quinta-feira, 20 de junho de 2019

COLUNA AVANTE JUVENTUDE: O Homem e o poder

O homem sempre possuiu a ambição do poder de controlar, o outro e determinar suas ações. Essa postura de dominação, durante alguns períodos da história humana, se sobrepôs a liberdade e o regime democrático, onde nesses tempos sombrios nasceram ás ditaduras, regimes opressores, que de início dizem ser em defesa da democracia e depois, se mostram a maldição censurando todas as liberdades e manifestações de minorias. Na verdade, isso vem de muito antes, quando, o homem passou a viver em comunidade decidindo, o seu líder, por lutas entre os mesmos.

Nossa história testemunhou, muitos conflitos pelo poder, vivemos duas guerras mundias, onde existia duas ideologias opostas em atrito, milhões de mortos caíram, porque, o homem não consegue dialogar. Regimes como na África do Sul, que se libertou do apartheid, um regime maldito, que matou e tratou negros de forma desprezível, os perseguindo e tirando sua dignidade e sua condição humana. Podemos dizer, que o nazismo foi uma macha de maldade que surgiu no mundo, perseguidor das liberdades religiosas, individuais e democráticas, foi a maior demonstração de dominação e destruição, uma clara prova de cegueira pelo poder. Matou milhões, alegando impureza e inferioridade. Foi a prova que, o homem era uma fábrica de maldades. Um regime que surgiu na Alemanha, e levou tristeza, além de suas fronteiras, esses regimes, como outros, que não foram citados, são criações de mentes totalitárias, vermes que, se julgam seres. Isso demonstra às insanidades feitas para controlar e manipular ter o poder sobre os seus semelhantes.

Os direitos humanos, são princípios para todos, é a defesa da sua dignidade, condição humana e sua liberdade. Foi depois, dessas atrocidades, que nossos representantes em nível mundial, passaram a criar leis em defesa da liberdade, democracia, dignidade e paz. O poder, não pode superar sua personalidade, governar tirando a dignidade e liberdade é roubar do cidadão a vida. Um governante precisa respeita seu povo, tratar o cidadão como prioridade, gastar menos com seus caprichos e prestar saúde, transporte e assistência ao seus governados, no contrário, vivemos uma democracia sem direitos, atualmente o poder divide as ruas do Brasil, duas ideologias, que dividem famílias, amigos e irmãos. Visões opostas, não podem superar a capacidade de dialogo e sua condição humana, seus direitos e seus deveres, não somos e nem podemos dizer que às duas ideologias são perfeitas, nossa sociedade possuí mentes, corações e visões diferentes por tanto, não podemos vê, o mundo por uma única lente.

Na política criamos nossas escolhas, mas o diálogo é fundamental, não podemos demonizar  um dos lados. Muito menos, torcer pelo pior, mais acreditar no melhor de cada ser humano. Criar nossos filhos com o nosso melhor, sonhar em uma sociedade justa e solidária, levando o fracasso como aprendizado e não como motivo de vingança.


Sílvio Roque Gomes da Silva

Graduando em Pedagogia, ex-presidente do (GERA) 
Grêmio Estudantil Reage Ananete por três mandatos e 
ex-representante dos Alunos no Conselho Escolar da Escola 
Ananete Cavalcante do Povoado Forquilha em Canapi/AL.


Veja também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)