quinta-feira, 14 de julho de 2011

CANAPI NOS TEMPOS DE BROGODÓ

Por: Marcio Martins


Quem já não assistiu pelo menos um capitulo da novela Cordel Encantado da Rede Globo?

Pois bem; entre tantos personagens que nos chamam atenção, três deles atentam a uma triste comparação sobre ficção e realidade.

Mim refiro ao delegado Batoré e sua guarnição de apenas dois policiais para combater todos os crimes cometidos em Brogodó por qualquer cidadão armado legalmente, pelos cangaceiros e pelos coronéis da época, tendo estes ainda como reforço policial, uma carroça de burro como viatura de policia.

Mas para a felicidade do povo brodogonense seu amparato de segurança pública, assim como ela própria é pura ficção, já para a tristeza e indignação dos canapieneses nossa falta de segurança pública é a mais pura realidade.

Se comparada a Brogodó, Canapi não é muito diferente, tanto a guarnição da policia militar quanto a civil se resume aos mesmos dois policiais, que mesmo assim só trabalham três dias por semana com é o caso da civil.

E o pior! Ambas sem viatura para combater a criminalidade, digo sem viatura, pois a que tem está quebrada a meses.

Mas o que vem se fazendo pela segurança pública em Canapi?

Absolutamente nada! O governo que deveria estruturar as policias e aumentar seu efetivo, nada faz, os deputados estaduais estes só pensam em aumento salarial e o duodécimo da assembléia legislativa e os deputados federais e senadores após as eleições esquecem que existimos e que precisamos da ajuda do estado para conter a violência e a criminalidade.

A prefeitura até que se rebola como pode. A cerca de dois anos instalou diversas câmeras de segurança nas principais ruas da cidade, mas nada resolveu, pois até elas foram roubadas.

Também! De que adianta Câmeras de segurança, se não há policiais para efetuar os flagrantes dados por ela?

A coisa é tão séria, que ontem à noite, seis homens armados tocaram o terror no bairro mutirão invadindo residências a procura de seus algozes, culminando na morte de um adolescente de apenas 13 anos, irmãos dos homens alvo da caçada, os quais conseguiram escapar.

Segundo alguns moradores por mais de uma hora os homens permaneceram no bairro, empunhados por armas de mira a lazer.

A policia foi acionada, mas o que poderiam fazer dois policiais contra seis homens fortemente armados? 

Afinal! nenhum dos dois eram super – heróis.

O máximo que poderiam fazer seria pedir reforço de outros municípios, foi exatamente o que fizeram, no entanto o reforço não apareceu e tudo somente voltou a normalidade por desistência dos executores.

É bom que se tome providências urgentes enquanto fatos como este ainda não viraram rotina em nosso município, pois caso contrário será muito mais difícil tirar da bandidagem o que o estado entregou de bandeja.

Para finalizar! Já estive denunciando aqui mesmo neste blog esta falta de segurança pública, que assombra a população canapiense, mas se nossos governantes tratam denuncias como esta como algo sem importância, espero que não continuem pensando assim, quando seus familiares e amigos passarem pelo que estamos passando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)