo federal repassados ao CRAS.

 Apresentadas todas as propostas e devidamente aprovadas pela maioria simples da plenária, o evento teve encerramento por volta das 16:00hs, com a escolha dos 04 delegados que irão representar o município na conferência estadual.


Definido pela seguinte ordem:


REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL
TITULARES: Janidália Oliveira e Gilberto Mendes
SUPLENTES: Joelma e David Queiroz


REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E FUNCIONÁRIOS
TITULARES: Túlio do Anjos e Mercia Gomes
SUPLENTES: Edvânia e Camila Paulino


Todos os representantes irão a Maceió, no entanto a data ainda não foi definida.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)